Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Nabo - Versátil e Nutritivo

Nabo - Versátil e Nutritivo

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Nabo - Versátil e Nutritivo

Hoje falaremos do nabo, uma planta versátil e de fácil cultivo, em qualquer terreno, nem que seja pobre ou ainda em vaso, poderá obter pelo menos as folhas que são surpreendentemente saborosas e úteis para a saúde humana.

Como todas as plantas ou pelo menos a sua grande maioria, o nado é constituído por raiz, folhas, flores e se esperarmos chegamos a obter fruto. De tudo isto a raiz e as folhas são o que é aproveitável para a culinária. Ambas as partes podem ser cozinhadas, ou podem ser também consumidas cruas, tudo depende do gosto da pessoa, este também em parte determinado pela cultura de cada povo.

Quanto à raiz, prima da batata no que diz respeito à culinária, pode substitui-la em quase todos os pratos, sento infinitamente menor o número de Kcal que debita (apenas dezasseis ao passo que a batata debita oitenta e nove), pode ser cozida, frita, feita em puré na sopa, enfim, um sem fim de possibilidades muito úteis para quem pretende perder peso, uma vez que favorece a queima de gorduras. A cabeça do nabo é rica em cálcio e fornece vitaminas A e C. Tem ainda propriedades antipiréticas pelo que ajuda a reduzir a febre, e desintoxicantes. As suas fibras solúveis ajudam no controlo do colesterol.

Quanto às folhas, podemos ainda utilizá-las de diversas formas, antes que floresçam chamam-se nabiças e são excelentes em sopa, sendo também utilizadas em alguns lugares em saladas. Depois de florescidas tomam o nome de grelos de nabo e podem ser utilizados cozidos ou cozinhados de outras formas, é uma questão de imaginação.

O seu valor nutricional é indiscutível, sendo uma mais valia em projetos de emagrecimento uma vez que têm apenas vinte e três Kcal em cada cem gramas (dezasseis quando cozidas). Oferecem-nos 84 mg de vitamina C enquanto a laranja apenas 57 mg. Estas folhas, tão saborosas quanto versáteis são armas poderosas contra a artrite reumatoide, a arteriosclerose e uma ajuda preciosa em problemas de cólon. São ricas em beta-caroteno que é um antioxidante e que se transforma através do nosso metabolismo em vitamina A.

A única questão adversa deste vegetal é para as pessoas que sofrem de hipotiróidismo, porque o tiocianato existente na folha do nabo pode impedir a fixação do iodo, pelo que devem ingerir iodo distanciado no tempo da ingestão desta planta afim de proporcionarem ao seu organismo as quantidades de iodo necessárias afim de evitarem o bócio.


Ana Sebastião

Título: Nabo - Versátil e Nutritivo

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 0

731 

Comentários - Nabo - Versátil e Nutritivo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Utilidades Domésticas
Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!\"Rua
O seguro desemprego é instituído pela Lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990 e que tem por finalidade prover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado sem justa causa. Foi sancionado pelo presidente da República do Brasil e também é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Este benefício é concedido a todo e qualquer trabalhador que foi dispensado apenas em regime de sem justa causa ou quando houver acordo judicial e o juiz autorizar o pagamento devido ao ex-trabalhador da empresa.

Sua duração é de 3(três) a 5(meses) de forma contínua e dependerá do tempo em que ficou empregado. O valor mensal é calculado conforme o que o trabalhador ganhava durante o período em que estava empregado.

Essa assistência financeira e temporária tem algumas regras, por isso, é muito importante conhecê-la antes mesmo de solicitá-la nos órgãos responsáveis.

Para ter direito ao benefício:


- Precisa ter a carteira devidamente assinada da empresa;
- Ter trabalhado durante 6 meses na empresa (no mínimo);
- Não ter recebido esse benefício no período de 16(dezesseis) meses ininterruptos;
- Ter sido dispensado sem justa causa.

Quem tem direito ao benefício:


- Os trabalhadores demitidos sem justa causa;
- O pescador artesanal; e
- O empregado doméstico, desde que o empregador esteja recolhendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Como solicitar – Passo a passo:


1) Dirija-se à qualquer Caixa Econômica Federal ou ao M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) da sua cidade munidos dos seguintes documentos:
- Rescisão contratual, carteira de trabalho devidamente dado baixa com a data de saída e assinada e carimbada pela empresa, as duas vias do seguro desemprego preenchido e fornecido pela empresa, cartão do PIS/PASEP ou o cartão cidadão, extrato do recebimento do pagamento do FGTS, comprovante de residência e os últimos 3 (três) contra-cheques;
2) Entregue todos esses documentos ao atendente. Eles vão fornecer o protocolo de entrada do seguro desemprego, vão lhe dizer quantas parcelas você tem direito e a data que você receberá a primeira (30 dias).

Bem, apenas isso e agora é só esperar para o recebimento do pagamento das parcelas. Para consultar, acesse este link: http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf
Digite com seu número de PIS/PASEP e logo abaixo com o código no visor e clique em consultar. Vai abrir outra tela com as informações das parcelas.

Pesquisar mais textos:

Briana Alves

Título:Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Autor:Briana Alves(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios