Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Plantas que Curam

Plantas que Curam

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 4
Plantas que Curam

A fitoterapia conhece nos nossos dias um verdadeiro renascer tanto no domínio das doenças internas como na dermatologia, na cosmética e balneoterapia.

Os seus conhecimentos iniciaram-se no Egipto e foram posteriormente divulgados a todo o mundo devido às virtudes mágicas das plantas, saídas da Mãe-Natureza.
Efectivamente podemos distinguir o seu emprego, em plantas ao "natural" ou seja, sob a forma de pós,chás, infusão ou como aromas no banho.




Para os fisioterapeutas há uma planta indicada para quase todos os problemas. São essencialmente eficazes no tratamento de problemas digestivos, gripe, tosse, cefaleias, diabetes, cancro e problemas dermatológicos.

Recomenda-se preferencialmente as plantas secas, por terem maior concentração das suas propriedades terapêuticas.
Deste modo, para o reumatismo são úteis as ti sanas de menta, urtiga e rosmaninho:

-para distúrbios nervosos- camomila,tília e menta.

-para insónias é recomendável fazer um banho quente antes de dormir, juntando camomila:

-para depressão- banhos de pés com sal, chá de absinto e duche a 30 graus, várias vezes ao dia.

-para diabetes- beber um litro e meio de água por dia, ou chá de urtiga, infusão de folhas de amoreira às refeições:

-para desintoxicar o organismo, fazer massagens com água marinha ou sal, seguidas de duche, beber chá de urtiga, menta e rosmaninho:

-para cancro- óleo vermelho, em especial para o do útero, hemorroidal interno e externo, pau de Arco, erva de S.Roberto, cicuta- suco fresco- muito anti-cancerígeno, feno grego, para dores do cancro, limá ria, urtiga e Calcedónia:

-para perturbações gástricas e intestinais- erva cidreira e hortelã- pimenta:
-para aumento de apetite- agrião:

-para doenças das vias respiratórias, tosse e inflamações- manjerico:

-para problemas de bexiga- salsa e gatunha(sendo indicada também para reumático e problemas urinários:

-para dores de cabeça, estimulante de digestão e secrecção da vesícula- arruda:

-para afeccções da pele, dermatites e eczemas- amor-perfeito bravo:

-para bexiga- ulmária:

para problemas de pele-cavalinha dos campos, em especial para erupções cutâneas e úlceras:

-para diarreia, obstipação, diabetes e aparelho urinário- funcho:

para tosse e expectoração- alteia:

para inflamações- urze:

-para beleza e juventude da pele- agrião, aipo, alface, algas, cenoura, couve, limão, salsa, pepino, tomate e tília.

Normalmente são usadas em chás, podendo ainda ser fervidas como decocação ou na água do banho, consoante o problema.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Plantas que Curam

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

792 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 15:55:46

    A lista das plantas que curam estão ótimas e vai ajudar-me muito. Às vezes, buscamos remédios químicos que nada melhoram nossa saúde e temos a disposição plantas naturais e que realmente curam qualquer enfermidade.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa Maria Batista Gil

    29-07-2012 às 14:40:31

    As plantas são muito virtuosas relativamente aos seus componentes, que além de ricos e vitaminados, tratam muitas doenças.Devem ser fervidas em água quente e bebidas como chás ou infusões.Os chás de camomila, cidreira ou hortelã, são excelentes para ajudar á digestão e acalmar, após um dia de trabalho. No caso de problemas digestivos deve tomar-se três vezes ao dia.Desde sempre que as plantas foram integradas na alimentação, como condimento, complemeto de saladas ou sopas. estas ficam mais saborosas e ricas se forem adicionadas com hortelâ, salsa ou coentros.É admirável que todas as civilizações tenham usado as plantas para fins aimentares e cura de doenças, em virtude das suas propriedades terapêuticas. Apesar dos avanços da quimioterapia, elas continuam a ser utilizadas.Os egípcios usavam muito as plantas, com fins medicinais, especialmente o zimbro, a româ, a semente do linho, o sene, o lírio e o rícino. Reconheciam ainda as propriedades analgésicas da dormideira.As plantas medicinais estão sugeitas a uma lei de recolha, que é exigida em todo o reino vegetal,devendo ser recolhidas, quando devidamente desenvolvidas, a fim de os seus fins medicinais serem aproveitados.É necessário saber reconhecer as plantas, a fim de não colher plantas vizinhas ou nocivas ao organismo. deve colher-se planta por planta, caule por caule e folha por folha, para não danificarem.As folhas, raízes e flores, devem ser colhidos na altura própria, da maturação. E, mais vale um pouco mais cedo do que tarde, para serem mais fáceis de conservar, após a colheita.No que diz respeito aos caules, só devem ser colhidos depois de as flores estarem murchas e começarem a caír. As raízes e cascas devem ser colhidas só no outono.As plantas medicinais empregam-se sob a forma de infusos, xaropes, tinturas, macerados, cozimentos e alcoolaturas. Além disso empregam-se em banhos de imersão parcial ou total. Cada um tem um fim curativo distinto.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDiana

    15-05-2012 às 14:35:34

    Muito obrigado pelas dicas, vou tentar exprimentar alguns..

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJosé

    14-05-2012 às 11:21:50

    Muito obrigado

    ¬ Responder

Comentários - Plantas que Curam

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios