Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Rolo de Agrião

Rolo de Agrião

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Rolo de Agrião

A receita de rolo de agrião é um prato ovo-lacto-vegetariano, sendo os ovos um elemento essencial e as natas opcionais ao sucesso do prato. Como acontece com a generalidade das receitas vegetarianas, é de custo reduzido. A sua preparação exige alguma mestria culinária e consome também algum tempo, mas não excessivo. O agrião, se não for particularmente apreciado, pode ser substituído por um ingrediente semelhante, como a couve tradicional. É um prato não muito leve, quando comparado com a maioria dos pratos vegetarianos, sendo ideal para um jantar com convidados, por exemplo.

Necessita, para preparar esta receita para um grupo de quatro pessoas, dos seguintes ingredientes: 500g de folhas de agrião lavadas e ligeiramente picadas; 3 ovos, 60g de creme vegetal, meia chávena de chá de farinha sem fermento, uma chávena de chá de leite de soja, sal e pimenta preta q.b., noz-moscada, 150g de nabo ralado e 1 pacote de nata ligeira de culinária.

Modo de preparação:
Coza, numa panela com pouca água e em lume brando, as folhas de agrião durante 3 a 5 minutos. Reserve.

De seguida, verta numa panela o creme vegetal e a farinha e quando entrar em ebulição, retire do lume. Adicione aos poucos o leite e volte a colocar ao lume, mexendo sempre e retirando quando o preparado estiver transformado numa pasta espessa.

Quando a mistura anterior tiver arrefecido, adicione-lhe as três gemas de ovo, o sal, a pimenta e a noz-moscada a gosto (entre ½ e uma colher de chá) e os agriões. Junte também as três claras, previamente batidas em castelo.

Coloque, numa travessa de ir ao forno, papel vegetal ou papel prata, sobre o qual vai colocar, de modo a formar um rolo, o preparado. No forno pré-aquecido a 200ºC, cozinhe durante 20 minutos. Deixe arrefecer e, com cuidado para não danificar o rolo, desenrole o papel vegetal ou o papel prata. Corte em fatias.

Sirva com um molho feito com natas e nabo ralado e, se desejar, acompanhe com arroz basmati ou arroz vaporizado simples, que são bons complementos aos pratos vegetarianos, ou, num ambiente mais descontraído, com batatas fritas caseiras, cortadas às rodelas que ficam muito bem com o molho de natas e nabo.


Sofia Nunes

Título: Rolo de Agrião

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 0

613 

Comentários - Rolo de Agrião

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios