Saiba como conservar mantimentos
1 – Feche bem as embalagens: Para conversar melhor seus alimentos secos, como por exemplo, a farinha de trigo e o café, sempre verifique se a embalagem desses produtos estão muito bem fechadas. Para fechá-los, você pode usar grampos de roupa ou arames de saco de pão. Caso você queira guardar estes mantimentos em potes, além de verificar se eles estão bem fechados, coloque uma etiqueta com a data de validade do produto.
Quando for guardar a farinha de trigo, a dica é colocar folhas de louro no interior do pote para espantar qualquer bicho.
2 – Sal e açúcar mascavo: O melhor jeito de guardar o sal e o açúcar mascavo é armazenando-os em locais secos, portanto, evite deixa-los na geladeira, pois a umidade pode interferir na qualidade desses produtos. No caso do sal, é recomendável colocá-lo em uma fôrma e levar ao forno para torrá-lo levemente. Depois, o sal deverá ser guardado em um pote com tampa para garantir que fique bem fechado. Já o açúcar mascavo pode ser armazenado em uma vasilha com ameixas secas, assim ele não irá ficar empedrado.
3 – Organizando a geladeira: Outra sugestão para que você evite o desperdício de alimentos é saber guarda-los da maneira certa dentro da geladeira. Procure deixar os mantimentos que irão ser consumidos rapidamente, sempre na prateleira da frente (primeira); as sobras na segunda; e os alimentos que precisão de uma maior refrigeração na última prateleira.
Alguns alimentos, como por exemplo, o tomate e o mamão, são mais sensíveis, por isso devem ficar fora da geladeira. Já as verduras também são frágeis, mas não podem ficar fora do refrigerador. Por isso, para conservá-las, lave muito bem suas folhas e armazene-as em uma vasilha ou em um saco plástico, bem fechados.
Se possível, sempre utilize potes de vidro. Dessa forma, fica mais fácil identificar os alimentos que estão guardados, evitando assim que o mantimento fique esquecido e estrague no interior da geladeira.