Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Cozinhe de forma ecológica

Cozinhe de forma ecológica

Categoria: Alimentação
Comentários: 1
Cozinhe de forma ecológica

Não podermos viver sem comer. As pessoas mais místicas alegam a primazia da espiritualidade, mas a leveza de espírito nada tem a ver com a falta de nutrimento corporal. Para além disso, os próprios alimentos, enquanto suporte da vida, são também vistos como algo de sagrado. Nesta perspectiva, torna-se ainda mais condenável o desperdício a que se assiste nos tempos que correm. Efectivamente, a quantidade de comida que se estraga é muito superior à que se consome, havendo no mundo milhões de seres humanos a passar fome!...

Adicionalmente, os desperdícios provocam um aumento do aquecimento global, decorrente do gás metano produzido pelos aterros sanitários onde eles são depositados. E o metano é um gás que contribui enormemente para o efeito de estufa. Portanto, quanto mais esbanjamento houver, maior será a emissão deste gás.

Para combater o desaproveitamento, convém preparar os alimentos nas medidas certas. Doses individuais facilitam o transporte, a arrumação no frio e o posterior aquecimento. Por outro lado, retirando do frigorífico ou do congelador as refeições a ser aquecidas no mínimo meia hora antes do necessário, os alimentos demorarão menos tempo a acalentar, dado encontrarem-se a uma temperatura mais próxima da ambiente, o que facilitará a vida e reduzirá os custos de gás ou electricidade, consoante o meio de calefacção escolhido.

O uso de talheres e pratos descartáveis deve ser preterido (pois embora sejam recicláveis, uma grande parte vai para o lixo comum), dando-se preferência a materiais de longa duração, como o inox.

As frituras não são aconselháveis, nem para a saúde nem para o Ambiente. Ainda assim, a ter de se fritar, o óleo usado não deve ser deitado pelo cano abaixo, pois, a acrescentar ao inevitável entupimento, ele vai contaminar a água. Já existe, no sistema de reciclagem, um reservatório para gorduras líquidas provenientes das cozinhas que permite, não só tratá-las, como reconvertê-las.

O principal, contudo, prende-se com a fundamental economia de água. Cada litro desperdiçado vai ficar conspurcado nos esgotos, e o obrigatório processo de descontaminação elevará o preço da água. Lavar a loiça com água corrente não implica, forçosamente, ter a torneira a correr inutilmente durante o procedimento de esfrega. O mesmo se aplica à lavagem dos dentes e ao banho. A água é um bem precioso que, a não ser poupado, conduzirá, no curto prazo, a problemas bem mais graves do que os decorrentes do depauperamento das reservas de petróleo. Sim, porque o nosso organismo tem na sua composição água e não petróleo!

Passará, então, a falar-se de “ouro transparente” em vez de “ouro negro”. Afinal, a mudança para uma cozinha mais ecológica revela evolução, também em termos de civismo e de modernidade…



Maria Bijóias

Título: Cozinhe de forma ecológica

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

614 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoanonimo

    20-05-2009 às 14:33:47

    O material em inox nas cozinhas é obrigatorio - atenção com a ASAE.

    Alimentação sem inox...capute!

    ¬ Responder

Comentários - Cozinhe de forma ecológica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Vantagens e desvantagens dos seguros pela internet

Ler próximo texto...

Tema: Seguros
Vantagens e desvantagens dos seguros pela internet\"Rua
Os seguros pela Internet estão a ter cada vez mais procura por parte dos consumidores, especialmente devido ao factor preço, mas também porque as pessoas começam a dominar melhor as ferramentas da Internet e a ter mais confiança nos serviços disponibilizados online.

A grande vantagem de contratar um seguro pela Internet é a possibilidade de conseguir valores muito inferiores aos que conseguiria num mediador de seguros local. Poderá conseguir reduzir o prémio do seu seguro em 50% ou ainda mais. As operadoras de seguros que actuam pela Internet não têm que pagar comissões aos correctores (intermediários) e por isso podem fazer preços mais competitivos. Além disso, poderá também fazer simulações online usando os aplicativos para esse efeito que essas empresas de seguros disponibilizam nos seus sites.

Ao trabalhar com estas empresas não terá que perder tempo em filas de espera nas agências físicas. Todas as operações podem ser efectuadas através da Internet: adesão, alteração de dados, alteração do modelo de seguro, etc., e toda a informação relativa aos seus seguros estará disponível 24 horas por dia na sua conta de cliente.

Para as pessoas que dão grande importância ao contacto pessoal na altura de contratar um serviço, as empresas de seguros pela Internet não são obviamente uma solução, e essa é uma das suas principais desvantagens.

Outra desvantagem é que no caso de haver algum problema terá que ser o próprio cliente a contactar a seguradora e a tratar de tudo que for necessário para a resolução do problema, enquanto se contratar o seus seguros através de um mediador, no caso de haver problemas apenas tem que contactar o seu mediador e será ele a tratar de tudo.

Na minha opinião, para quem percebe o mínimo de Internet e quer poupar dinheiro nos prémios dos seus seguros, obviamente que as seguradoras que actuam pela Internet e telefone (as chamadas low-cost) são sem dúvida a melhor opção.

Se por outro lado, você não domina a Internet e não gosta de se preocupar nem de tratar de papeladas, no caso de ter algum acidente, então o melhor é manter-se em contacto com as agências físicas.

Pesquisar mais textos:

Carlos Vieira

Título:Vantagens e desvantagens dos seguros pela internet

Autor:Carlos Vieira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Francisco Moreira da Silva 04-10-2014 às 11:37:30

    Passados estes anos o canal de vendas de seguros pela internet tem muito pouca representatividade no nosso mercado. Tudo não passa de muita, mas muita, publicidade. É impossível reduzir o prémio de um seguro automóvel(é neste produto que estas seguradoras mais se tentam afirmar) em 50% ou ainda mais. O consumidor de seguros prefere e procura um profissional que EXPLIQUE OS SEUS SEGUROS. No pós venda são os MEDIADORES PROFISSIONAIS DE SEGUROS que melhor desempenham este importantíssimo serviço ao cliente de seguros, oferecendo níveis de serviço muito superiores ao de qualquer seguradora que venda pela internet! … e sem pagar mais por isso! … Sobre este tema haveria muito mais para falar, termino dizendo: O QUE RENDE É IR FAZER O SEGURO NUM MEDIADOR PROFISSIONAL DE SEGUROS.

    ¬ Responder
  • gil 17-06-2014 às 23:03:37

    tontarias , nao vale de nada , treta...

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    29-05-2014 às 16:28:35

    Os seguros pela internet precisam ser bem pesquisados, pois há muitas fraldes. O melhor é receber indicação de alguém que já use o serviço.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios