Sal: Conheça os vários tipos e suas finalidades
Light – Esse sal foi criado com a intenção de diminuir a quantidade de sódio ingerida no consumo de alimentos salgados. Pois esse elemento acumula-se nas paredes arteriais, ocasionando a elevação da pressão sanguínea. Um pequeno detalhe desse sal é que ele é um pouco mais amargo que o comum, porém possui menos da metade de sódio que o marinho.
Flor de sal – Essa é uma das versões mais delicadas, ideal para colocar em pratos após seu preparo, quando o fogo já estiver desligado. Em carnes vermelhas, sua utilização é excelente, pois realça o tempero sem perder o sabor original do alimento. Esse sal tem grandes quantidades de magnésio, iodo e potássio.
Sal rosa – Suas reservas são encontradas principalmente no Vale Sagrado dos Incas, Peru. Nesse local, a mais de dois mil anos atrás, existia um oceano. Isso resultou em uma água salobra. Essa água brota da terra e faz poças no terreno. Com a evaporação, originam-se cristais de tons rosados. O sal rosa possui um índice alto de umidade e uma aparência grudenta, com sabor bem forte. Ele possui um dos menores teores de sódio, recomendado para temperar frutos do mar, peixes crus e aves.
Sal defumado – Sua produção é feita por meio da queima de madeira aromática, como carvalho e cerejeira. A fumaça dessa queima defuma o sal, deixando-o com tons acinzentados. Ele pode ser usado em diversos tipos de alimentos, como carnes, aves, peixes, combinando bastante com pratos vegetarianos. Porém, é necessário ter atenção em seu consumo, pois possui quase a mesma quantidade de sódio que o comum.
Sal marinho – é uma das alternativas mais saudáveis em relação ao sal refinado, que contém aditivos nocivos se consumidos em grandes quantidades. O sal marinho é produzido por meio da evaporação da água do mar, adquirindo um sabor diferenciado.
Sal negro – Também conhecido como Kala Namak, sua obtenção é a partir de reservas minerais da Índia. Sua textura e sabor são bastante diferenciados, sendo crocante e lembrando gosto de gema de ovo. Sua utilização pode ser feita em molhos, saladas e massas, pois é bastante solúvel.
Sal rosa do Himalaia – Seu tom rosado é graças a minerais contidos em sua composição, como o ferro e o manganês. Seu sabor não difere tanto dos mais usados, sendo necessário utiliza-lo adequadamente para não “sumir” nos ingredientes do prato. Em carnes grelhadas, saladas com azeite e legumes feitos na manteiga, seu uso é interessante. No tempero de caldos, ele deve ser evitado. Em carnes, é melhor colocar quando for prepará-la, pois ele tende a ressecar o alimento por absorver muita água.
Sal do Havaí – Também de tom rosado e rico em ferro, esse sal é excelente no tempero de molhos, saladas, grelhados de carne vermelha e vegetais. Mas, sua quantidade de sódio é alta, devendo ser consumido com cautela.
Sal de aipo – basicamente, esse sal é uma mistura de grãos de aipo seco e moído ao de mesa. Bastante utilizado para temperar caldos e sopas.
Comentários ( 1 ) recentes
- Daiany Nascimento
18-09-2012 às 14:21:11Oi Lucas, eu aqui para comentar mais um de seus artigos sobre alimentação. Até agora gostei de todos eles e recomendo a todos os leitores que procurem ler os seus textos, pois as dicas realmente são muito úteis para o dia a dia. Eu só conhecia um tipo de sal, acredita? Mas agora pude conhecer vários outros tipos de sal, assim fica mais fácil escolher qual é o melhor para cada preparo de alimento.
¬ Responder