Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Ensine os seus filhos a gostar de frutas e de verduras

Ensine os seus filhos a gostar de frutas e de verduras

Categoria: Alimentação
Ensine os seus filhos a gostar de frutas e de verduras

A alimentação é muito importante para o crescimento das crianças. Deve ser a mais variada possível desde que começam a crescer. Apesar de o leite ser benéfico para o desenvolvimento de ossos e dentes, não se deve descuidar o consumo de frutas e verduras. Estas são grande fonte de vitaminas e fibras necessárias ao bom funcionamento do organismo.

Uma alimentação equilibrada requer porções de legumes, verduras e vegetais frescos no consumo diário. É importante que os pais ensinem os filhos a gostar de comer legumes e frutas variadas desde tenra idade. Para isso é necessário provar de tudo para aperfeiçoar o paladar. O melhor é incluir na mesa das refeições estes alimentos para as crianças se habituarem a gostar das suas cores e paladares. Quanto mais variadas mais probabilidades há de eles se habituarem a ingerir.

No caso de as crianças não gostarem de imediato de um legume não se deve desistir mas sim continuar a insistir, integrando outros até ele provar e gostar. O melhor é não forçar a comer pois pode provocar efeito contrário.

Para que eles se habituem de pequenos a comer de tudo o melhor é fazê-los participar da preparação das refeições; colocar várias frutas na cozinha; plantar ervas aromáticas em vasinhos para as ver crescer; dar-lhe para as mãos frutas, mostrar o colorido da comida; dar a cheirar; deixar descascar fruta e lavar legumes.

Outra coisa importante é levá-los à feira ver as bancas dos alimentos, ir ao supermercado, ajudar na cozinha e prepara saladas. O facto de conviverem de perto com estas tarefas faz com que se habituem à ideia de que têm que comer de tudo para serem saudáveis.

Além disto è ainda benéfico comprar livros coloridos com alimentos e seus benefícios. Há livros para todas as idades que despertam o gosto pela variedade de frutos e legumes. Por outro lado as imagens são muito atractivas para se distraírem e conhecerem todos os alimentos.

Deve também proporcionar-se um ambiente agradável à mesa para comerem com satisfação. Assim não se deve brigar, nem ralhar ou gritar durante a hora das refeições. O melhor é deixar assuntos pendentes para outras horas do dia. Mostrar a importância das refeições é tarefa dos pais bem como contribuir para manter a paz.

Como os pais são o maior exemplo devem comer de tudo e variar em frutas e legumes para os filhos imitarem as suas escolhas.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Ensine os seus filhos a gostar de frutas e de verduras

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

721 

Imagem por: alexlomas

Comentários - Ensine os seus filhos a gostar de frutas e de verduras

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: alexlomas

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios