Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > O que os carboidratos fazem por si!

O que os carboidratos fazem por si!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
O que os carboidratos fazem por si!

A vantagem principal dos hidratos de carbono é a energia facilmente obtida sob a forma de glucose. Quando comemos alimentos que contêm carboidratos, as enzimas digestivas na boca (saliva), o estômago e o intestino rapidamente dividem-nos em açúcares simples e, finalmente, em glicose. A glicose é então absorvida através das paredes do intestino para a corrente sanguínea, e, em seguida, distribuída pelas células e pelos músculos com a ajuda de insulina para utilização imediata, ou mantida como uma reserva de energia no fígado e nos músculos, na forma de glicogénio, ou armazenada como gordura corporal.

Embora a proteína nos dê tsmbém a glicose, leva muito mais tempo. Além disso, alguns tecidos (por exemplo, células do cérebro) dependem da glicose a partir de hidratos de carbono, e é por isso que um dos efeitos colaterais das dietas com baixo teor de carboidratos provoca uma redução na função cerebral. A facilidade e rapidez com que o corpo pode converter glicose a partir de hidratos de carbono simples em energia é ilustrada pelo facto de que os diabéticos que sofrem um episódio de hipoglicemia (níveis de glicose no sangue muito baixos), podem efetuar uma recuperação quase instantânea depois de comer um par de cubos de açúcar ou equivalente.




Quando o nosso corpo precisa de energia ele primeiro procura a glicose a partir de carboidratos. Se a glicose for insuficiente a partir de alimentos (por exemplo, porque a sua dieta tem baixo teor de carboidratos ou porque você tem distúrbios metabólicos que impedem o uso normal de glicose disponível), o corpo ajuda-se e serve-se da glicose armazenada como glicogénio no tecido adiposo. Se mais energia for necessária, o corpo em seguida queima a proteína dos tecidos e dos músculos.

Em suma, a disponibilidade de energia dos hidratos de carbono impede o organismo de usar o tecido muscular como combustível.

A fibra dietética pode ser classificada em dois tipos: insolúveis e solúveis. Ambos os tipos de fibras são constituídos por hidratos de carbono densosm polissacarídeos não digeríveis, cuja estrutura não pode ser convertida em glucose pelas enzimas digestivas humanas. Paradoxalmente, o indigestibilidade da fibra torna-se uma adição muito saudável para a nossa dieta diária.

A fibra insolúvel (por exemplo celulose, hemicelulose e lignina em plantas e grãos integrais) beneficia a digestão, estimulando o peristaltismo - os movimentos musculares que impulsionam o alimento ao longo do cólon. Sendo volumosa, a fibra permite que os músculos do cólon tenham uma melhor "aderência". O ponto é, se o alimento se move mais rapidamente através do intestino grosso, o risco de distúrbios digestivos (por exemplo a prisão de ventre, a diverticulite, o cancro do cólon) é reduzido.


Ruben Duarte

Título: O que os carboidratos fazem por si!

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 0

611 

Comentários - O que os carboidratos fazem por si!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios