Ervas Aromáticas
De seguida, indicam-se algumas ervas aromáticas mais utilizadas na nossa culinária.
Salsa: colhe-se com o pê e pendura-se a secar em local escuro e arejado.
Também podemos utilizá-la fresca. É aconselhável adicioná-la à cozedura sempre nos últimos instantes para que o seu sabor não se altere.
Oregãos: colhem-se os raminhos e penduram-se em pequenos molhos num local arejado e escuro. Assim que as folhas estiverem secas, esmiúçam-se e colocam-se num frasco de vidro. São muito utilizados juntamente com vegetais, como o tomate e a beringela.
Louro: as folhas de louro podem ser colhidas durante todo o ano. No entanto, as melhores são as colhidas em Julho/Agosto e secas à sombra. O outono é a estação mais indicada para a colheita das bagas aromáticas que são secas à sombra.
Estragão: erva de sabor ligeiramente picante e intenso, é utilizada para dar sabor aos assados e saladas. A sua utilização é muito conhecida para aromatizar o vinagre e a mostarda. Deve-se conservar as folhas em recipientes de vidro depois de secas em local ventilado.
Hortelã: utiliza-se crua em saladas mistas, no cozido à portuguesa, nas favas estufadas, com courgettes aloiradas em azeite e alho, nos molhos e acompanhamentos.
A hotelã-pimenta é utilizada na preparação de licores, bebidas e doçaria.
Alecrim: secam-se os raminhos em local arejado e colocam-se em frascos de vidro ou em sacos de papel. É adequado para cozinhar carnes, assados ou peixe grelhado.
Tomilho: para secar, cortam-se os ramos pela base e juntam-se em molhos, colocando-os depois em local escuro, seco e ventilado. Depois, separam-se as folhas dos ramos, batendo-lhes, e conservam-se em frascos de vidro.
Comentários ( 2 ) recentes
- henrique
03-02-2013 às 19:06:01As ervas aromaticas, foram retratadas com dignidade, que bem!
¬ Responder - rita
03-02-2013 às 19:02:50muito bom , fantastica ajuda, obrigado
¬ Responder