Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Menu para o coração

Menu para o coração

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Menu para o coração

O mês de Maio é chamado o mês do coração, por isso devemos estar mais atentos a ele e em especial à alimentação ideal para o proteger. Ela é, segundo a opinião de nutricionistas, uma arma poderosa para proteger a saúde cardiovascular.

Os bons hábitos alimentares devem ser seguidos durante todo o ano, pois somos cada vez mais sedentários, gastamos menos calorias e sofremos de stress. Os factores de risco ,tais como tabagismo, hipertensão, obesidade e diabetes potenciam os problemas cardiovasculares. Por outro lado o sal em excesso ou demasiadas gorduras saturadas, sobem os níveis de colestrol. Então para preservar a saúde do órgão mais delicado que temos, devemos tornar a dieta, uma aliada do coração.

Os alimentos de origem vegetal são imprescindíveis à mesa, como por exemplo, os legumes e hortaliças.

A sopa é realmente o ideal para a saúde cardiovascular, devendo estar sempre incluida ao almoço e jantar, quanto ao prato principal o melhor é divi-lo ao meio, ou seja de um lado os legumes e do outro o arroz ou batatas e um pouco de carne ou peixe.

No que diz respeito a sobremesas o priviléfgio vai para as frutas, que fornecem as vitaminas, açucar natural e fibras. A água é a melhor bebida e deve ser de cerca de um litro e meio ou dois por dia. Para quem gosta de vinho também faz bem ao coração, mas apenas um copo.

É ainda importante não estar mais de três horas sem comer para ter menos fome e escolher alimentos mais saudáveis. Deve fazer-se uma refeição intermédia para que o apetite não seja exagerado.

O modo de confecionar os alimentos é também de suma importância. Para manterem o sabor devem ser cozidos a temperaturas baixas ou a vapor, assar ou grelhar.

Deve incluir-se limão nos molhos e grelhados porque retira as gorduras, tal como as frutas neutralizam os efeitos menos benéficos dos grelhados. Nunca se deve deixar queimar os assados ou grelhados pois é altamente prejudicial.
Consumir alimentos salgados, ou enchidos não é nada benéfico, tal como pratos pré-confecionados.

Em vez do sal é melhor colocar mais especiarias ou ervas aromáticas(coentros, salsa e mangericão, gengibre, orégãos ou cravinho.

Na hora das compras deve optar-se por carnes magras e brancas, leite magro ou meio gordo, yogurtes, pão de mistura ou com sementes e cereais. Estes são ricos em fibras e fazem muito bem, libertando as artérias de gorduras.

Se tiverms o cuidado de seguir estes conselhos, reduzir o consumo de sal e não fumar, o coração agradece e dura mais tempo.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Menu para o coração

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

608 

Comentários - Menu para o coração

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios