Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Pressupostos e alimentos errados

Pressupostos e alimentos errados

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 4
Comentários: 2
Pressupostos e alimentos errados

As empresas alimentares recorrem, amiudada e reiteradamente, a artifícios que implicam silogismos do estilo: os alimentos com pouca gordura são saudáveis; os rebuçados não têm gordura; logo, os rebuçados são saudáveis. A questão de base é que a falta de gordura costuma ser compensada com uma excessiva adição de açúcar, o que torna os alimentos muito pouco saudáveis. O feijão tem bastante fibra, assim como as frutas possuem grande quantidade de antioxidantes, só que, uma vez processados, são-lhes acrescentados ingredientes, como os açúcares, que convertem um bom alimento numa má escolha. Assim sendo, aqueles alimentos que preferiríamos por considerarmos saudáveis, na realidade não o são.

Efetivamente, o perigo de engano pode espreitar a qualquer momento. Por exemplo, o iogurte é tido como um bom alimento, tal como a fruta. Todavia, o xarope de milho que se usa para fazer a geleia de fruta que aparece no fundo dos iogurtes não é nada salutar, pelo que iogurtes com fruta no fundo são de rejeitar. A alternativa aponta para iogurtes light, com cerca de 90 por cento menos de açúcares, comparativamente aos regulares.

O feijão, rico em fibras, favorece a sensação de saciedade e reduz a velocidade de absorção de açúcares no sangue. Todavia, aquele molho castanho em que vem envolvido nas latas é feito à base de açúcar branco e amarelo. Uma chávena deste feijão possui à volta de 24 gramas de açúcar! E a fibra, encarcerada no feijão, nada pode fazer… Portanto, seria de bom senso optar por feijão enlatado em água, no sentido da preservação dos seus benefícios.

As frutas enlatadas não deixam se ser fruta. Ainda assim, muitas marcas colocam-nas a “nadar” em xarope de açúcar, ao ponto de meia chávena poder conter 23 gramas. Devem preferir-se as marcas que ofereçam frutas enlatadas com 100 por cento de sumo.

As barras de cereais são práticas e dão jeito em determinadas situações. Não obstante, e apesar do indiscutível valor nutricional da aveia, os flocos estão colados uns aos outros com componentes de alta concentração de frutose, como xarope de milho, mel ou malte de cevada, que elevam rapidamente o nível de açúcar em circulação. Um snack à moda antiga, com cereais, frutas vermelhas e algum leite é muito melhor do ponto de vista da saúde.

A manteiga de amendoim com redução de gorduras é pior, dado que possui mais açúcar em pó e menos gordura monoinsaturada, boa para o coração e circulação sanguínea. A manteiga de amendoim natural com 100 por cento gordura de amendoim e que não contenha açúcar em pó adicionado é a opção certa.

O rol poderia continuar indefinidamente, mas, pelo menos, já se levantou uma pontinha de um véu que esconde muitos malefícios sob a égide do saudável, e despertou-se um bocadinho o espírito e a atenção para as próximas seleções alimentares.


Maria Bijóias

Título: Pressupostos e alimentos errados

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 4

808 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • andreia regina diasandreia regina dias

    06-04-2011 às 12:10:14

    queria que me mandasse animaçoes hoje obrigada!se for possival!

    ¬ Responder
  • jose roberto antoniojose roberto antonio

    06-04-2011 às 12:08:35

    queria que mandasse para o meu gmail animaçoes muito engraçadas queria que fosse hoje obrigada!
    se fizer o favor!

    ¬ Responder

Comentários - Pressupostos e alimentos errados

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios