Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > O prazer de um crepe caseiro

O prazer de um crepe caseiro

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 1
O prazer de um crepe caseiro

A primeira vez que se ouviu falar de crepes foi no século I, pelo gastrónomo romano Apicius. Contudo os italianos dizem que esta doçaria apenas surgiu no Sec.V, quando os peregrinos francesas guiados pela fé dirigiram-se a Roma para a festa Della Canderala. Ao chegaram a Roma, o Papa Gelásio comovido pela fome destes, mandou abastecer a cozinha do palácio com ovos, farinha e leite.
Assim surgiram os crepes que posteriormente foram levados para França pelos próprios peregrinos.

Desta forma apareceram várias histórias e superstições relacionadas com os crepes. Umas delas consiste em levar o convidado a preparar o seu crepe, no qual tem que pedir um desejo antes de mandar o crepe ao ar, se este cair aberto e do lado certo o deseje realizasse, se não, o desejo só poderá ser novamente pedido no inverno seguinte.
É na Bretanha, uma península a noroeste de França onde esta prática é mais utilizada, acompanhada com uma bebida à base de maça.

Agora já não precisa de sair de casa para comer um crepe com os seus amigos, nos dias de hoje temos à disponibilidade de cada um as máquinas de crepes caseiras, que estão à venda em qualquer loja de eletrodomésticos. Estas máquinas são práticas e fáceis de usar.

Sugestão de um crepe com molho de chocolate

Massa
100 gr de farinha
30 gr de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 dl de Leite
1 ovo
Raspa de limão q.b.
Sal q.b.

Molho chocolate
150 gr de chocolate (tablete p/culinária)
1 colher de sopa de manteiga
2 dl de leite
2 colheres de mel

Preparação
Misture todos os ingredientes necessários para fazer a massa numa taça e mexa com uma vara de arames.
Deixe a massa repousar cerca de 20m e comece a preparar o molho de chocolate. Misture todos os ingredientes, leve ao lume brando e deixe ferver durante 5 minutos.
Depois de retirar a massa da máquina de fazer crepes, é só servir o crepe com o molho barrado. Pode acompanhar com uma bola de gelado.

Divirta-se ao mesmo tempo que coloca em prática a sua originalidade e crie os mais diversos tipos de crepes. Bom apetite!


Rua Direita

Título: O prazer de um crepe caseiro

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

801 

Imagem por: stu_spivack

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Sofia NunesSofia Nunes

    16-09-2012 às 17:17:29

    Desconhecia totalmente a antiguidade da invenção dos crepes, pensando-os uma inovação mais ou menos recente. Os crepes (mas também as panquecas, que confeciono quando disponho de menos tempo) são um dos meus pratos favoritos, confeccionando-os frequentemente à hora do lanche. Com chocolate, frutas ou simplesmente com açúcar e canela, os crepes suzette são uma refeição fácil e rápida de preparar. Gostei especialmente, nesta receita, da adição de mel ao molho de chocolate. Irei decerto experimentar!

    ¬ Responder

Comentários - O prazer de um crepe caseiro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: stu_spivack

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios