Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Intolerância e alergia alimentares

Intolerância e alergia alimentares

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 32
Comentários: 15
Intolerância e alergia alimentares

Por vezes, ao ingerirmos determinado tipo de alimentos, acabamos por desenvolver reações menos agradáveis que não sabemos como apelidar. De facto, embora possam apresentar sintomas idênticos e sejam frequentemente confundidas, a intolerância alimentar e a alergia são coisas distintas.

Dizem os estudiosos que 50 por cento das alergias (em geral) se declaram através de urticária, asma ou diarreia, conforme o fenómeno alérgico ocorra na pele, na árvore respiratória ou no intestino.

Nas alergias alimentares verifica-se uma reação de hipersensibilidade, em que o sistema imunitário fabrica anticorpos contra certos alimentos, como se estes representassem um perigo iminente. Esta reação punge os mastócitos (células do sistema nervoso) a soltar histamina, o que desencadeia a alergia. Porém, as alergias também podem ser despoletadas por razões de âmbito genético, alimentar ou por doenças infeciosas. Alguns dos alimentos que mais comummente provocam alergias são: trigo, nozes, tomate, ovo, leite de vaca, banana, amendoim, marisco, cacau, moluscos e carne de porco. Quando a pessoa é alérgica a um destes alimentos, ou outro, começa a sentir as reações nas horas seguintes à respetiva ingestão.

No que se refere às intolerâncias alimentares, não existe envolvimento de anticorpos. Os componentes e os aditivos dos alimentos agem diretamente sobre os mastócitos. Exemplos de alimentos que mais frequentemente ocasionam intolerâncias alimentares são: trigo, chocolate, canela, atum, vinho, couve fermentada, peixe, marisco, bacalhau, ovos, banana, tomate, queijo, arenque, morango, pimenta, cavala, ananás. Alguns aditivos, que podem ser consultados nos rótulos das embalagens, também podem estar associados a este facto. A saber: corantes (E102, E107, E110, E112, E122, E123, E124; E151), aromatizantes (como a baunilha, o cravinho, o mentol, o alcaçuz e a canela), conservantes (E200, E203, E210, E219) e antioxidantes (E311, E320, E321). De salientar que as intolerâncias alimentares podem estar ligadas à ausência de enzimas, como a lactase, que digere a lactose do leite. No caso de haver intolerância à lactose, devem evitar-se o leite e derivados, mas igualmente produtos como os cubos de caldos de carne, de cuja composição faz parte a lactose.

Existem ainda intolerâncias alimentares por reações farmacológicas. É o que sucede com as aminas dos alimentos que possuem nitrogénio: chocolate, chá, café, colas.

Atualmente, já é exequível aferir acerca da própria intolerância aos alimentos. Ante situações de desarranjos gastrointestinais e/ou reações dermatológicas (acne, eczema) pode fazer-se o teste de intolerância alimentar. Ao identificar a presença de anticorpos IgH contra proteínas de alimentos distintos, este teste vai sentenciar que alimentos passam a estar interditos na dieta de quem se lhes revela, deste modo, intolerante.


Maria Bijóias

Título: Intolerância e alergia alimentares

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 32

761 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 15 )    recentes

  • Karina

    12-04-2013 às 11:12:28

    Boa tarde, gostaria de saber se existe algum tipo de intolerancia a acerola...o fato é que toda vez que experimento um suco ou a propria fruta, passo mal muito..dores abdominais e muitas das vezes vomito...ja fiz testes varias vezes, pois a primeira vez achei que podia ser tudo menos a acerola, mas na segunda, terceira e outras que me senti mal foi quando a consumi...queria muito saber...

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdriana dos Santos da Silva

    13-09-2012 às 22:55:19

    As pessoas sentem alergias de diversas fontes. Umas sentem mais, outras menos. Mas afinal, porque certos alimentos nos dão alergias? O camarão, por exemplo, em algumas pessoas que conheço dá uma coceira na garganta sem tamanho. Ficam empoladas e não podem de nenhuma forma ingeri-la em sua alimentação. É uma pena porque é tão bom provar o camarão. Existem aqueles também que produzem enxaquecas como a colega colocou acima no seu texto tão bem expresso.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    09-09-2012 às 13:47:37

    Como eu, muitas outras pessoas desconfiam que sofrem de diversas intolerâncias alimentares. Devíamos todos fazer um teste de intolerância alimentar, contudo, e falo por mim, parece que o tempo passa e nunca estamos com tempo para irmos ser picadas por diversas agulhas. O seu texto está mesmo muito interessante e apelativo, pois é um tema que toca a todos. Quem não tem reacções alérgicas? Eu sou alérgica a um medicamento muito conhecido para dores musculares.

    ¬ Responder
  • edineia ferreira dos santos

    25-07-2012 às 19:09:31

    ola, meu filho tem 5 anos tem lergia a ovos leite amendoim peixe conservantes salsicha etc.... sera que isso vai ate na fase adulta ate hoje o leite neocate que fazer

    ¬ Responder
  • andreandre

    31-08-2011 às 01:00:14

    ola!toda vez que como carne de porco apareçe manchas vermelhas no meu corpo e cóssa muito. como pósso resistir uma bisteca ou uma custelinha assada se me faz mal? o que tomar para sarar?

    ¬ Responder
  • gilberto aparecido dos ssantosgilberto aparecido dos ssantos

    17-05-2011 às 18:28:15

    Meus Deus! O que se pode comer então? Ou ao menos quais alimentos podem substituir estes viloes de nos coitado alergicos? Grato Gilberto

    ¬ Responder
  • Desentupidora de Esgotos (11) 4253-2687andreia cleide marinho

    14-06-2010 às 21:28:16

    ha aproximadamente 3 semanas comecei c uma irritaçao na garganta dores pelo corpo e corize ja tomei antialergicos,antibioticos,higienizo as narinas c soro e nada tem dado resultados.Será que tenho algum tipo de intolerancia?

    ¬ Responder
  • Alberto Costaadriane cristina lotti

    04-06-2010 às 01:08:46

    ja tive alergia muito forte quando adolecente agora começou denovo na epoca os medicos chegaram a conclusao que era do frio . que tipo de profisional eu procuro primeiro um clinico geral . gostaria de uma respota obrigado

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãovera Lucia 2006-11- 06 15:00

    11-03-2010 às 19:39:34

    Olá, sou alergica ao gluten componente que tem no trigo, descobri já faz tres anos, quase morri pois não achava o que eu tinha, fui em muitos médicos, fazia tudo o que mandavam , cheguei a pesar 34 quilos , hoje já estou normal peso 58, mas passei um mal bocado, foi atraves de uma endoscopia que descobri, agradeço muito ao pessoal da Gastroclinica.

    ¬ Responder
  • Nilda pereira da silvaNilda pereira da silva

    24-12-2009 às 00:01:57

    minha filha tem intolerancia a lactose e alergia a proteina do leite,o organismo dela não aceitou o leite de vaca,cabra e soja .quando ingere algum alimento que contenha leite; seja um simples biscoito fica tosssindo,toda inchada e cianotica.ela tem cinco anos e fica dificil comprar alimentos ja que em quase todos tem leite.o que fazer pra diminuir essas reações alergicas?

    ¬ Responder
  • franfran

    08-11-2009 às 20:41:11

    Olá, quando me alimento com acerola (suco, vitamina), meu corpo principalmente minhas mãos começam a ter inchação e muito formigamento. Ja cheguei a ter ate dormencia no braço. Estou desesperado. Como faço pra ficar bom? Existe algum remedio que posso tomar e ter resultado imediato ou o tratamento e demorado. Agradeço Franço

    ¬ Responder
  • nidraelenidraele

    04-10-2009 às 17:31:46

    gostaria de saber o que tem no tomate que causa alergia.

    ¬ Responder
  • carinacarina

    02-10-2009 às 17:42:21

    queria saber a razao da intolerancia a banana de que é composta para provocar manchas na pele e inchaço... obrigada

    ¬ Responder
  • Mara RéginaMara Régina

    28-08-2009 às 16:05:24

    olá...quero descobrir qual é o composto em comum do trigo e chocolate que causa intolerância a esses alimentos!
    a reação fisiológica é irritação na garganta...
    Obrigado, tenha um bom dia!

    ¬ Responder
  • FranciscaFrancisca

    31-07-2009 às 22:29:56

    Olá, estou neste momente em crise de alergia , pois tenho quando alimento-me de peixe , não são todos os tipos de peixes, estou mal , moro em um lugar muito longe de uma assistência médica boa , posso contar com sua ajuda . agradeço Fran

    ¬ Responder

Comentários - Intolerância e alergia alimentares

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Viagens
Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco\"Rua
Não é novidade para ninguém que o Brasil está passando por uma séria crise econômica e política. Atrelado a isso, a elevação do dólar nos últimos meses tem contribuído para a queda considerável no número de viagens internacionais. Para os amantes de viagens, também chamados travelholics, a crise não é um motivo para adiar aquela viagem tão esperada.
Nesse post você terá dicas de como superar esse momento e realizar seu sonho de uma forma mais econômica, sem precisar de guias turísticos, que encarecem ainda mais a viagem.

Dica 1) Planeje sua viagem com antecedência.
Provavelmente a maioria já ouviu falar disso, mas é a pura verdade. Programar a viagem é o primeiro passo para uma estadia tranquila e bem mais barata. Escolher o destino, a época do ano e com quem ir é o começo de tudo. As passagens aéreas costumam ter preços promocionais quando comprada com antecedência e você poderá escolher melhor onde passará as noites.

Dica 2) Pesquise os preços das passagens diariamente.
Se o destino já está definido, comece a buscar as passagens já. Os preços costumam variar diariamente, e sim, podem cair ou subir absurdamente de um dia para o outro. Eu super indico o Google Voos como busca de passagem. Ele apresenta os valores e os horários das mais variadas companhias aéreas e no final, te redireciona para o site da empresa sem te cobrar nenhuma taxa por isso. Além disso, ter em mente a opção de flexibilizar as datas pode te possibilitar um bom desconto no final. Você e o seu vizinho de assento podem estar indo pro mesmo destino, mas pagando valores completamente diferentes.

Dica 3) Use e abuse do Google Maps para escolher a região de hospedagem.
O Google Maps é uma opção de busca com mil e uma utilidades. Depois de escolhida a cidade, pesquise a localização dos principais pontos turísticos que são do seu interesse. Há várias ferramentas para busca de hotéis e pontos turísticos no site. Se você vai depender de transporte público ou ''viação pé'' para conhecer a cidade, uma boa dica para economizar tempo e dinheiro é ficar na região cultural da cidade. Você poderá pagar um pouco mais caro na estadia, mas economizará em outros quesitos.

Dica 4) Utilize os sites de busca de hotéis para fazer as reservas.
Depois de muito pesquisar, descobri que organizar a viagem por conta própria pode sair até pela metade do preço do que seria através de uma agência de viagem. Existem muitos sites de hotéis, mas é bom pesquisar sua credibilidade em fóruns e sites de reclamação. Minha sugestão é o Booking.com, há anos no mercado com milhões de clientes, ele é reconhecido pela sua transparência e grande assistência àqueles que precisaram resolver algum problema. Utilizando as datas de entrada e saída, e os filtros como valor máximo da diária e número de estrelas, você encontra o melhor hotel pro seu gosto e seu bolso.

Dica 5) Seguro Viagem
É imprescindível a contratação de um seguro viagem se você está indo para o exterior. Dependendo do país, uma diária no hospital pode sair mais cara que toda a viagem. Sem falar que em caso de extravio de bagagem e algum problema mais grave com um parente próximo no país de origem, além de outras questões, o seguro tem a cobertura específica. Não se deixe levar pelos pequenos preços. Procure aqueles conhecidos mundialmente e, de preferência, utilizado por algum conhecido. Quanto mais detalhado for, melhor.

Dica 6) Curta a pré-viagem pesquisando
O período antes da viagem é tão gostoso quanto ela, propriamente dita. Aproveite para pesquisar sobre os locais do seu interesse, restaurantes, lojas e principalmente transporte. Hoje, já existe taxímetro online em grandes metrópoles, onde você pode fazer um cálculo estimado da corrida de um lugar a outro. Como o nosso objetivo é a economia, são muitas as alternativas de transporte. Além do bom e velho ônibus, as vans compartilhadas do aeroporto para o hotel podem sair bem mais em conta que o táxi. Para quem for ficar poucos dias em uma grande cidade, os ônibus vermelhos de dois andares, conhecidos por Hop On Hop Off, dão uma geral na cidade, passando pelos principais pontos e possibilitando ao turista parar onde quiser, e esperar pelo próximo nos pontos indicados. Existem ticktes de 24, 48 e 72 horas ilimitado, a partir do momento do primeiro uso.

Pesquisar mais textos:

Letícia Spínola Flávio

Título:Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Autor:Letícia Spínola Flávio(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Adriana SantosAdriana Santos

    10-11-2015 às 21:16:50

    Gostei das dicas! Valeu!
    Realmente, as pessoas que amam viajar encontram diversas formas, nem que seja um lugar próximo a sua cidade!

    Abraços!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios