Ganso assado
Os ingredientes a utilizar são fáceis de encontrar e o preço acessível. Não se dispensam nesta ementa ameixas secas, maçãs, pão de mistura, natas, pimenta e geleia de maçã. Coisas que se podem ter quase sempre em casa:
- 1 ganso preparado com cerca de 5 kg;
Para o recheio:
- 250g de ameixas secas demolhadas e sem caroço;
- 500g de maçãs;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 4-5 colheres de sopa de pão esfarelado;
- 0,2 dl de conhaque e canela.
Para o molho:
- 4 colheres de sopa de natas;
- 1-2 colheres de sopa de farinha; - 2-3 colheres de sopa de geleia de maçã, sal e pimenta preta.
Em primeiro deve lavar-se o ganso e secar. Em seguida temperar só com sal por dentro. Misturar as ameixas secas, escorridas, as maçãs descascadas, descaroçadas e cortadas aos cubos, açúcar, o conhaque, a canela, e o pão. Depois deve rechear-se o ganso com esta mistura e coser com a abertura e colocá-lo na grade do forno.
Por baixo deve colocar-se um tabuleiro com 3 chávenas de água e uma maçã cortada aos quartos. Em seguida leva-se a assar em forno quente (200 graus) previamente aquecido durante 2-3 horas e rega-se de vez em quando com o molho.
Passado 1 hora e 30 minutos da assa dura, deve picar-se a pele do ganso com um garfo para sair a gordura. Quando o ganso estiver pronto, deve pincelar-se com água fria temperada com sal, aumentar a temperatura do forno para 250 graus e deixa-se tostar durante 10 minutos.
Finalmente junta-se um pouco de água ao molho e leva-se ao lume com as natas, a farinha e a geleia de maçã. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se a ferver durante 10 minutos. Tiram-se os fios com que se coseu o ganso e coloca-se numa travessa.
Esta fantástica ementa exige uma mesa bem cuidada e decorada de preferência com uns castiçais com velas.