Resolva o enigma do ovo e da galinha
O ovo faculta a confecção de diversos pratos e integra um sem-número de iguarias bastante apreciadas. Em acréscimo, possui um mensurável valor nutritivo e haverá pouca gente que não goste do seu sabor. A outros, o consumo é vedado por questões alérgicas ou restrições afectas a situações de saúde específicas.
Em determinadas culturas, o ovo é o símbolo da vida. É exactamente por isso que se comem ovos na Páscoa, cozidos no folar ou de chocolate, como sinal de renascimento da vida. Está-se na Primavera e tudo brota de novo, como que ressurgindo.
Todavia, seguindo o adágio popular que diz que «o que é demais é moléstia», constata-se que hoje se consomem ovos em excesso, parte dos quais de forma inconsciente. A explicação reside no facto de que eles se encontram “disfarçados”, “ocultos”, em alimentos que se ingerem com frequência e que incluem bolos, bolachas, molhos com que se regam as sandes, pães-de-leite, etcétera. E o exagero de ovos na dieta alimentar é susceptível de provocar alterações na composição do sangue e tornar mais difícil a actividade do fígado e do coração. Por outro lado, eliminar os ovos da alimentação também não é uma escolha razoável. Efectivamente, o segredo reside na ingestão da quantidade adequada, que ajuda o organismo a manter-se saudável. Dois ou três ovos por semana é o suficiente.
Quando se fala de ovos, tem, quase obrigatoriamente, de se fazer menção às galinhas, e então emerge a eterna questão: Quem apareceu primeiro: o ovo ou a galinha? A resposta afigura-se, invariavelmente, difícil, a tender para o impossível, com conclusões, geralmente, nulas. O poeta alemão Johann Scheffler (mais conhecido por Selenius), que viveu em 1600, tinha uma opinião, no mínimo, interessante: «O ovo está na galinha e a galinha está no ovo.»
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Hellena Toldo
11-09-2014 às 15:54:07DESMISTIFICAÇÃO DA LENDA! Recentemente, li uma reportagem ou pesquisa, que desmistifica o caso de quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha. O pesquisador diz que com certeza, quem nasceu primeiro foi o ovo. Isto porque, há milênios, alguma das aves circundantes na face da terra, tenha cruzado com algum bicho rasteiro ovíparo por acaso, encostou-se e pronto, nasceu uma ninhada dos ovos, sendo que alguns com atributos parecidos ao que chamamos de galinha, com pés de garras e asas como dos pássaros, mas rasteira, como lagartos ou bicho parecido, pois que as galinhas e galos, quase não voam e quando o fazem, os voos são curtos e rasantes. Logo... foi assim que surgiu a espécie galinácea de onde vem deliciosos alimentos ao ser humano, inclusive os ovos. Valeu? Att, Hellena Toldo
¬ Responder