Plantas que Curam
Os seus conhecimentos iniciaram-se no Egipto e foram posteriormente divulgados a todo o mundo devido às virtudes mágicas das plantas, saídas da Mãe-Natureza.
Efectivamente podemos distinguir o seu emprego, em plantas ao "natural" ou seja, sob a forma de pós,chás, infusão ou como aromas no banho.
Recomenda-se preferencialmente as plantas secas, por terem maior concentração das suas propriedades terapêuticas.
Deste modo, para o reumatismo são úteis as ti sanas de menta, urtiga e rosmaninho:
-para distúrbios nervosos- camomila,tília e menta.
-para insónias é recomendável fazer um banho quente antes de dormir, juntando camomila:
-para depressão- banhos de pés com sal, chá de absinto e duche a 30 graus, várias vezes ao dia.
-para diabetes- beber um litro e meio de água por dia, ou chá de urtiga, infusão de folhas de amoreira às refeições:
-para desintoxicar o organismo, fazer massagens com água marinha ou sal, seguidas de duche, beber chá de urtiga, menta e rosmaninho:
-para cancro- óleo vermelho, em especial para o do útero, hemorroidal interno e externo, pau de Arco, erva de S.Roberto, cicuta- suco fresco- muito anti-cancerígeno, feno grego, para dores do cancro, limá ria, urtiga e Calcedónia:
-para perturbações gástricas e intestinais- erva cidreira e hortelã- pimenta:
-para aumento de apetite- agrião:
-para doenças das vias respiratórias, tosse e inflamações- manjerico:
-para problemas de bexiga- salsa e gatunha(sendo indicada também para reumático e problemas urinários:
-para dores de cabeça, estimulante de digestão e secrecção da vesícula- arruda:
-para afeccções da pele, dermatites e eczemas- amor-perfeito bravo:
-para bexiga- ulmária:
para problemas de pele-cavalinha dos campos, em especial para erupções cutâneas e úlceras:
-para diarreia, obstipação, diabetes e aparelho urinário- funcho:
para tosse e expectoração- alteia:
para inflamações- urze:
Normalmente são usadas em chás, podendo ainda ser fervidas como decocação ou na água do banho, consoante o problema.
Comentários ( 4 ) recentes
- Sophia
15-06-2014 às 15:55:46A lista das plantas que curam estão ótimas e vai ajudar-me muito. Às vezes, buscamos remédios químicos que nada melhoram nossa saúde e temos a disposição plantas naturais e que realmente curam qualquer enfermidade.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - Teresa Maria Batista Gil
29-07-2012 às 14:40:31As plantas são muito virtuosas relativamente aos seus componentes, que além de ricos e vitaminados, tratam muitas doenças.Devem ser fervidas em água quente e bebidas como chás ou infusões.Os chás de camomila, cidreira ou hortelã, são excelentes para ajudar á digestão e acalmar, após um dia de trabalho. No caso de problemas digestivos deve tomar-se três vezes ao dia.Desde sempre que as plantas foram integradas na alimentação, como condimento, complemeto de saladas ou sopas. estas ficam mais saborosas e ricas se forem adicionadas com hortelâ, salsa ou coentros.É admirável que todas as civilizações tenham usado as plantas para fins aimentares e cura de doenças, em virtude das suas propriedades terapêuticas. Apesar dos avanços da quimioterapia, elas continuam a ser utilizadas.Os egípcios usavam muito as plantas, com fins medicinais, especialmente o zimbro, a româ, a semente do linho, o sene, o lírio e o rícino. Reconheciam ainda as propriedades analgésicas da dormideira.As plantas medicinais estão sugeitas a uma lei de recolha, que é exigida em todo o reino vegetal,devendo ser recolhidas, quando devidamente desenvolvidas, a fim de os seus fins medicinais serem aproveitados.É necessário saber reconhecer as plantas, a fim de não colher plantas vizinhas ou nocivas ao organismo. deve colher-se planta por planta, caule por caule e folha por folha, para não danificarem.As folhas, raízes e flores, devem ser colhidos na altura própria, da maturação. E, mais vale um pouco mais cedo do que tarde, para serem mais fáceis de conservar, após a colheita.No que diz respeito aos caules, só devem ser colhidos depois de as flores estarem murchas e começarem a caír. As raízes e cascas devem ser colhidas só no outono.As plantas medicinais empregam-se sob a forma de infusos, xaropes, tinturas, macerados, cozimentos e alcoolaturas. Além disso empregam-se em banhos de imersão parcial ou total. Cada um tem um fim curativo distinto.
¬ Responder - Diana
15-05-2012 às 14:35:34Muito obrigado pelas dicas, vou tentar exprimentar alguns..
¬ Responder - José
14-05-2012 às 11:21:50Muito obrigado
¬ Responder