Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Pressupostos e alimentos errados

Pressupostos e alimentos errados

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 4
Comentários: 2
Pressupostos e alimentos errados

As empresas alimentares recorrem, amiudada e reiteradamente, a artifícios que implicam silogismos do estilo: os alimentos com pouca gordura são saudáveis; os rebuçados não têm gordura; logo, os rebuçados são saudáveis. A questão de base é que a falta de gordura costuma ser compensada com uma excessiva adição de açúcar, o que torna os alimentos muito pouco saudáveis. O feijão tem bastante fibra, assim como as frutas possuem grande quantidade de antioxidantes, só que, uma vez processados, são-lhes acrescentados ingredientes, como os açúcares, que convertem um bom alimento numa má escolha. Assim sendo, aqueles alimentos que preferiríamos por considerarmos saudáveis, na realidade não o são.

Efetivamente, o perigo de engano pode espreitar a qualquer momento. Por exemplo, o iogurte é tido como um bom alimento, tal como a fruta. Todavia, o xarope de milho que se usa para fazer a geleia de fruta que aparece no fundo dos iogurtes não é nada salutar, pelo que iogurtes com fruta no fundo são de rejeitar. A alternativa aponta para iogurtes light, com cerca de 90 por cento menos de açúcares, comparativamente aos regulares.

O feijão, rico em fibras, favorece a sensação de saciedade e reduz a velocidade de absorção de açúcares no sangue. Todavia, aquele molho castanho em que vem envolvido nas latas é feito à base de açúcar branco e amarelo. Uma chávena deste feijão possui à volta de 24 gramas de açúcar! E a fibra, encarcerada no feijão, nada pode fazer… Portanto, seria de bom senso optar por feijão enlatado em água, no sentido da preservação dos seus benefícios.

As frutas enlatadas não deixam se ser fruta. Ainda assim, muitas marcas colocam-nas a “nadar” em xarope de açúcar, ao ponto de meia chávena poder conter 23 gramas. Devem preferir-se as marcas que ofereçam frutas enlatadas com 100 por cento de sumo.

As barras de cereais são práticas e dão jeito em determinadas situações. Não obstante, e apesar do indiscutível valor nutricional da aveia, os flocos estão colados uns aos outros com componentes de alta concentração de frutose, como xarope de milho, mel ou malte de cevada, que elevam rapidamente o nível de açúcar em circulação. Um snack à moda antiga, com cereais, frutas vermelhas e algum leite é muito melhor do ponto de vista da saúde.

A manteiga de amendoim com redução de gorduras é pior, dado que possui mais açúcar em pó e menos gordura monoinsaturada, boa para o coração e circulação sanguínea. A manteiga de amendoim natural com 100 por cento gordura de amendoim e que não contenha açúcar em pó adicionado é a opção certa.

O rol poderia continuar indefinidamente, mas, pelo menos, já se levantou uma pontinha de um véu que esconde muitos malefícios sob a égide do saudável, e despertou-se um bocadinho o espírito e a atenção para as próximas seleções alimentares.


Maria Bijóias

Título: Pressupostos e alimentos errados

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 4

808 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • andreia regina diasandreia regina dias

    06-04-2011 às 12:10:14

    queria que me mandasse animaçoes hoje obrigada!se for possival!

    ¬ Responder
  • jose roberto antoniojose roberto antonio

    06-04-2011 às 12:08:35

    queria que mandasse para o meu gmail animaçoes muito engraçadas queria que fosse hoje obrigada!
    se fizer o favor!

    ¬ Responder

Comentários - Pressupostos e alimentos errados

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios