Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Quero emagrecer. Mas como?

Quero emagrecer. Mas como?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Quero emagrecer. Mas como?

Nos últimos anos tem-se vindo a aprimorar um sentido de cuidado com a própria saúde, numa tentativa de melhorar a performance física e a beleza do corpo. Neste sentido, muitas são as coisas que têm sido ditas, milhões de páginas escritas e lidas por tanta gente. Eu mesma tenho procurado fazer uma pesquisa nesta área, procurando informação proveniente de opiniões diversas como também de investigações cientificas que têm sido levadas a cabo ao longo dos tempos, com vista a perceber o que pode melhorar o funcionamento do nosso organismo de forma a mantermos um peso ideal, sabendo o que é isso de peso ideal afinal.

A evolução da ciência que estuda a nutrição humana é notória, tal como a evolução científica no estuda das doenças que têm assolado os povos no decorrer dos séculos e continuam a fazê-lo. Neste contexto chega-se a conclusões relativamente ao que é o peso ideal para cada pessoa, através de médias, calculadas para as populações a nível mundial, não sendo estas completamente vinculativas, mas apenas estimativas. O peso ideal para uma pessoa é aquele com que a referida pessoa se sente bem, com saúde, forças físicas e mobilidade adequada, tendo também os valores analisados do seu sangue dentro dos valores regulamentares.

Para conseguir isto, normalmente recorremos às médias gerais conhecidas em que o índice de massa muscular ideal para pessoas adultas é para os homens entre vinte e vinte e cinco, e para as mulheres entre dezanove e vinte e quatro. Para calcularmos este índice dividimos o nosso peso em metros pela nossa altura ao quadrado; assim uma pessoa com um metro e sessenta e dois centímetros e sessenta e cinco quilogramas e meio, 65,5:(1,62X1,62) tem um índice de massa corporal, conhecido por IMC de 24,95, para esta pessoa conseguir entrar nos limites precisa pesar entre cinquenta e sessenta e três quilogramas; mas como fazer para conseguir tal proeza?

Para muitas pessoas fazer variar o seu peso é um verdadeiro drama porque desconhecem o seu metabolismo, tal como desconhecem a qualidade daquilo que comem como a quantidade, não em volume mas em peso calórico. Outra coisa que as pessoas desconhecem é a sua necessidade no que diz respeito à quantidade de calorias que devem ingerir diariamente, mas sem ter acesso a muita informação é possível fazer algo. O primeiro passo, é fazer uma lista de tudo o que se come durante um dia inteiro, sem escolher o dia em que se come menos para fazer o cálculo, deve fazer-se num dia equilibrado, ou mesmo fazer uma média dos dias de uma semana completa, inclua as refeições, os lanches, os cafés, chás, sem esquecer a quantidade de açúcar que coloca nos mesmos. Registe tudo, depois vá até à Internet e pesquise “Tabela da composição de alimentos” vai encontrar entre muitos resultados, um link para o Instituto Nacional de Saúde.

Aqui poderá pesquisar todos os alimentos crus ou cozinhados de diversas formas. Faça contas, as calorias estão calculadas para cem gramas de cada alimento, reduza-as às quantidades que ingeriu. Contas feitas, reduza quinhentas Kcal (quando falamos de Kcal ou calorias queremos dizer o mesmo, na verdade falamos de quilocalorias). Agora faça uma lista de tudo aquilo que tolera comer, aquilo que odeia não coloque na lista porque isso seria condenar à morte a sua dieta. Então procure estabelecer pelo menos cinco refeições diárias não excedendo a regra das menos quinhentas Kcal diárias. Junte a esta regra entre 2 a 4% do seu peso corporal em água. A primeira semana será um bocadinho difícil, quando sentir fome, se ainda faltar um pouco para a refeição beba água, se faltar muito coma uma bolachinha, tanto a bolacha maria como a bolacha torrada ou a de água e sal têm cerca de 27 Kcal, por isso é são um bom engana-fome.

Sobretudo, não desista. Pese-se semanalmente mas antes de comer e antes de se vestir… Controle o seu peso e invista em si. Se procurar carnes opte pelas carnes magras como aves ou coelho, não coma a pele saborosa do frango nem de peixes gordos como o Salmão por exemplo. Esqueça os refrigerantes pelo menos cinco dias por semana bem como as bebidas alcoólicas. Dê-se o prazer de uma sobremesa ou duas por semana escolhendo as menos calóricas, nos outros dias coma apenas fruta. Lembre-se que todas as refeições devem conter hidratos de carbono, e que tantas as vitaminas, como as proteínas e minerais são importantes para a sua saúde.

Faça isto, viva mais, viva com qualidade até ao fim.


Ana Sebastião

Título: Quero emagrecer. Mas como?

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 0

678 

Comentários - Quero emagrecer. Mas como?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como cuidar de Plantas de interior

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Bricolage Jardim
Como cuidar de Plantas de interior\"Rua
Cada planta tem um comportamento diferente, vou colocar aqui alguns cuidados que servem para a maioria delas.

LUZ:

Os principais erros no cultivo de plantas de interior é a falta de luz.
Se elas estiverem em locais onde não há luz suficiente, isso pode ser corrigido com a instalação de luz artificial, existe no mercado lâmpada que imitam a luz natural.


TEMPERATURA:

Mudanças bruscas de temperatura retardam e até paralisa o crescimento da planta, bem como causa a queda de folhas.


UMIDADE:

A maioria das plantas necessita de uma umidade atmosférica adequada.
Normalmente notamos que a planta não está com a umidade correta quando acontece ficarem amarelas e a queda de folhas.


IRRIGAÇÃO:

Conselhos básicos:
Uma planta em fase de crescimento vai precisar de mais água que uma que está em fase de dormência, ou já atingiu o seu tamanho adulto.
Durante a floração a planta precisa de mais água que em sua fase de crescimento
Em ambientes internos mais quentes é evidente que a planta vai precisar de mais águas que em ambientes mais frios.
Para saber qual é o momento exato de molhar, enfie o dedo no substrato, se sentir ele seco, chegou a hora

FERTILIZANTE:

Para que a planta tenha um desenvolvimento harmonioso convém usar periodicamente de fertilizantes que podem ser líquido ou sólidos.
No mercado existe a venda fertilizante com fórmulas específicas para cada planta.
Após a utilização do fertilizante regue a planta.

LIMPEZA:

Faça regularmente a limpeza de folhas secas e caule, pois elas são bastante positivas não só esteticamente como para a saúde das plantas.
Se estiver acumulada muita poeira sobre as folhas, espane, e depois passe um pano húmido
Atenção: Existe algumas espécies, que tem as folhas aveludadas, tipo a Violeta Africana, Begônia Rex, etc. que não deve ser colocada água é só usar uma escovinha bem macia.

TROCA DE VASO:

De uma maneira geral após 1 ou 2 anos as plantas de interior devem ser colocadas em vasos de tamanho maior.
Isso deve ser feito porque as raízes passam a ocupar um grande espaço e também porque o substrato vai perdendo sua composição inicial.
A época mais adequada varia de planta para planta, algumas devem ser feitas na primavera e outras quando estão na fase de repouso.
Aproveite para obterem mudas, separando brotos e dividindo touceiras.

Pesquisar mais textos:

Miguel Pereira

Título:Como cuidar de Plantas de interior

Autor:Miguel Pereira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Briana AlvesBriana

    13-10-2014 às 04:09:31

    Muito bom! É tão gratificante cuidar de plantas. A gente vê o quanto elas florescem quando são bem-cuidadas. Amei as dicas!

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    18-04-2014 às 22:36:55

    Fantástico seu texto, a Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios