Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Sopa rica de peixe

Sopa rica de peixe

Categoria: Alimentação
Visitas: 14
Comentários: 2
Sopa rica de peixe

Esta é uma receita tradicional do Norte da Alemanha. Com efeito é uma novidade, e muito rica, para quem gosta de sopas diferentes.

Os ingredientes ~da sopa constam de: 750 g de peixe de mar(espécies variadas);2 colheres de sopa de sumo de limão e sal.
~
Para o caldo: 5 dl de água, 5 dl de caldo de peixe ou carne e um pacote de tempero para peixe cozido (este tempero encontra-se á venda embalado).

Para o molho: 75 g de chalotas ou cebolinhas, 1 alho-françês, um bocado de nabo, 1 cenoura, 1 tomate, 3 colheres de sopa de azeite, 1 copo de vinho branco, 10 g de maizena, 1 pacote de delícias do mar (congelada), 3 colheres de sopa de ervas aromáticas (salsa, endro, cebolinho, mangericão) 4 fatias de pão de forma e 10 gde manteiga.

Preparação da Sopa:

Amanha-se o peixe, retirando as espinhas. De seguida lava-se em água corrente, seca-se e corta-se em pedaços grandes. Rega-se com sumo de limão, tempera-se com sal e deixa-se marinar durante 10 minutos.

Num tacho grande, leva-se ao lume a água, o caldo de peixe e o tempero para o mesmo. Quando estiver a ferver em cachão, junta-se o peixe e coze-se. Em seguida, retira-se o peixe do caldo e coa-se. Estufa-se as chalotas cortadas e os legumes no azeite; junta-se o caldo da cozedura e deixa-se ferver. Baixa-se o lume e deixa-se cozer durante 20 minutos. Adiciona-se o vinho e a maizena desfeitanum pouco de água fria.

Deve retificar-se os temperos, junta-se o peixe e as delícias do mar cortadas.Decora-se com ervas aromáticas picadas e serve-se quente, acompanhada com quadradinhos de pão de forma fritos em manteiga.
Esta sopa , além de muito rica e nutritiva, fica muito bem numa mesa decorada a gosto e com requinte.

É ideal para um dia diferente ou ocasião especial, onde se esmera na mesa. Além disso é nutritiva e rica em vitaminas e ómegas , muito saudáveis para o organismo em geral.

Pode combinar-se ainda com frutas especiais da época ou exóticas. Dado o seu valor vitamínico e nutritivo, não necessita de acompanhantes, seja arroz ou massa ou batatas.

Com efeito, trata-se de uma ementa completa en termos de valores protéicos, vitamínicos e minerais.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Sopa rica de peixe

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 14

706 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa Maria Batista Gil

    27-07-2012 às 15:29:19

    Comer sopa é se dúvida, uma maneira de colocar vitaminas no organismo e contribuir para a saúde. No caso da sopa de peixe, os benefícios são enormes devido à grande fonte de ómegas que o peixe contêm.No verão não se deve fazer refeições abundantes e pesadas. Estas são difíceis de digerir e e acumulam gorduras desnecessárias. O ideal é comer saladas e sopas leves para desfrutar da praia e piscina.Uma sopa de peixe é um modo salutar de encher o corpo de calorias suficientes, gordura, vitamina E, omega 3 e DHA. Se o organismo não tiver os valores necessários recomendados, corre-se um maior risco de contraír doenças cardiovasculares.Os óleos de peixe são altamente benéficos para o coração, mas não devem ser em demasia. A sua carência é também prejudicial, de modo que a dose deve ser equilibrada para manter a saúde do coração e do cérebro. Na época de praia sabe muito bem comer uma sopa de peixe, pois esta é altamente digerível e muito saudável para o organismo. Além disso inclui variedade de peixe, que é mais abundante na época estival.Além do peixe, deve incluir-se na sopa de peixe, vitaminas provenientes dos legumes, cenoura, cebola, aipo ou condimentos especiais, que dão um óptimo sabor. Pode ainda acompanhar-se com torradas e manteiga, um bom adicionante.Saber escolher a melhor dieta alimentar é importante e salutar. Por isso deve variar-se os seus componentes, seja na sopa, saladas ou sobremesas. As sopas ficam muito vitaminadas e nutritivas, se forem incluidos vários peixes e e vitaminas.Para combater a obesidade nada melhor do que optar-se por comer sopas variadas, saladas e fruta. São mais leves, vitaminadas e saborosas. além disso não sobrecarregam o organismo de gorduras e proteína animal, nociva.As sopas são um alimento bastante completo, se forem variadas e com bastantes legumes, em especial cenoura, aipo, tomate e cebola. Além de darem um sabor melhor, contêm elementos benéficos para a saúde do organismo em geral. Se quer combater a crise, opte por uma alimentação rica em vitaminas e o mais acessível possível. As sopas são sem dúvida o melhor contributo para uma dieta alimentar saudável e económica. Para isso basta variar o mais possível nos seus legumes, vegetais, e ainda acrescentar peixe ou carne.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSara gomes

    05-07-2012 às 12:54:40

    Já vai e tarde para o almoço de hoje... :/

    ¬ Responder

Comentários - Sopa rica de peixe

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios