Cozinhe de forma ecológica


Adicionalmente, os desperdícios provocam um aumento do aquecimento global, decorrente do gás metano produzido pelos aterros sanitários onde eles são depositados. E o metano é um gás que contribui enormemente para o efeito de estufa. Portanto, quanto mais esbanjamento houver, maior será a emissão deste gás.
Para combater o desaproveitamento, convém preparar os alimentos nas medidas certas. Doses individuais facilitam o transporte, a arrumação no frio e o posterior aquecimento. Por outro lado, retirando do frigorífico ou do congelador as refeições a ser aquecidas no mínimo meia hora antes do necessário, os alimentos demorarão menos tempo a acalentar, dado encontrarem-se a uma temperatura mais próxima da ambiente, o que facilitará a vida e reduzirá os custos de gás ou electricidade, consoante o meio de calefacção escolhido.
O uso de talheres e pratos descartáveis deve ser preterido (pois embora sejam recicláveis, uma grande parte vai para o lixo comum), dando-se preferência a materiais de longa duração, como o inox.
As frituras não são aconselháveis, nem para a saúde nem para o Ambiente. Ainda assim, a ter de se fritar, o óleo usado não deve ser deitado pelo cano abaixo, pois, a acrescentar ao inevitável entupimento, ele vai contaminar a água. Já existe, no sistema de reciclagem, um reservatório para gorduras líquidas provenientes das cozinhas que permite, não só tratá-las, como reconvertê-las.
Passará, então, a falar-se de “ouro transparente” em vez de “ouro negro”. Afinal, a mudança para uma cozinha mais ecológica revela evolução, também em termos de civismo e de modernidade…

Comentários ( 1 ) recentes
anonimo
20-05-2009 às 14:33:47O material em inox nas cozinhas é obrigatorio - atenção com a ASAE.
¬ Responder
Alimentação sem inox...capute!
Comentários - Cozinhe de forma ecológica
voltar ao textoVeja na Rua Direita


