Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > O que deve saber sobre a soja

O que deve saber sobre a soja

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 4
O que deve saber sobre a soja

A soja é uma leguminosa há muito tempo cultivada na Ásia, mais precisamente, a China Antiga. Esta leguminosa varia entre 60 centímetros e 1,5 metro de altura. É uma planta que se adapta, não a todos os climas, mas de um grande leque destes, nomeadamente, climas tropicais e subtropicais. Se quer plantar soja, saiba à partida que ela não pede nenhum tipo de solo especial.

Infelizmente, é uma planta que apanha muitos tipos de doenças, entre elas provocadas por gungos: antracnose (colletotrichum dematiun), cercosporiose (cercospora sojina), mancha púrpura (cercospora kikuchü), Míldio (peronosspora manshurica), rizoctoniose (rhizoctonia solani) e septoriose (septoria glycines). Doenças provocadas por bactérias: pústula bacteriana (xanthomonas phaseoli), crestamento bacteriano (pseudomonas glycinea) e fogo selvagem (pseudomonas tabaci).

Por fim, as doenças causadas por vírus: mosaico comum (vírus do mosaico comum) e vira-cabeça (vírus da necrose branca do fumo). A soja ainda tem que enfrentar outro inimigo, os nematoides (meloidogyne), que originam galhas nas raízes. Os sintomas são o amarelecimento das folhas e alargamento das folhas.

A nível nutricional, é um alimento rico em proteínas, fibras, isoflavonas, ácido fítico, saponinas, cálcio e fósforo. A quantidade diária recomendada de ingestão de soja é de 60 gramas. Tem um papel muito importante, recentemente descoberto, na prevenção do cancro de mama e da próstata. As fibras da soja permitem emagrecer.

Abaixo no nível de colesterol. Há pouco tempo, vimos a soja a entrar para a indústria da cosmética, sendo aplicada em cremes para a celulite, o anti envelhecimento e loções para tirar a maquilhagem. O seu principal fator para entrar nesta indústria foi as isoflavonas (elemento também presente na cenoura, batata e feijão), que diminua as agressões à pele. Também a proteína da soja ajuda a tratar cabelos quebradiços.

Quando falamos de soja, temos, obrigatoriamente, que falar do tofu (tipo de queijo feito de leite de soja), shoyu (molho de soja), leite de soja e óleo de soja. Para preparar a soja, deve fervê-la durante dois minutos. Depois esfregar os grãos até a cascar sair. Volte a colocar no lume durante 20 a 40 minutos. Para temperar, não há nada como o típico alho, louro e/ou sal.


Daniela Vicente

Título: O que deve saber sobre a soja

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 4

639 

Comentários - O que deve saber sobre a soja

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios