Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Queima do Alho: alimento do corpo e da alma do peão de boiadeiro

Queima do Alho: alimento do corpo e da alma do peão de boiadeiro

Categoria: Alimentação
Visitas: 18
Queima do Alho: alimento do corpo e da alma do peão de boiadeiro

Defensoras das antigas tradições da cultura boiadeira, as comitivas de Queima do Alho trabalham pela preservação e difusão da culinária do peão de boiadeiro. Constituídas em sua maioria por grupos de amigos que se unem num esforço coletivo em defesa de nossa cultura, elas estão cada vez mais presentes no cenário cultural caipira.
A Queima do Alho representa a culinária tradicional dos antigos peões de boiadeiros e vem conquistando espaços cada vez mais relevantes na cultural caipira com seu mais famoso e tradicional concurso sendo realizado na Festa do Peão de Barretos onde a tradição é mantida desde a década de 1950.
A comida é preparada em fogões rústicos conhecidos como trempes e seu cardápio é constituído por quatro pratos básicos: arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco na chapa. Na apresentação de uma típica comitiva de Queima do Alho o sabor e a cultura se juntam para nos arremessar ao um passado que vive dentro da gente mesmo que não saibamos reconhecê-lo.

RECEITA para 10 pessoas:

Arroz Carreteiro

Ingredientes:
1 kg de carne-seca
1 kg de arroz
(cebola, alho, pimenta e sal a gosto)

Preparo: Durante o cozimento da carne, a água deve ser trocada duas vezes. Depois de cozida deve ser picada com uma faca até ficar parecida com carne moída (não se deve moer na máquina). Em seguida, a carne deve ser colocada numa panela grossa com banha quente e temperada com cebola, pimenta, alho picado batido e sal. Depois de tostá-la um pouco, adicione o arroz escorrido e bem lavado e refogue por algum tempo mexendo e adicionando água aos poucos durante o cozimento.

Feijão Gordo

Ingredientes:
1 kg de feijão
100 g de toucinho defumado (bacon)
250 g de linguiça de porco
250 g de torresmo de panceta,
150 g de carne seca frita (pedaços)
200 g de farinha de mandioca
(cebola, alho, pimenta, cheiro verde e sal a gosto)

Preparo: Coloque água para ferver com o feijão. Noutra panela frite um pouco de torresmo na banha. Enquanto o feijão é cozido, adicione os outros ingredientes: panceta de porco, toucinho, torresmo frito, linguiça de porco (cozida e cortada em rodelas finas), bacon, pedaços de gordura, carne seca. Para refogar, frite alho picado em banha com um pouco de pimenta do reino.

Paçoca de Carne

Ingredientes:
1kg charque picadinho (batido com faca)
½ kg de farinha de mandioca
½ kg de farinha de milho.

Preparo: coloque na panela o óleo quente, já com todo o tempero (principalmente alho picado), adicione a carne e deixe refogar por uns cinco minutos. Depois coloque a carne dentro de um pilão de madeira juntamente com a farinha de mandioca e a de milho e soque até ficar fofinha.

Carne de churrasco

Ingredientes:
3 kg de carne, água e sal.

Preparo: Fatie a carne em pedaços grossos e banhe em água com sal com um pouco de alho amassado. Deixe a carne no sereno durante a noite e no dia seguinte asse em chapa de folhão.

Queima do Alho: alimento do corpo e da alma do peão de boiadeiro


Luiz Mozzambani Neto

Título: Queima do Alho: alimento do corpo e da alma do peão de boiadeiro

Autor: Luiz Mozzambani Neto (todos os textos)

Visitas: 18

196 

Comentários - Queima do Alho: alimento do corpo e da alma do peão de boiadeiro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios