O poder das frutas
A quantidade mínima de consumo de frutas por pessoa deveria ser três, mas esse número, infelizmente, gira em torno de apenas uma por dia. Por serem ricas em fibras e vitaminas, quanto mais presentes as frutas estiverem em nosso dia a dia, mais ganhamos em qualidade de vida. Daí a importância de incluí-las sempre em nosso cardápio.
Segundo os nutricionistas as frutas podem servir de complemento as refeições principais ou, então, como alimentos intermediários entre o café da manha almoço e janta. No entanto, faz se um alerta importante especialmente para quem se preocupa em perder peso: elas devem ser consumidas alternadamente não várias de uma só vez, pois algumas delas possuem muitas calorias, com isso, o excesso pode prejudicar uma dieta equilibrar, ultrapassando a quantidade calórica recomendada. Descubra os benefícios que cada uma delas pode trazer para sua saúde.
Açaí – fortalece os ossos e protege do mal de Alzheimer. O consumo contribui para o aumento da massa óssea e, conseqüentemente, para a prevenção da osteoporose, pois ele é riquíssimo em cálcio. Outra de suas substancias é a antocianina, e antioxidante que ajuda a proteger contra o mal de Alzheimer, melhora a visão e também, a coordenação motora. Essa fruta deve ser consumida com moderação por quem deseja perder alguns quilinhos. Altamente calórica apenas 100 g de açaí contem cerca de 250 calorias.
Abacaxi – previne o intestino preso e protege o coração. Os altos índices de fibras desta fruta são os responsáveis pela sua fama de ótima para a prevenção de prisão de ventre, pois facilitam o transito intestinal. Além disso, ela contém boas quantidades de vitamina C, que atua contra os processos oxidativos que podem desencadear em males como aterosclerose, o entupimento das artérias e o surgimento de tumores. Estomago pesado prefira comer abacaxi em fatias de o eu tomar o suco dele.