Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Intolerância alimentar

Intolerância alimentar

Categoria: Alimentação
Visitas: 2
Comentários: 7
Intolerância alimentar

Há muita gente que sofre de incómodos desagradáveis após ingerir determinados alimentos. Mas, muitas vezes nem sabem que sofrem de intolerãncia alimentar, relativamente a certos alimentos.

Sintomas como enxaquecas, celulite e problemas digestivos, estão normalmente associados a essa patologia.

Normalmente os sintomas da intolerãncia estão associados àqueles problemas que não têm razão aparente, como por exemplo barriga inchada, problemas gastro-intestinais, dermatológicos ou obesidade.

Estes problemas têm a ver com o processo enzimático responsável pela absorção dos nutrientes dos alimentos. Quando estas não estão a funcionar a cem por cento, geram algumas reações adversas ao organismo, daí o desconforto e os incómodos que lhe estão associados.

Para saber quais os alimentos que provocam os sintomas pode fazer-se um
teste diagnóstico rápido, chamado teste da intolerãncia alimentar , feito por meio de uma técnica de biofeedbacke, através da qual são enviadaos estímulos ao cérebro, via dois meridianos na ponta de dois polegares, e na consequente quantificação de energia dos respetivos alimentos. São analisados no teste 520 alimentos, que estão representados no gráfico, em três cores, como o verde, vermelho e cinzento.

Considera-se intolerâncias altas, as que estão abaixo dos -90.
Quando isso acontece deve retirar-se imediatamente os grupos de alimentos, da dieta alimentar.

No caso de a pessoa ser intolerante a vários alimentos, convêm retirá-los gradualmente da sua alimentação.

Normalmente os maiores culpados das intolerâncias alimentares são os cereais, como pão e farinha, que provocam tensão abdominal. Este sintoma desaparece se ele for abolido da alimentação. Deste modo os mais provocadores são a lactose, os laticínios, o trigo e os cogumelos, frutos secos e a carne vermelha.

Quando surgem os problemas alimentares o melhor é consultar um nutricionista, antes de provocar uma inflamação crónica, que consequentemente pode dar origem a retensão de líquidos.
A absorção deficiente pode ainda gerar reações a nível da pele, problemas de digestão, diarreia e vómitos.

O melhor para evitar estas intolerâncias é fazer-se uma alimentação variada, pois a muita repetição é que as provoca.

Assim, para quem tem tendência a repetir os mesmos alimentos, deve variar mais, nos legumes, nas frutas, na carne e no peixe.

A substituição por outros alimentos como soja, vegetais ou beterraba é sempre uma boa opção.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Intolerância alimentar

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

707 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 04:06:38

    É importante saber as razões dessa intolerância alimentar. Às vezes, não é nada, apenas uma mudança de região, costumes em que não estava acostumada antes, enfim...beber água é muito bom para se hidratar!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    16-09-2012 às 12:25:28

    há muita gente que não sabe que é intolerante a certos alimentos. eu gostava de saber os alimentos a que sou intolerante. mas como podemos associar enxaqueca e celulite à intolerância alimentar? são dois sintomas muitos comuns, que pode ocorrer a qualquer pessoa. deixa-me mais descansada ao saber que os mais habituais são os lacticínios, pois não consumo. a substituição por alimentos como a beterraba é um processo doloroso para quem gosta de alimentos deliciosos.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa Maria Gil

    19-07-2012 às 12:59:10

    Comer em demasia às refeições não é nada saudável, sobretudo se a refeição for demasiado gordurosa ou com fritos. Estes devem ser sempre substituidos por cozidos ou grelhados e o mais variados possível. Se as refeições forem leves e variadas não provoca o famoso enfartamento e suas consequências altamente nefastas.
    Para verificar a intolerância do organismo a um dado alimento, o ideal é experimentar um pouco de vários, a fim de testar se tem efeitos desagradáveis. No caso de provocar sintomas digestivos ou desconforto, deve imediatamente colocar-se de lado e substituir por outros. A repetição diária deles pode desencadear os sintomas de intolerância.
    No caso de se verificar intolerância a algum alimento que está presente na nossa ementa diária, devemos dirigir-nos a um nutricionista, a fim de testar vários grupos de alimentos, que ingerimos com frequência.
    Se algum os alguns deles forem os responsáveis pelos incómodos deve ser banido da alimentação e substituido por outro.
    Sofre de intolerãncia alimentar?. Um teste rápido revela que grupos de alimentos deve evitar e que pode ser a chave para ultrapassar enxaquecas, celulite e problemas digestivos.
    Sabia que as intolerâncias alimentares podem estar na origem daqueles sintomas que não têm razão aparente e com os quais convive diáriamente, como barriga inxada, problemas gastro-intestinais e dermatológicos e até celulite?.
    As pessoas têm muita tendência a repetir muito os alimentos e, por mais saudáveis que sejam, podem criar as célebres intolerâncias, alertam os especialistas em nutrição. Tende-se a fazer a mesma base de sopa, mas com a qiuantidade de legumes que temos podemos variar, só é preciso mais imaginação. O ideal é fazer uma dieta personalizada e não se comer apenas carne ou peixe.
    Simples e rápido de fazer, o teste de intolerância alimentar Pronutri é feito por meio de uma técnica de biofeedback, através do qual são enviados estímulos ao cérebro, via dois meridianos na ponta dos dois polegares, e na consequente quantificação de energia de cada alimento.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Gil

    10-07-2012 às 12:46:19

    As dietas com demasiados hidratos de carbono e gorduras, sobrecarregam o aparelho digestivo, provocando sintomas bastante desagradáveis. No sentido de se evitar o problema convêm variar de alimentos todos os dias para o organismo se tornar mais tolerante.
    Comer pequenas doses de vegetais e frutas, carne branca ou peixe, em pequenas porções é o ideal para a intolerância alimentar.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSophia

    09-07-2012 às 11:49:29

    Eu tive que abolir os cereais da minha dieta pois estava a ficar com grave intolerância a estes géneros alimentícios.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDavid Pereira

    09-07-2012 às 11:47:54

    Eu ando a já algum tempo com desconforto intestinal, será que tenho alguma intolerância?
    Onde me devo dirigir para fazer os teste que falou?

    ¬ Responder
  • Pedro gil FerreiraPedro gil Ferreira

    10-07-2012 às 13:08:29

    Deve fazer num especialista em Nutrição.

    ¬ Responder

Comentários - Intolerância alimentar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios