Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Plantas estomacais

Plantas estomacais

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Plantas estomacais

As plantas medicinais usufruem de inúmeras propriedades e podem aplicar-se em quase todos os problemas de saúde.

No que diz respeito Ás estomacais, são digestivas e tónicas e revelam-se muito úteis nos males do aparelho digestivo.

Quase toda a gente tem de vez em quando problemas de estômago, azia,problemas intestinais, de fígado ou má disposição.

Em quase todos os casos, as plantas resolvem com eficácia os sintomas e dores, apenas bebendo uma chávena de chá ou infusão.
Destacam-se as mais conhecidas e fáceis de encontrar em ervanárias ou campos de cultivo ou jardins:




-Angélica, planta espontãnea que nasce nas montanhas e jardins- é indicada contra a atonia gástrica, flatulência,cólicas, vómitos, bronquites crónicas, feridas e úlceras. A sua infusão facilita a digestão e combate as cólicas de estõmago. Deve ser tomada antes das refeições, duas ou três vezes ao dia;

-Fel-da-terra ou Centáurea-menor é uma planta comum dos bosques e pastagens, as flores são benéficas pois são tónicas, febrículas, estomacais e aperitivas. Devem ser tomadas em infusão para a anemia, febres, diarreia e dores de estõmago.
Estas são ainda bastante ùteis no caso de falta de apetite, devendo tomar-se antes das refeições, a fim de o estimular;

-Genciana, é uma planta muito bela, que cresce nas montanhas- tem um sabor amargo,propriedades que estimulam o aparelho digestivo e aumentam a secreção salivar. É recomendada na dispepsia, insuficiência digestiva e contra a anemia, febres, astenia, magreza e parasitose;

-Lúpulo, é uma planta trepadora frequente nas margens dos rios e locais fescos. É cultivada em grande escala para fabrico de cerveja e ainda utilizada como depurativa, anafrodisíaca e calmante estomacal. Deve ser tomada em infusão (15 a 20 G) por chávena, ao deitar;

-Salva, planta que cresce em abundância em terrenos secos e pedregosos,esando indicada para hemorragias, bronquites, febres reumáticas, tuberculose, feridas, úlceras, herpes, diabetes e impotência. È também usada para travar suores nocturnos dos convalescentes;

-Macela, é uma planta frequente nos campos e caminhos. Utilizam-se as flores para a febre,afeções do estômago, falta de apetite, cólicas, gripe, dores de cabeça e problemas de pele. É muito semelhante à camomila;

-Larangeira, utiliza-se a casca da laranja amarga para febres. O sumo tem muita vitamina C , A e B, ideal para as crianças, estados febris , gripes e idosos;

-Serpão, cresce nos terrenos secos, é muito calmante, depurativa e tónica, estando indicada para a tosse convulsa, asma,reumatismo, doenças de estômago e irregularidade menstrual.

O óleo de serpão é bom para as dores ciáticas e nevralgias.
Com efeito, as plantas medicinais, devem estar sempre á mão, pois elas ajudam a resolver os problemas do dia-a-dia.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Plantas estomacais

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

768 

Comentários - Plantas estomacais

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios