Menu para o coração
Os bons hábitos alimentares devem ser seguidos durante todo o ano, pois somos cada vez mais sedentários, gastamos menos calorias e sofremos de stress. Os factores de risco ,tais como tabagismo, hipertensão, obesidade e diabetes potenciam os problemas cardiovasculares. Por outro lado o sal em excesso ou demasiadas gorduras saturadas, sobem os níveis de colestrol. Então para preservar a saúde do órgão mais delicado que temos, devemos tornar a dieta, uma aliada do coração.
Os alimentos de origem vegetal são imprescindíveis à mesa, como por exemplo, os legumes e hortaliças.
A sopa é realmente o ideal para a saúde cardiovascular, devendo estar sempre incluida ao almoço e jantar, quanto ao prato principal o melhor é divi-lo ao meio, ou seja de um lado os legumes e do outro o arroz ou batatas e um pouco de carne ou peixe.
No que diz respeito a sobremesas o priviléfgio vai para as frutas, que fornecem as vitaminas, açucar natural e fibras. A água é a melhor bebida e deve ser de cerca de um litro e meio ou dois por dia. Para quem gosta de vinho também faz bem ao coração, mas apenas um copo.
É ainda importante não estar mais de três horas sem comer para ter menos fome e escolher alimentos mais saudáveis. Deve fazer-se uma refeição intermédia para que o apetite não seja exagerado.
Deve incluir-se limão nos molhos e grelhados porque retira as gorduras, tal como as frutas neutralizam os efeitos menos benéficos dos grelhados. Nunca se deve deixar queimar os assados ou grelhados pois é altamente prejudicial.
Consumir alimentos salgados, ou enchidos não é nada benéfico, tal como pratos pré-confecionados.
Em vez do sal é melhor colocar mais especiarias ou ervas aromáticas(coentros, salsa e mangericão, gengibre, orégãos ou cravinho.
Na hora das compras deve optar-se por carnes magras e brancas, leite magro ou meio gordo, yogurtes, pão de mistura ou com sementes e cereais. Estes são ricos em fibras e fazem muito bem, libertando as artérias de gorduras.
Se tiverms o cuidado de seguir estes conselhos, reduzir o consumo de sal e não fumar, o coração agradece e dura mais tempo.