Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Os benefícios da linhaça

Os benefícios da linhaça

Categoria: Alimentação
Visitas: 2
Os benefícios da linhaça

Linhaça é uma semente proveniente do Linho rica em ácidos graxos essenciais, os hoje muito falados ômega 3, ômega 6 e ômega 9, responsáveis pela proteção contra doenças cardiovasculares, entre outras funções. A semente da linhaça é uma rica fonte alimentar já que se constitui em um alimento rico em proteínas, minerais, fibras e vitaminas. Essa semente apresenta inúmeros benefícios à saúde. Além da já citada proteção contra as doenças cardiovasculares, a linhaça também é responsável por melhorar o funcionamento do intestino e combinada com outros legumes, frutas e verduras pode reduzir inchaço, evitar a celulite e auxiliar no metabolismo. Além de prevenir alguns tipos de câncer e estabilizar a glicemia de diabéticos.

Está sendo muito utilizada na alimentação atual como fonte de nutrientes, sendo também usada em outros segmentos como na indústria de cosméticos e em farmácias de manipulação. Da casca dessa semente é extraído o óleo da linhaça, utilizado na fabricação de cosméticos e medicamentos manipulados, fabricação de linóleo, um tecido impermeável untado com óleo de linhaça e na diluição de tintas a óleo para pintura.

Existem dois tipos de semente de linhaça: a dourada e a marrom. A linhaça clara depende de climas mais frios para o seu cultivo e é de um sabor mais suave do que a escura. A linhaça mais escura é cultivada em climas quentes, tem a casca mais dura que a clara, contudo os dois tipos possuem os mesmos nutrientes. A casca da linhaça contém também vitamina E que evita o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

A melhor forma de ingestão dessa semente é passando-a num triturador ou liquidificar na função pulsar, que evita que a semente vire pó. A ingestão é melhor dessa forma do que inteira, pois sua casca é dura. Além de que, consumindo a linhaça inteira, não há garantia de que seus nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Triturando-a é mais garantida a sua absorção. O ideal é fazer e consumir logo em seguida para evitar a oxidação deste composto. Para guardá-lo é necessário mantê-lo no refrigerador e fora da luz.

As sementes podem ser misturadas a iogurtes, vitaminas variadas, sucos naturais, sopas, feijão, saladas e cereais ou ainda ser acrescentadas a massas de pães e bolos. O pó de linhaça pode também substituir o óleo utilizado nas receitas. Os benefícios foram descobertos, porém as quantidades de consumo por dia ainda estão sendo estudadas. Então, mesmo com todas essas qualidades, vale lembrar que o consumo em excesso não é o mais indicado. O recomendado hoje é uma colher de sopa ao dia. Uma pequena quantidade que já faz uma enorme diferença, beneficiando os sistemas imunológico, nervoso e digestivo.

Há muitos estudos que indicam o consumo da linhaça dourada durante a gravidez, em dose pequena, uma colher de sopa ao dia, para regular o intestino, e desenvolver o cérebro e a retina da criança. Estes estudos afirmam que os agentes antioxidantes da linhaça durante a gestação e a amamentação garantem ao bebê uma maior facilidade de compreensão, memorização e concentração.

Além de todos os benefícios já mencionados da semente de linhaça, ainda há estudos que confirmam que a farinha dessa semente ajuda a emagrecer, pois permanece bastante tempo no aparelho digestivo, evitando com que o organismo dê sinais de fome, isto é, diminuindo o apetite.


Rosana Fernandes

Título: Os benefícios da linhaça

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 2

792 

Imagem por: AlishaV

Comentários - Os benefícios da linhaça

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Imagem por: AlishaV

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios