Desperdicio Alimentar: Reciclar comida
A Europa desperdiça todos os anos milhões de toneladas de alimentos. Só Portugal manda para o lixo cerca de 1 milhão de toneladas, 324 mil das quais em casa dos consumidores.
Além das implicações económicas que o desperdício alimentar acarreta, colocam-se também questões ambientais e sociais. O desaproveitamento de comida nos países industrializados (222 milhões de toneladas) é quase tão elevado como a produção total líquida de alimentos na África Subsariana (230 milhões de toneladas), segundo um estudo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
Nos países menos desenvolvidos, a perda e o desperdício deve-se sobretudo às condições financeiras, limitações técnicas de colheita, armazenamento, infraestruturas, embalagem e sistemas de comercialização. Já nos países mais industrializados, a responsabilidade passa pela descoordenação entre produtores e distribuidores e pelo comportamento dos consumidores.
Se há bens desperdiçados devido a normas de qualidade que rejeitam alimentos quando a forma e a aparência são imperfeitas, há também falhas no planeamento das compras das famílias.
Em Portugal, a maior fatia de alimentos que vai para o lixo é desperdiçada em casa. Sobretudo frutas, produtos hortícolas e pão, mas também de carne e peixe. Numa altura em que, se estima ser necessário aumentar a produção alimentar em 70%, para dar de comer aos 9 mil milhões de habitantes que se estima existirem em 2050, como pode existir ainda tanto desperdício?
Use os alimentos sãos e manipule-os de forma higiénica.
Se comprar produtos congelados, leve-os para casa em sacos isotérmicos.
Não deve voltar a congelar, um alimento descongelado.
Não encha demasiado o frigorífico, para permitir a circulação do ar em redor dos alimentos, bem como uma temperatura uniforme em todas as zonas do aparelho.
Retire os produtos frescos pouco tempo tempos antes de serem consumidos.
Consuma preferencialmente os alimentos que se encontrem há mais tempo no frigorífico.
Reaproveitar toda a comida é uma prioridade. Compre apenas o necessário.