Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Como se frita isto e aquilo?

Como se frita isto e aquilo?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 6
Como se frita isto e aquilo?

Os fritos não fazem bem. Fazem colesterol, engordam, contribuem para doenças cardiovasculares, diabetes, etc., etc., etc. …

Tudo o que é frito faz mal, mas sabe tão bem…

Batatas fritas, alheiras de Mirandela, sonhos e filhoses, bifes e ovo a cavalo, enfim, um não mais terminar de iguarias que nos trazem água na boca a qualquer altura do dia.

Todos os que cozinham regularmente julgam-se capazes de fritar qualquer coisa em qualquer fogão, mas na realidade existe truques e dicas para conseguir fritar determinados alimentos. Já lhe aconteceu tentar fritar uma alheira de Mirandela e ela puro e simplesmente explodir na fritadeira? E as batatas fritas, de vez em quando ficam moles?

Pois bem, para umas fritadas de qualidade, aqui vão umas ideias.

As batatas fritas são dos alimentos mais consumidos no dia a dia de todos nós. Para que fiquem mais estaladiças, corte-as em ripas ou em rodelas. Depois de cortadas, deixe-as a marinar 10 minutos em água e vinagre. De seguida, escorra-as e passe-as por um pano seco. Quando as fritar, vai verificar que estarão mais estaladiças do que nunca.

Quanto às alheiras de Mirandela, o cozinhado por ser mais complicado. A fritadeira deve ter óleo suficiente para mergulhar as alheiras como se de batatas para fritar se tratasse.

De seguida, dê um corte em todo o cumprimento da alheira, pelo lado de fora. Picar e furar com um palito em toda a alheira também pode funcionar, mas aí a pele que reveste o interior da alheira já não vai sair. Quando o óleo estiver bem quente, mergulhe-as na fritadeira. Em 5 minutos estão prontas.

E quanto aos ovos? Quantos de nós se pode orgulhar de fritar ovos sem os partir? Ao contrário do que muitos possam imaginar, o ovo depois de frito não rebenta somente por causa do mau jeito com que é retirado da frigideira. O truque está na forma como parte a casca. Parta-a com a ajuda de uma faca e frite o ovo numa frigideira anti-aderente com azeite. No final, ajude com uma escumadeira.

Quando fritar bifes, utilize apenas azeite e um nó de manteiga (evite o óleo). A frigideira tem de ser anti-aderente para não queimar as pontas do bife. Aproveite e acrescente um bocadinho pequeno de água fria. O molho vai ficar macio e delicioso.

Pequenos truques fazem fantásticos cozinhados. O segredo pode afinal não estar no cozinheiro.


Carla Horta

Título: Como se frita isto e aquilo?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

797 

Imagem por: Loimere

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 04:31:29

    Muito bom! Tenho usado o azeite para fritar certos alimentos e tenho observado o sabor que é mais gostoso e o benefício(utilizando, claro, pouco na hora de fritar). Estou amando cozinhar assim!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    16-09-2012 às 13:07:39

    quem não sabe que os fritos fazem muito mal? é um atentado às nossas veias e ao nosso coração. eu já não como fritos à imenso tempo. a única coisa que comia frita era salsichas, mas desde que tive uma péssima digestão com estas deixei mesmo de comer. a minha alimentação passa sobretudo por assados, quando não visito a famosa loja de hambúrgueres. gosto do seu texto, mas prefiro o tema top.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMadalena

    23-07-2012 às 12:10:17

    Existem muitas receitas que tipicamente são feitas com fritura e que nos dias de hoje se descobriu que também se podem fazer no forno. É muito mais saudável e para além disso muitas destas receitas impedem que os alimentos “rebentem” como acontece nas frigideiras. Alguns salgados, por exemplo são prova disso mesmo. Faço por exemplo os douradinhos que os miúdos tanto gostam no forno.
    Até mesmo alguns dos famosos fritos de Natal podem ser feitos no forno. Para ganhar um aspeto brilhante como os fritos, podemos sempre pincelar com ovo. Enquanto se puder fugir dos fritos, mas fazendo o gosto à barriga, eu opto.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoPatrícia

    19-07-2012 às 12:42:26

    Sou uma cozinheira de mão cheia. Cozido á Portuguesa, ou Pezinhos de Coentrada, ou até as francesinhas mais complicadas me saem bem, mas os ovos estrelados saem-me sempre partidos. Não é de todo uma questão de jeito nem de falta dele, é “daquelas” coisas que não conseguimos fazer. Frigideiras anti aderentes foi coisa que sempre tive e as escumadeiras até as tenho de celicone e de metal. Só me falta mesmo experimentar a dica de partir os ovos com a faca, pois tenho o antigo habito de os partir na pontinha na frigideira. Será que sou a única com o dilema dos ovos a cavalo?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEmanuel

    12-07-2012 às 11:34:33

    Achei engraçado o troque das batatas mais estaladiças. Por acaso já me tinha perguntado porque é que em alguns sítios se comiam batatas mais estaladiças do que noutros. Em casa, só as congeladas ficavam assim, mas o interior muitas vezes parece quase oco. Experimentei esta técnica do vinagre na água e depois secá-las antes de as fritar e deu mesmo resultado.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCatarina

    12-07-2012 às 11:34:15

    É curioso as dicas que aqui são dadas. Adoro Alheira de Mirandela, mas acabo sempre por comê-las fora de casa, pois nunca consegui que a fritura em casa saísse como deve ser. Comê-las fora de casa sem saber em que óleo são fritas é ainda menos saudável que comê-las em casa. Literalmente o que me acontece é um rebentamento de alheira no meio da frigideira, que com todo o óleo que lá está, não abre o apetite a ninguém. Estão explicadas as técnicas e agora falta experimentar. Claro que fritos fazem mal, mas um pequeno pecado de vez em quando adoça a vida.

    ¬ Responder

Comentários - Como se frita isto e aquilo?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Viagens
Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco\"Rua
Não é novidade para ninguém que o Brasil está passando por uma séria crise econômica e política. Atrelado a isso, a elevação do dólar nos últimos meses tem contribuído para a queda considerável no número de viagens internacionais. Para os amantes de viagens, também chamados travelholics, a crise não é um motivo para adiar aquela viagem tão esperada.
Nesse post você terá dicas de como superar esse momento e realizar seu sonho de uma forma mais econômica, sem precisar de guias turísticos, que encarecem ainda mais a viagem.

Dica 1) Planeje sua viagem com antecedência.
Provavelmente a maioria já ouviu falar disso, mas é a pura verdade. Programar a viagem é o primeiro passo para uma estadia tranquila e bem mais barata. Escolher o destino, a época do ano e com quem ir é o começo de tudo. As passagens aéreas costumam ter preços promocionais quando comprada com antecedência e você poderá escolher melhor onde passará as noites.

Dica 2) Pesquise os preços das passagens diariamente.
Se o destino já está definido, comece a buscar as passagens já. Os preços costumam variar diariamente, e sim, podem cair ou subir absurdamente de um dia para o outro. Eu super indico o Google Voos como busca de passagem. Ele apresenta os valores e os horários das mais variadas companhias aéreas e no final, te redireciona para o site da empresa sem te cobrar nenhuma taxa por isso. Além disso, ter em mente a opção de flexibilizar as datas pode te possibilitar um bom desconto no final. Você e o seu vizinho de assento podem estar indo pro mesmo destino, mas pagando valores completamente diferentes.

Dica 3) Use e abuse do Google Maps para escolher a região de hospedagem.
O Google Maps é uma opção de busca com mil e uma utilidades. Depois de escolhida a cidade, pesquise a localização dos principais pontos turísticos que são do seu interesse. Há várias ferramentas para busca de hotéis e pontos turísticos no site. Se você vai depender de transporte público ou ''viação pé'' para conhecer a cidade, uma boa dica para economizar tempo e dinheiro é ficar na região cultural da cidade. Você poderá pagar um pouco mais caro na estadia, mas economizará em outros quesitos.

Dica 4) Utilize os sites de busca de hotéis para fazer as reservas.
Depois de muito pesquisar, descobri que organizar a viagem por conta própria pode sair até pela metade do preço do que seria através de uma agência de viagem. Existem muitos sites de hotéis, mas é bom pesquisar sua credibilidade em fóruns e sites de reclamação. Minha sugestão é o Booking.com, há anos no mercado com milhões de clientes, ele é reconhecido pela sua transparência e grande assistência àqueles que precisaram resolver algum problema. Utilizando as datas de entrada e saída, e os filtros como valor máximo da diária e número de estrelas, você encontra o melhor hotel pro seu gosto e seu bolso.

Dica 5) Seguro Viagem
É imprescindível a contratação de um seguro viagem se você está indo para o exterior. Dependendo do país, uma diária no hospital pode sair mais cara que toda a viagem. Sem falar que em caso de extravio de bagagem e algum problema mais grave com um parente próximo no país de origem, além de outras questões, o seguro tem a cobertura específica. Não se deixe levar pelos pequenos preços. Procure aqueles conhecidos mundialmente e, de preferência, utilizado por algum conhecido. Quanto mais detalhado for, melhor.

Dica 6) Curta a pré-viagem pesquisando
O período antes da viagem é tão gostoso quanto ela, propriamente dita. Aproveite para pesquisar sobre os locais do seu interesse, restaurantes, lojas e principalmente transporte. Hoje, já existe taxímetro online em grandes metrópoles, onde você pode fazer um cálculo estimado da corrida de um lugar a outro. Como o nosso objetivo é a economia, são muitas as alternativas de transporte. Além do bom e velho ônibus, as vans compartilhadas do aeroporto para o hotel podem sair bem mais em conta que o táxi. Para quem for ficar poucos dias em uma grande cidade, os ônibus vermelhos de dois andares, conhecidos por Hop On Hop Off, dão uma geral na cidade, passando pelos principais pontos e possibilitando ao turista parar onde quiser, e esperar pelo próximo nos pontos indicados. Existem ticktes de 24, 48 e 72 horas ilimitado, a partir do momento do primeiro uso.

Pesquisar mais textos:

Letícia Spínola Flávio

Título:Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Autor:Letícia Spínola Flávio(todos os textos)

Imagem por: Loimere

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Adriana SantosAdriana Santos

    10-11-2015 às 21:16:50

    Gostei das dicas! Valeu!
    Realmente, as pessoas que amam viajar encontram diversas formas, nem que seja um lugar próximo a sua cidade!

    Abraços!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios