Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Doença celiaca - gluten

Doença celiaca - gluten

Categoria: Alimentação
Doença celiaca - gluten

Esta doença é administrada a pessoas que não podem consumir glúten, ou seja, é uma doença auto imune, que pode aparecer em qualquer altura da nossa vida, mais precisamente nos primeiros meses de vida, desde que já tenha sido consumido alimentos que contenham este composto (como nas papas do bebé). Pode eventualmente aparecer devido a algum familiar direto conter esta doença, no entanto, pode também surgir devido a familiares que não sejam tão próximos, mas já não é tão vulgar.

Desde o momento, que a doença é descoberta a pessoa começa a praticar uma alimentação mais cuidada como uma dieta para a toda a vida, uma vez que não existe cura. A ingestão do composto leva o doente a ter vómitos, diarreia, e outras lesões internas no organismo, podendo em casos mais graves, onde haja a negação á doença, o cancro no intestino.

Na infância ou quando estes doentes são jovens, ingerem pequenas porções de alimentos com glúten o que leva logo a uma inflamação do intestino que vai regenerando com a expulsão do composto no organismo, não conseguindo compreender que não podem de forma alguma ingerir este tipo de alimentados.

O que é o glúten?

Este composto existe em muitos alimentos que ingerimos diariamente sem sequer dar conta, como por exemplo nas batatas fritas de pacote, um hambúrguer, pão de trigo, centeio, cevada e aveia entre outros. Basicamente o glúten é um conjunto de proteínas insolúveis que está presente em todos os alimentos que contenham farináceos, no entanto o arroz e o milho são totalmente inofensivos.

Já existem diversos produtos que alertam os consumidores do presente composto glúten, no entanto, os que propositadamente não contém, são de valores monetários elevados. Na maioria das vezes, os produtos são transformados devendo informar nos ingredientes ou nos cuidados a existência deste composto, como bem tartes de nata, ou bolos.

O tratamento para esta doença, consiste exclusivamente na dieta equilibrada e rigorosa, para um crescimento saudável totalmente normal.

Para uma certeza, como que esta doença está presente, é aconselhável realizar um biopsia intestinal, uma vez que os sintomas refletem-se maioritariamente no intestino.

Estima-se existir em Portugal cerca de 100 mil celíacos, e cada vez mais. Hoje em dia, já se realiza reuniões de pessoas celíacas onde estas estão presentes que podem trocar impressões, duvidas, curiosidades acerca desta doença, inclusive novas receitas para as suas refeições.


Sandra Mendes

Título: Doença celiaca - gluten

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 0

623 

Comentários - Doença celiaca - gluten

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios