Sopa - a melhor das refeições
Este preparo culinário, entre os mais antigos da Humanidade, tem, na maioria das vezes, os produtos hortícolas e as leguminosas como base: cebola, cenoura (de que não se deve abusar, pois o seu doce dá tendência a pôr mais sal), ervilha, batata, feijão, grão, abóbora, beterraba, nabo, azedas, hortelã, coentros, beldroegas, couve, poejos, etcétera.
Naturalmente que se podem adicionar outros ingredientes, tais como castanhas (e outros frutos), arroz (que é um cereal), carne de vaca, de galinha, de borrego, de perdiz, enchidos e toucinho. No domínio dos peixes, prestam-se a umas deliciosas sopas o bacalhau e o cação. Passando para os mariscos, podem citar-se o camarão e as amêijoas. Adicionam-se os temperos para a confecção (azeite – indispensável para os mediterrânicos, e outros sabores de eleição, que podem contemplar novidades como a canela, o gengibre ou o açafrão) e há quem acrescente pão. Muitas destas sopas, denominadas ricas, derivaram para pratos como os ensopados, guisados e caldeiradas.
A sopa, que é um dos melhores alimentos para uma dieta equilibrada, é abundante em vitaminas e minerais, que entram na composição de diversos órgãos, músculos, ossos e sangue, e fortalecem o sistema imunitário. As fibras que detém são essenciais para o bom funcionamento do aparelho digestivo. Os antioxidantes ajudam a prevenir o cancro. Finalmente, a sopa tem um efeito saciante e um baixo valor calórico.
Os hortícolas são, na verdade, o espírito e a essência do equilíbrio da sopa. As vitaminas e minerais que proporciona são fundamentais para a regeneração e a manutenção celulares, assim como para a regulação de processos metabólicos.
A preferência deve ir no sentido dos legumes frescos, se bem que, com os actuais métodos de congelação, por vezes os legumes congelados têm aspectos positivos, dado que são preservados antioxidantes que se perdem nos legumes supostamente frescos. Ainda assim, pode verificar-se uma alteração da composição dos produtos processados.
Comentários ( 10 ) recentes
- Sophia
15-06-2014 às 02:16:50Experimentem a sopa de camarão, pois é deliciosaaa!
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - Wallace Randal
20-09-2012 às 17:27:33Olá Maria Bijóias, tudo bem? Sou super à favor das sopas, mas gosto daquelas que são cheias de legumes, verduras, que tenha algum tipo de carne, etc. Como você disse, há quem acrescente pão. E eu sou uma dessas pessoas! É uma delícia, um grande acompanhante para uma sopa quentinha. Gostei muito de saber que a sopa gera várias propriedades, com fibras e antioxidantes! Além de serem deliciosas e nos esquentarem no inverno, não é?
¬ Responder - André Belacorça
20-09-2012 às 11:31:01Uma sopa é indispensável sem dúvida, quem não gosta de uma sopinha bem quentinha antes da principal refeição? Sabe tão bem, aquele caldo verde, canja, sopa de feijão verde, açorda, tão bom. Caseira então é recomendável até de madrugada.
¬ Responder - Teresa Maria Batista Gil
20-09-2012 às 11:12:46A leitora tem por hábito comer sopa?. Se sim, faz muito bem pois ela é realmente completa e vitaminada. E, com a crise é uma boa maneira de se poupar dinheiro com as refeições.Alem disso pode juntar-se um pouco de carne ou até peixe, ficando mais calórica e com proteínas e ómegas.As sopas, alem de ricas são muito saborosas e podem variar-se imenso.
¬ Responder - Gabriela Torres
20-09-2012 às 02:18:38Sopa é um dos pratos mais antigos e dos mais gostosos também.Pode-se fazer vários sabores e de forma muito rápida.Pode-se usar restos de legumes para incrementar uma sopinha de inverno.É realmente um prato bem interessante.
¬ Responder - Daiany Nascimento
19-09-2012 às 13:33:40Olá autor, eu já tinha alguns conhecimentos sobre os benefícios da sopa e concordo com você: “A sopa, que é um dos melhores alimentos para uma dieta equilibrada” Além de garantir uma sensação de saciedade, por isso ela também é ótima para todas as pessoas que almejam perder aqueles quilinhos a mais. Obrigada.
¬ Responder - Sofia Nunes
19-09-2012 às 00:39:14Apesar de ser vegetariana, sou gulosa, pelo que não sou grande apreciadora de sopa, debatendo-me muitas vezes comigo própria para me obrigar a comê-la. Ainda assim, sabe bem nos dias e noites de inverno, especialmente quando o tempo é pouco para preparar uma refeição mais composta. A sopa, sendo uma refeição simples, tem muitos dos benefícios de uma refeição completa, podendo ser consumida como único prato de uma refeição (mas sempre acompanhada por fruta) ocasionalmente.
¬ Responder - Adriana dos Santos da Silva
18-09-2012 às 19:59:53Uma das refeições mais saudáveis existente em todo o nosso planeta. Há de diversos tipos: feijão, carne, rabada, camarão, de legumes e muitos outros. Fazem bem ao corpo e à mente, são realmente deliciosos. Naqueles dias frios então, nem se fala. Excelentes para esquentar o corpo e dar uma emagrecida. A noite é a sua melhor refeição na hora de jantar. São bem leves, você se senti muito bem. Obrigada pelo seu texto, muito enriquecedor.
¬ Responder - Teresa Maria Batista Gil
18-09-2012 às 16:48:21A maioria das pessoas gosta de comer sopa no início das refeições.Sem dúvida que a sopa é a melhor das refeições por incluir um grupo de alimentos muito saudáveis e benéficos para o organismo.Nos períodos de crise pode mesmo considerar-se uma refeição completa e rica, além de ficar mais económica. O que acham?
¬ Responder - Dora
14-08-2009 às 11:36:55Concordo plenamenta!
¬ Responder
Desde pequena que foi habituada a comer sopa..Hoje não passo sem um bom prato de sopa Há refeição..
Não há nada melhor!