Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Enchidos?! nem os ver...

Enchidos?! nem os ver...

Categoria: Alimentação
Visitas: 24
Enchidos?! nem os ver...

Enchidos
Os rechonchudos saborosos, que todos nós gostamos a qualquer hora do dia, também têm os seus contras, mas o que será que faz mal nesta criação caseira, hoje em dia fornecida por hipermercados.

Os enchidos são tripas previamente limpas, usadas para serem recheadas com o que pretende, no caso de vegetarianos tripas sintéticas. O recheio das tripas é composto pelas gorduras, entranhas e alguma carne do porco juntamente com o tempero. As tripas, levam um nó com um cordel, numa das aberturas e são enchidas com a ajuda duma espécie de funil em lata ou inox. O caso de ser defumadas antes de consumidas vai de consumidor para consumidor.

Se gostaria de os conservar em casa, deve ter o cuidado de colocar em espaços secos e frescos (pendurados junto ao esquentador, se pretender fuma-los), nunca mais de dois meses; a farinheira deve ser conservada no máximo do tempo de três meses, e a salsicha consumida no próprio dia de compra. Deve ter um certo cuidado com os bolores, pois com o tempo começa a ganha-los. Em outros tempos, era usado o azeite para limpar o determinado enchido dos bolores, perdendo algumas qualidades como o sabor original. Algumas pessoas colocavam dentro de um recipiente cheio de azeite como forma de conservação, não alterava o sabor na sua totalidade caso tivesse encetado, e limpos com um papel absorvente antes de servir.

Alguns dos enchidos mais conhecidos em Portugal:

Alheira de Mirandela; Bucho da Beira Alta; Chouriça de Vinhais; Chouriço; Chouriço de cebola, ossos, sangue, mel ou vinho; cacholeira branca de Portalegre; farinheira de Portalegre; linguiça de Portalegre; maranho; morcela de sangue (Guarda) ou arroz (Leiria); mortadela; paio; painho de Portalegre; salame; salpicão de Vinhais, tradicional, ou fatiado; salsicha; negritos ou negro.

Em todos os casos, devemos evitar o consumo excessivo deste tipo de alimentos, e as gravidas de forma alguma o consumo de enchidos. Os enchidos podem conter uma bactéria designada por Listeriose ou Listeria monocytogenes, que leva as gravidas a perderem a criança.

O cancro digestivo, muitas das vezes surge devido ao tipo de alimentação que a pessoa pratica, ou devido às diversas substâncias cancerosas que levam os enchidos conservados em fumo. Pode-se comparar ao cheiro do tabaco, que também liberta as mesmas substâncias.


Sandra Mendes

Título: Enchidos?! nem os ver...

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 24

800 

Comentários - Enchidos?! nem os ver...

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios