Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Desvele os encantos da cebola!

Desvele os encantos da cebola!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 10
Comentários: 4
Desvele os encantos da cebola!

A cebola, juntamente com o alho, é um dos condimentos mais usados em todo o mundo. Dá sabor crua, cozida, refogada.

Trata-se de um vegetal cuja parte comestível, o bolbo, se desenvolve debaixo da terra, e é composto por folhas carnudas sobrepostas, de cor branca ou roxa. Outras, mais finas, de tom avermelhado, fazem a cobertura. Quando espiga, as folhas verdes também se podem comer. O odor é forte e o sabor picante e adocicado.

A cebola é natural do Sudoeste da Ásia. A sua utilização estendeu-se à Índia, China, Médio Oriente e Norte de África. Os Egípcios consideravam-na sagrada e, com o inseparável alho, constituía o alimento dos escravos que construíram as pirâmides (Que outros insondáveis segredos terão sido levados para aqueles túmulos?...). Havia povos que lhe punham sal e comiam com pão. Os Mediterrânicos também ficaram rendidos ao seu paladar. Adquiriu elevado valor comercial e chegou a servir de moeda de pagamento de rendas na Europa medieval. Os soldados, em plena frente de batalha, consumiam-na, por ser fonte de vigor.

Muitas pessoas desenvolveram uma certa aversão à cebola, porque o seu manuseamento provoca lágrimas. Contudo, e apesar desse inconveniente do processo de debulhar e cortar, não se pode prescindir dela para a maioria dos pratos que se confeccionam, mesmo os mais simples.

As cebolas, cientificamente denominadas de Allium Cepa, possuem grande diversidade de tamanhos, cores e paladares, e podem encontrar-se frescas, congeladas, em conserva, enlatadas e até desidratadas. Existem variedades de cebolas fortes, subtis, picantes ou doces.

Independentemente da “raça”, a cebola é rica em fósforo, ferro, cálcio e vitaminas A e dos complexos B e C. Quando crua, apresenta vários benefícios: purifica o sangue e o fígado de substâncias tóxicas, que são eliminadas através dos rins; abre o apetite (bem, isto só é uma vantagem para alguns…); age contra a prisão de ventre; protege contra as infecções do aparelho digestivo; diminui o nível de açúcar (glicose) em circulação, pelo que é aconselhável a diabéticos; ajuda em casos de asma brônquica e problemas respiratórios; reduz o índice de triglicéridos; é boa para o coração, e, deste modo, favorece quem padece de doenças do foro coronário; auxilia em situação de enfermidades renais ou hepáticas, e constitui um elemento preventivo do cancro do estômago.

Se for colocada sobre um nariz a sangrar, estanca a hemorragia. Por outro lado, o chá de cebola com mel revela eficácia contra constipações, tosse, bronquite e asma. Já o sumo, aplicado directamente na pele, cura as picadas de insectos em geral. Lá vão as indústrias farmacêuticas encabeçar um protesto contra a concorrência desleal da cebola…



Maria Bijóias

Título: Desvele os encantos da cebola!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 10

802 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 18:29:46

    A comida fica muito saborosa com a cebola, eu adoro! Mas, já conhecia também seu grande poder de tratamento para algumas doenças, muito bom!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • SueliSueli

    10-12-2011 às 10:45:46

    Adorei a dica para tirar o bafo de cebola. Eu adoro cebola de qualquer maneira , mas evito comer pq fica um hálito horrível. Como muita, mas somente no tempero e com essa dica com certeza vou passar comer mais na salada e no pão. Obrigado.

    ¬ Responder
  • Veriane Monteirodurvapaula

    27-02-2011 às 22:52:00

    Se quiserem experimentar, temperem cebola fatiada com azeite de oliva e um pouquinho de sal. Deixem um pouco de molho e depois comam com pão. É uma delícia. Aprendi com meu amor esloveno. Pra disfarçar o bafinho, coma salsinha ou tome água com limão. É bom para comer em churrascos. Falta cebola e sobra carne (risos).

    ¬ Responder
  • Printme PublicidadeAdriano

    30-06-2010 às 13:07:36

    Excelente comer cebola crua, mas quem suporta o bafo depois????

    ¬ Responder

Comentários - Desvele os encantos da cebola!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios