Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Receitas de Doces de Origem Brasileira

Receitas de Doces de Origem Brasileira

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 6
Receitas de Doces de Origem Brasileira

A gastronomia brasileira é muito rica e variada, e resulta de uma mistura de várias influências (indígena, europeia e africana) e com um forte cunho regional.

A seguir apresento algumas receitas de doces já nossos conhecidos.

1 - Brigadeiros

1 lata de leite condensado
manteiga q.b.
4 colheres de sopa de chocolate em pó
chocolate granulado para envolver os doces

- deite o leite condensado num tacho médio e junte 2 colheres de sopa de manteiga e o chocolate em pé. Misture e leve ao lume, mexendo sempre, durante cerca de 18 a 20 minutos, ou até o doce se desprender do fundo do tacho.
- deite o preparado numa travessa untada com manteiga e deixe arrefecer e tomar consistência. Molde pequenas bolas entre as mãos, untadas com manteiga, e passe-as depois por chocolate granulado apertando-as para o chocolate aderir bem.

2 - Pé-de-moleque

400gramas de açucar
500gramas de miolo de amendoim ou amêndoa com a pele
1 lata de leite condensado
manteiga q.b
3 colheres de sopa de chocolate em pó

- misture, dentro de um tacho grande, o açucar e o amendoim. Leve ao lume, médio, e cozinhe mexendo até o açucar derreter e caramelizar ligeiramente
- junte o leite condensado misturado com 1 colher de sopa de manteiga e o chocolate em pó. Mexa cuidadosamente com uma colher de pau comprida para evitar queimar as mãos. Apague o lume e bata tudo vigorosamente durante cerca de 15 minutos
- deite o doce num tabuleiro untado com manteiga. Quando amornar marque retângulos com as costas de uma faca. Deixe arrefecer completamente e separa os pedaços.

3 - Maria Mole

2 chávenas de açucar
4 claras
1 embalagem de gelatina em pó sem sabor
manteira q.b.
côco ralado q.b.

- prepare uma calda fervendo durante 10 minutos o açucar com uma chávena de água. Bata, entretanto, as claras em castelo. Adicione a gelatina previamente hidratada em meia chávena de água sobre lume brando. Bata tudo muito bem
- espalhe o doce num tabuleiro com 22x35cm, previamente barrado com manteiga. Guarde no frigorífico pelo menos durante 4 horas. Corte o doce em quadrados com cerca de 4cm de lado e passe-os, um a um, por côco ralado.

4 - Beijinhos de Côco

1 lata de leite condensado
manteiga q.b.
côco ralado q.b.
cravos-da-índia q.b.

- deite o leite condensado e 1 colher de sapo de manteiga num tacho de fundo espesso. Leve ao lume sem parar de mexer, até o doce espessar e se soltar do fundo do tacho. Misture, fora do lume, com 4 colheres de sopa de côco ralado. Deite depois numa travessa untada com manteiga. Deixe o doce arrefecer.
- molde os docinhos entre as mãos previamente untadas com manteiga e passe-os por côco ralado. Se quiser, decore cada beijinho com um cravo-da-índia e disponha-os em caixas de papel frisado.

5 - Quindins

14 gemas
300gramas de açucar
2 chávenas de côco ralado
2 colheres de sopa de manteiga
manteiga e açucar q.b. para as formas

- bata as gemas com o açucar. Junte o côco ralado e a manteiga amolecida. Envolva tudo muito bem e deixe em repouso durante 1 hora
- divida o preparado anterior por pequenas formas lisas previamente untadas com manteiga e polvilhadas com açucar. Coloque as formas num tabuleiro de alumínio. Deite no fundo água quente, até meio das formas, e leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 25 minutos
- deixe os doces arrefecerem e sirva. Se quiser, coloque-os em pequenas caixas de papel frisado com a parte de baixo virada para cima.


Cristina Sousa

Título: Receitas de Doces de Origem Brasileira

Autor: Cristina Sousa (todos os textos)

Visitas: 6

656 

Comentários - Receitas de Doces de Origem Brasileira

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios