Feijão Tropeiro - Prato típico brasileiro
Seu modo de preparo é até hoje preservado em grande parte das cidades mineiras. Até os restaurantes mais requintados de Minas Gerais, preferem cozinhar nos fogões à lenha, em grandes panelas de ferro, o que parece revelar o segredo de seu inigualável sabor. Durante o período colonial, no chamado “ciclo do ouro”, cavaleiros organizados em “tropas”, assim chamadas, eram encarregados de levar o ouro retirado das minas, até a capital do pais onde este seria comercializado. Durante essas viagens, em suas paradas para descansar e se alimentarem, preparavam o seu almoço, que consistia nos poucos ingredientes que traziam. Eram na sua maioria, feijão, lingüiça, torresmos, e farinha de mandioca. O tempero era basicamente o sal, a cebola e o alho. E foi dessa maneira que nasceu o Feijão Tropeiro.
Hoje é um prato que não pode faltar em qualquer restaurante mineiro. Sua simplicidade de preparo não deixa escapar o sabor que encanta a todos que um dia degustaram essa iguaria do cardápio mineiro. Uma receita simples e de fácil preparo, mas que encanta qualquer um que ousar desfrutar de um dos pratos mais típicos da cozinha mineira.
Ingredientes:
- 1 kg de feijão fradinho
- 5 ovos
- 2 dentes de alho
- 1 cebola pequena
- 1 pimentão verde
- 1 maço de cheiro-verde
- 3 maços de couve
- 250 gramas de toucinho
- 250 gramas de lingüiça fresca picada ou mais se desejar (cuidado para não exagerar).
- Farinha de mandioca
Modo de preparo:
Cozinhe o feijão e deixe este reservado. Cozinhe os ovos e corte-os em cubinhos. Em uma panela, frite a lingüiça e o toucinho em pedaços pequenos para fazer os torresmos. Quando estiverem prontos, retire-os e deixe de lado. Na mesma panela refogue o alho, a cebola e em seguida coloque o pimentão e o cheiro-verde. Acrescente o feijão. Corte a couve bem fininha e junte ao feijão. Coloque também os ovos a lingüiça e os torresmos. Agora com todo cuidado e mexendo sempre, vá colocando aos poucos a farinha de mandioca. O ideal é que tome a consistência de uma leve farofa. Está pronto o seu feijão tropeiro, como era preparado antigamente nos acampamentos. Pode ser servido com arroz branco e carnes assadas, ou como sua imaginação mandar.
Comentários ( 7 ) recentes
- Sophia
15-06-2014 às 04:08:23Já experimentei o feijão tropeiro e é delicioso! Quem puder, experimente que vai gostar muuuitoooo!
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - Daniela Vicente
16-09-2012 às 12:30:04nunca tinha ouvido falar do feijão topeiro, mas já ouvi falar do famoso feijão preto, que é óptimo a acompanhar um prato de picanha. desconhecia a origem da cozinha brasileira na exploração mineira. parece-me uma história muito bonita. pode até ser muito bom, mas eu fico-me pelo feijão preto mesmo. muito saboroso. parabéns pelo seu texto, está muito interessante e nunca tinha lido nada sobre este tema. é isso que pretendemos, ler sempre novidades.
¬ Responder - janessa
02-09-2010 às 11:41:03d++ essa receita
¬ Responder - daniely
27-08-2010 às 03:50:06eu adoro este prato,minha mae e mineira,e faz maravilhas de la...
¬ Responder - Dion
10-05-2010 às 15:30:51@Carlos
¬ Responder
Cara voce não sabe o que é bom!è melhor ficar calado para não dizer asneira. - Carlos
10-05-2010 às 15:29:39Já provei e não gostei não! É horroroso...Feijoada portuguesa é muito melhor.
¬ Responder - karen brunna
10-05-2010 às 14:52:22e muito bom
¬ Responder