Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Hábitos saudáveis

Hábitos saudáveis

Categoria: Alimentação
Comentários: 2
Hábitos saudáveis

Em tempos de crise, há muita gente que pensa que, para poupar, tem de começar a recorrer a batatas fritas, massas e hambúrgueres. A ideia de que a alimentação saudável é mais cara não passa de um mito. Na prática, é perfeitamente viável comer bem, na verdadeira acepção da palavra, gastando o mínimo. Para tal, basta saber o que comprar e como comprar.

A primeira iniciativa de alguém que pretende economizar e, simultaneamente, velar pela sua saúde, é evitar as refeições diárias fora de casa. Pois é, a moda da marmita voltou! E, pelo menos, sabe-se o que se está a ingerir… poupando dinheiro e uns preciosos minutos, que podem ser empregues numa mini-sesta após a refeição. Tomar o pequeno-almoço em casa, por exemplo, defende a pessoa da tentação de doces e folhados, dotados de enormes quantidades de açúcar e gordura prejudicial, para além de representar uma poupança considerável, que pode chegar aos 45 euros por mês!... O mesmo se aplica aos lanches.

No supermercado, optar pelas marcas brancas, actualmente designadas de marcas próprias, cuja qualidade é bastante equiparada, e em alguns casos, superior, à das grandes marcas, contribui para amealhar uns quantos trocos em cada deslocação. Trata-se de privilegiar a real categoria dos produtos, em detrimento de um certo design e, eventualmente, status social sugerido pela publicidade, vulgarmente agressiva.

Por outro lado, as carnes brancas são, regra geral, mais baratas, sobretudo as aves inteiras. O peixe congelado também sai mais em conta e oferece maior segurança ao consumidor do que o peixe fresco (desde, é claro, que congelado nas condições ideais, uma vez que a congelação mantém as características apresentadas pelos alimentos antes do processo).

Paralelamente, os nutricionistas afirmam que não é necessário comer carne e peixe todos os dias, e que, comendo, não são precisas grandes porções. É possível optar, duas ou três vezes por semana, por outras fontes proteicas de excelência, como os ovos e as leguminosas, que têm um custo mais reduzido.

Outra maneira de salvaguardar uns euros nas idas ao supermercado é escolher a fruta e os vegetais da época, que, sendo mais acessíveis, acabam por ser, igualmente, mais naturais e ter melhor paladar. Há que lembrar que o respeito pela sazonalidade dos alimentos constituiu uma premissa básica para se seguir uma dieta alimentar equilibrada e saudável.

Finalmente, as feiras e os mercados são espaços onde é provável encontrar frescos a preços mais vantajosos, havendo ainda a possibilidade de se trazer raminhos de salsa, coentros, hortelã ou outras ervas aromáticas, sem pagar nada.

Como diz o povo, «no poupar é que está o ganho». Esta máxima assume particular legitimidade quando se poupa capital, e, acima de tudo, a saúde!



Maria Bijóias

Título: Hábitos saudáveis

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

637 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAna Beatriz

    15-02-2012 às 15:56:49

    Eu acho que na Alimentação Saudável não é comer muitos fritos nem muitos cozidos é apenas variar na alimentação com comer arroz, carne, peixe, massa e muitas coisas da roda dos alimentos e na bebida devemos beber muita agua. E se comemos todos esses alimentos ficamos ainda mais fortes e conseguimos combater contra as doenças como a Gripe A

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMarcia

    14-08-2009 às 11:23:49

    Também sou da opinião que no poupar está o ganho..Mas comer no restaurante sabe sempre bem..E hoje em dias as marcas brancas acabam por nem ser tão baratas..

    ¬ Responder

Comentários - Hábitos saudáveis

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios