Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Cultura dos queijos

Cultura dos queijos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Cultura dos queijos

Os queijos tradicionais do nosso país é a arte mais antiga de sempre, provavelmente desde o tempo neolítico que são fabricados com leite de vaca, cabra, ovelha ou de mistura.

Utilizando ainda o método antigo de fazer queijo á mão, se bem que com o avanço das tecnologias, a maioria do queijo é fabricado por maquinas industrializadas. A arte de fabricar queijo com as próprias mãos é passada de geração em geração, dos pais para os filhos com os segredos deste alimento, no que diz respeito às temperaturas da mão, do coalho do queijo, o vira-lo e à mudança de cintas.

Os queijos mais conhecidos de Portugal com denominação de origem protegida são os queijos de Tomar, os queijos de Serpa, os queijos de Azeitão, de Cabra Transmontano, da Serra da Estrela, de Nisa, do Pico (Ilhas), de Évora, da Beira Baixa e do Rabaçal.

Durante o dia o queijo deve ser servido num prato com algumas variedades conforme a época do ano, acompanhado de nozes, pimenta, pão ou tostas, no fim de uma refeição, antes da sobremesa. O vinho tinto é a bebida de eleição para acompanhar o queijo com duas fatias de pão, de preferência da mesma região do queijo.

A degustação de um queijo requer os cinco sentidos apurados: - A vista para observar o aspeto, cor, casca (rugosa ou lisa) e pasta (macia ou áspera, quebradiça ou seca); - O ouvido de forma a calcular o tipo de batimento na palma da mão; - O olfacto; - O paladar para saborear o seu gosto.

A dimensão dos queijos e forma geométrica podem-se definir como grandes, médios ou pequenos, de várias formas como alto, baixo, longo, cilindro, redondo e esférico.

Os queijos podem ser classificados de várias formas a nível nacional para uma melhor compreensão, sendo as classificações determinadas pelo tipo de pasta e queijo. As pastas existentes para cada tipo de queijo é a pasta fresca, mole, semiduras, duras e extraduras, e os queijos como queijo azul, fundido ou de fantasia (pasta mole).

As vitaminas do queijo, transmitidas para o ser humano em grande parte é o cálcio, uma vez que provem diretamente do leite, contendo ainda proteína biológica com todos os aminoácidos necessários, rico em vitaminas A, B e D, magnésio e iodo.

Os queijos no geral apesar de se apresentarem em diversas formas e feitios, as quantidades de vitaminas no queijo também variam, no caso de queijos curados ou duros, têm mais cálcio, fosforo e vitamina A, no caso de queijos moles contêm as vitaminas B.


Sandra Mendes

Título: Cultura dos queijos

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 0

633 

Comentários - Cultura dos queijos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Eventos
Como Organizar Qualquer Tipo De Evento\"Rua
Com todas as mudanças no mundo precisamos de pessoas capacitadas e qualificadas para se organizar um evento de porte. Não mais uma pessoa que faz tudo, que quebra-galho, mas um profissional estudioso no ramo para levar um evento de grande estima que atinja seu público de forma satisfatória e abrangente.

Para estar na frente exige-se muito trabalho, esforço e dedicação extrema para que se obtenha grande sucesso não somente para quem recebe como também para a própria instituição em que se realiza o evento. Isso tem causado uma procura por esses profissionais e até tem sido reconhecido como uma profissão que será valorizada muito nesses próximos anos.

Como Organizar?

Para estar na frente de um evento é necessário muita dedicação e amor. Muitas horas planejando e com uma grande antecedência. Pois, qualquer problema que ocorra no dia, será de responsabilidade de quem está organizando.

Então, todos os cuidados devem ser levados em consideração, devemos ter ações prevenidas e tudo deve ser listado, feito e dado uma atenção especial. Diante dos que se pretende fazer em um evento seja ele cultural, religioso, comercial, precisa de alguns parâmetros para serem seguidos cuja finalização tenha muito sucesso.

Eis quais são as etapas para você compreender melhor:
1. Objetivos: você deve primeiramente traçar um objetivo daquilo que se pretende realizar. Deve ser dividido em duas partes: a geral e a específica;

2. Públicos: quem são os públicos que serão atingidos? É um grupo de mulheres, um grupo de homens? Que faixa de idade? Essas e outras perguntas devem ser feitas;

3. Estratégias: essas estratégias consistem simplesmente em como você vai atingir o seu público, o que mais irá atraí-los para que possam ir ao seu evento?

4. Recursos: os recursos tanto materiais, humanos, físicos, todos esses recursos devem ser bem estruturados e anotados;

5. Implantação: Que métodos serão usados para o evento desde o início até o término do evento? Refere-se a todos os procedimentos;

6. Acompanhamento e controle: estipular alguém que irá acompanhar todo o processo e controlar, como por exemplo, as despesas;

7. Avaliação: feita após o término do evento, ela é produzida em formato de relatório e entregue a quem organizou o evento;

8. Orçamento Previsto: este deve ser feito bem detalhado. Uma das mais importantes partes de todo o evento. Pode buscar patrocínio, parcerias com empresas para assim evitar os gastos, mas tudo deve ser anotado e controlado.

Pesquisar mais textos:

Luene Zarco

Título:Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Autor:Luene Zarco(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios