Damasco e as suas qualidades
Este fruto é muito rico em vitaminas essenciais e para o nosso organismo e saboroso, com benefícios como curar de doenças, aparecendo sempre no verão, em diversas formas como, enlatadas em calda ou secos.
As vitaminas que consegue oferecer ao ser humano, passa pela vitamina A,B, E, B2, C, e Licopeno, forte composto por beta caroteno, sais minerais, e ácido fólico.
Quando a fruta se apresenta no seu estado seco, torna-se muito mais rico em ferro e fibras, uma vez que se torna antioxidante por estar seco, ajuda a prevenir problemas de intestino.
A vitamina A, serve para tornar os tons da sua pele com melhor aspeto, melhor visão, cabelos brilhantes, etc.
A vitamina B, ajuda a criar imunidade a infeções e vírus.
A vitamina C, faz o mesmo efeito que a vitamina B, no entanto contribui para defesas naturais, absorvendo ferro, o que evita muitas doenças, como a anemia.
A vitamina E, ajuda na fertilidade e reduz o aparecimento dos diabetes, bem como problemas cardíacos.
O beto caroteno, quando transformado em vitamina A, pelo nosso próprio organismo, ajuda a prevenir alguns dos cancros, entre os quais o da pele.
Aconselha-se este fruto principalmente, para pessoas com problemas a nível da anemia, e desnutridas.
O damasqueiro é a árvore ideal para plantar no seu quintal ou jardim, não só é bastante vitaminado, como ocupa pouco espaço e não é difícil de tratar.
Após a plantação desta árvore, só começa a produzir os primeiros frutos aos três anos, atingindo o pico da produção aos seis, sete anos de idade. A maior produção da árvore, chega aos duzentos quilos de fruta.