Evite os petiscos entre as refeições
Muitas vezes, quando o objetivo é emagrecer, muitas pessoas acabam criando restrições alimentares, e nem sempre elas recorrem à ajuda de profissionais, como os nutricionistas, para que eles possam ajudar a indicar a melhor forma de chegar aos seus objetivos. E a partir do momento em que o organismo não é suprido com as porções alimentares necessárias para manter o seu bom funcionamento, as pessoas tendem a comer os chamados petiscos várias vezes ao dia. Então, se você notar esse tipo de deficiência em sua alimentação, o certo é procurar uma orientação nutricional para resolver esse problema.
Além disso, muitas pessoas que recorrem à orientação nutricional relatam que além da má alimentação, elas sentem-se ansiosas, angustiadas em determinadas situação e recorrem aos alimentos para tentar controlar esses sentimentos. Portanto, quando isso acontece é importante procurar a ajuda da psicoterapia, para que se possam identificar quais são os impulsos emocionais que levam a pessoa a comer fora de hora.
Confira algumas dicas interessantes para lidar com essas situações:
- Sempre comer alimentos saudáveis e de baixa caloria;
- Comer somente quando sentir fome e não quando sentir vontade, pois existe uma grande diferença entre esses dois casos;
- Respirar profundamente algumas vezes e pensar sobre o que está sentindo antes de atacar uma guloseima;
- Procurar a ajuda de profissional da área para receber orientações sobre como se alimentar adequadamente;
- Fazer um diário alimentar e emocional, pois dessa forma você poderá identificar mais facilmente quantos alimentos comeu, sua qualidade e também, como estava se sentindo em algumas situações do dia.
- Investir em atividades prazerosas e gradáveis, para tirar o foco da comida como única fonte de satisfação. Então você pode caminhar, ler um livros e outras coisas que gosta.