Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > O Chocolate é afrodisíaco?

O Chocolate é afrodisíaco?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 4
Comentários: 10
O Chocolate é afrodisíaco?

Raro é aquele que não gosta de chocolate. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e velhotes. Todos o adoramos. Sacia-nos, preenche-nos, cura-nos o choro depressivo, alegra-nos, aconchega-nos, mas também pode engordar.

Alguns de nós, e devido ao consumo ativo de chocolate, tem conhecimento que este docinho cria vício (chocólatras). O Chocolate estimula a produção de serotonina (substância cerebral que estimula e melhora a autoestima e o humor), daí existirem indivíduos que necessitem de uma dose diária de chocolate.

Que o chocolate aconchega, todos concordamos, mas será que o chocolate é afrodisíaco?

Consta-se que um Rei Azeteca Moctezuma (Azetecas - civilização indígena; 1325-1521), tinha o hábito de consumir uma bebida à base de chocolate, momentos antes de se dirigir aos aposentos das suas mulheres, sendo relacionado com a Deusa da Fertilidade.

Também a Grécia Antiga batizou o chocolate de Theobroma que significa o alimento dos Deuses.

No chocolate encontramos várias substâncias como a cafeína, triptofano, teobromina e feniletilamina que podem estar relacionados com a ideia que o chocolate é afrodisíaco.

A cafeína como todos sabemos, é um estimulante e um excitante. O triptofano sugere ao cérebro a produção de serotonina que induz á sensação de prazer. A teobromina estimula todo o sistema nervoso e o músculo do coração. Por fim a feniletilamina tem a reputação de ser responsável pelos estados de bom humor, pela atração e excitação.

Ora se o chocolate é composto por substâncias que nos fazem entregar á alegria, excitação, à sensibilização e ao prazer, não podemos julgar de forma negativa as propriedades afrodisíacas do chocolate.

Seja chocolate amargo, negro, branco, de leite, com amêndoas, nozes ou recheio, o chocolate faz história e é associado muitas vezes a demonstrações de afeto e de carinho.

Uma caixa ou uma barra de chocolate pode ser comprada em vários locais, mas para quem queira dar asas à imaginação e provar que o chocolate pode contar várias histórias, existem no mercado vários produtos à base de chocolate que motivam e incitam a uma prova de cariz mais sensual que o consumo normal.

Claro que afrodisíaco será o perfume, o gosto, os gestos e o olhar de quem está ao nosso lado, mas o chocolate tem de facto características e componentes que nos desinibem.

Pode engordar ou estragar os dentes, mas que nos estimula também é uma verdade. Estimula-nos e delicia-nos. Aproveite e compre uma caixa de bombons à sua cara-metade. Vai ver que no final da caixa, o chocolate comido a dois terá com toda a certeza um sabor especial. Tirará a conclusão que cada vez que se lembrar de chocolate vai sorrir!


Carla Horta

Título: O Chocolate é afrodisíaco?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 4

777 

Imagem por: Darwin Bell

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 10 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 02:14:38

    Humm, chocolate é tudo de bom! É maravilhoso e quantos benefícios ele têm para nós. Penso que seja mesmo afrodisíaco, pois só de falar nele já sentimos essa sensação de alegria e vontade enorme de comer. Ele nos deixa mais felizes, alegres e com uma baita energia!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdriana dos Santos da Silva

    13-09-2012 às 22:58:03

    Acredito firmemente que o chocolate é afrodisíaco. Estimulam a sensação de prazer, alegria, dá novo ânimo, adoramos quando ganhamos uma caixa ou pode ser até um sonho de valsa, nossa como nos deixa felizes, de bem com a vida. Recomendo um pedaço de chocolate após o almoço todos os dias, você verá que lhe dará mais disposição de fazer as coisas, pois nos dá moleza não é verdade? Que tal um beijo de chocolate? Tchau!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    09-09-2012 às 14:26:27

