Conservar Alimentos
- Utilizando ingredientes conservantes: água salgada, açucar, vinagre, sal, etc.
- Através da cozedura.
- Através da esterilização.
- Através da secagem.
- Etc.
As panelas a utilizar para cozinhar os vegetais e a fruta devem ser de aço inoxidável, porque na utilização de certos metais, como o alumínio, os ingredientes ácidos (principalmente o vinagre) podem desencadear reações químicas prejudiciais. Mas, são outros os utensílios necessários:
- Coadores de diferentes tamanhos
- Passador
- Jarro graduado
- Colheres de vários tipos
- Funil de boca larga
- Tábuas de cortar
- Facas
- Balança
- Recipientes de plástico como bacias, alguidares, etc
- Misturadora
- Centrifugadora
O vidro é o melhor material para se fazer conservas de fruta e legumes. Pois é higiénico, resistente aos micróbios no exterior, permite verificar se o produto sofreu eventuais alterações e não transmite odores nem sabor aos produtos.
É importante escolher os recipientes com a medida certa, para que, uma vez abertos, o conteúdo possa ser consumido o mais rápido possível, evitando que se deteorem em contacto com o ar. Em todo o caso, os recipientes depois de abertos devem ser conservados no frigorífico.
Os frascos e as tampas devem ser cuidadosamente lavados e limpos antes de serem utilizados. É aconselhado que sejam esterilizados em água com algumas gotas de limão ou vinagre, durante aproximadamente dez minutos, retirando eventuais partes de borracha. Posteriormente, devem ser cuidadosamente secos para que, no interior, não fique humidade que poderá fomentar o processo de fermentação e a criação de bolores. Para isso, deve-se deixa-los secar completamente ao ar ou colocá-los durante algum tempo dentro do forno morno. Caso haja vedações de borracha, estas devem ser passadas por água fria abundante, depois imersas em água morna e secas.
O local onde se deve guardar os frascos e garrafas deve garantir as condições ideais, tendo que ser suficientemente fresco, ventilado, seco e escuro.
É indispensável que sejam colocados rótulos que permitam identificar o produto e a data em que o legume ou fruta foi colocada em conserva.