    A pergunta impõe-se: Quem não gosta de chocolate? Eu adoro chocolate e como sempre que posso. Chega mesmo a ser um vício. Não faço ideia como vou livrar-me dele, pois o meu companheiro detesta ir às compras comigo. Demoro imenso a escolher qual o mais perfeito, aquele que se adequa ao meu dia: branco ou de leite, com amêndoas ou avelãs, 100 ou 150 gramas. Por vezes, nem os cereais de chocolate.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAmélia

    23-07-2012 às 12:12:57

    Sou cozinheira especializada em doces, há mais de 15 anos. Doces, sobremesas, bolos, enfim…. Doces são a minha especialidade. Como aceito opiniões e sugestões, os pedidos são muitos, até porque trabalho muito à base de encomendas. A minha experiencia permite-me que eu assegure que o chocolate é o maior dos pedidos que tenho.
    Independentemente do doce que queiram, a grande maioria das encomendas têm por base o chocolate.
    Brigadeiros, bolos, coberturas, recheios, o chocolate está sempre lá para que os outros saboreiem os meus docinhos. Quanto a mim… bem, eu provo de tudo, mas o vicio do chocolate existe mesmo e nada como molhar a pontinha do dedo no chocolate derretido.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa

    19-07-2012 às 12:46:38

    O chocolate é um dos piores alimentos para quem quer manter a linha. Chocolates sem açucares, de dieta, light, podem tentar inventar de tudo que a resposta será sempre a mesma. Chocolate engorda!
    Apesar desta certeza, uma coisa é certa. O chocolate já foi o meu verdadeiro companheiro em algumas situações. Sou a prova viva que o chocolate acalma o choro compulsivo (como diz a autora). Independentemente daquilo que faça com que isto resulte, o que acontece é que é mesmo verdade. Comer chocolate conforta-nos, seja em barra ou até mesmo num chocolate quente, aninhada no sofá num dia de frio.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAnabela Oliveira

    12-07-2012 às 11:38:25

    Pode ser um estimulante, ou até podem dizer que é um excitante, mas daí a dizerem que é afrodisíaco, é um exagero. Concordo que as características do chocolate possam causar alguma satisfação aos mais gulosos, mas não se pode cair em exageros. O vicio é uma questão de controlo e o estimulo pode ser encontrado noutros alimentos. As laranjas, por exemplo, são alimentos que também excitam. E são bem mais saudáveis.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEdite

    12-07-2012 às 11:38:04

    Com todos os componentes descritos, é perfeitamente normal que o chocolate possa ser considerado afrodisíaco. Apesar disso, temos de ter consciência que antes de mais, o chocolate é um excitante.
    Os meus filhos são híper-activos e se há coisa que não permito que comam é chocolate. Esta indicação é até muitas vezes dadas pelos médicos, que ao estudarem uma alimentação correta para as crianças híper ativas, os proíbem de consumir chocolate. Componentes como a teobromina e a cafeina tornam-nos ainda mais ativos.
    Apesar de todos estes cuidados, eu confesso que muitas são as vezes que me escondo para trincar uns quantos chocolates.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãotiao

    23-11-2011 às 17:32:47

    eu como e faz efeito na hora e otimo

    ¬ Responder
  • Marta ReisMarta Reis

    08-10-2009 às 10:35:14

    Nem sei o que diga, mas tenho de concordar com a Carla...cura todos os males, sem dúvida!!! Nunca tive dúvidas da sua capacidade afrodisíaca, mas agora já sei a explicação científica da coisa...isto explica tanta coisa =)

    Beijocas, minha escritora favorita!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarla Fonseca

    07-10-2009 às 17:54:21

    o chocolate é bom...!!! Cura todos os males...jokinha grande pa ti amiga ;)

    ¬ Responder

Comentários - O Chocolate é afrodisíaco?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Imagem por: Darwin Bell

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios