Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Como escolher o bacalhau?

Como escolher o bacalhau?

Categoria: Alimentação
Visitas: 66
Comentários: 8
Como escolher o bacalhau?

Faz parte dos pratos mais tradicionais Portugueses e só em Portugal existem mais de 30 receitas com este peixe encontrado em águas frias. O Bacalhau!

Para quem tem a ideia de que o melhor bacalhau é o da Noruega, desengane-se. O bacalhau da Noruega vem em segundo lugar, mesmo ao lado do bacalhau da Islândia e em terceiro lugar está o da Rússia. De qualquer forma, consideramos o bacalhau Português, e acredite, muitos são os que pensam desta forma.

Presente na ceia de Natal de milhares de casas portuguesas é muitas vezes enviado de uma maneira ou de outra para Portugueses espalhados em todo o mundo. Emigrantes que ao comer um Bacalhau cozido com todos, voltam emocionalmente às suas origens.

Bacalhau à Brás, à Zé do Pipo, à Minhota, Assado com batata a murro ou até mesmo os pastelinhos de bacalhau são apenas alguns pratos que por este país se come e nos faz deliciar com tais manjares.

Mas se existem variadíssimas espécies de bacalhau e dezenas de receitas para executar, como devemos escolher o bacalhau na altura de o comprar? Seco, demolhado, inteiro, às lascas, enfim, um não mais acabar de formas diferentes de o comprar que nos podem deixar confusos e sem saber muito bem o que escolher.

Ora aqui vai uma ajuda. O bacalhau deve ser sempre comprado inteiro (pede depois para o cortar) e muito bem seco. A melhor forma de verificar se o bacalhau está bem seco é tentar dobrar a cauda. Quanto menos esta dobrar, melhor. Significa que está bem seco e isso é o que mais interessa. Depois, procure o que tem menos fendas, rachas e manchas. Uma cor uniforme amarelada é o ideal. Significa que o sal está bem entranhado e o bacalhau bem seco.

Dependendo do tipo de posta que gosta ou da receita que quer executar, vai ter de verificar como quer as postas cortadas e qual o peso ideal do bacalhau inteiro quando o comprar.

Se gosta de postas altas, o melhor é comprar um bacalhau graúdo ou crescido, cujo peso varia entre 1.5kg e os 3kg. Se quer fazer uma receita com bacalhau desfiado pode comprar um bacalhau pequeno que pode ter menos de 1 kg ou ligeiramente mais.

Aconselha-se a demolhar o bacalhau em água fria com a pele para baixo durante 1 dia e meio ou dois. De seguida, seque o bacalhau num pano seco e só depois o deve guardar no congelador. Quando o quiser cozinhar, é só descongelar as postas de que necessita.


Carla Horta

Título: Como escolher o bacalhau?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 66

809 

Imagem por: [cipher]

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 8 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 02:21:25

    Geniais as dicas de como escolher o bacalhau! Bem, amo bacalhau, aprecio muito e a escolha é fundamental para ter um sabor mais gostoso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • luis carlos gonçalves

    03-04-2014 às 20:59:35

    O melhor é bacalhau na punheta...delícia!!!

    ¬ Responder
  • RUBENS T.COSTA

    05-03-2014 às 19:19:18

    Boa Tarde estarei embarcando dia 15/03 para Portugual e gostaria que nos informa-se onde posso encontrar /para compra ´´Cabeça de Bacalhau´´)pois aqui no Brasil não se comercializa esta iguaria pois tenho muitos amigos me pedindo para trazer o referido produto. no aguardo
    att /Rubens

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    16-09-2012 às 13:00:37

    eu gosto muito de bacalhau. é um dos melhores pratos da gastronomia nacional. só não gosto de bacalhau cozido. acho que o bacalhau cozido perde algumas das suas propriedades que o tornam saboroso. quem é que nunca ouviu falar do bacalhau da Noruega? sempre ouvi dizer que é o melhor e para mim é mesmo o melhor pois é o único que consumo. bacalhau com migas é o topo do bacalhau para mim. adoro.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoNatalia

    23-07-2012 às 12:08:00

    Gosto de bacalhau de todas as maneiras. As lascas até podem ser mais baratas mas comprar o bacalhau inteiro e pedir para cortar em postas é sempre a molhar opção. Apesar do trabalho que dá, as alternativas de receitas são muito mais extensas. Mesmo quando mais caro no Natal, vale a pena.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJúlia

    19-07-2012 às 12:31:22

    Gosto muito de bacalhau, mas só o compro em lascas. Como já existe a opção de lascas maiores do que as outras, prefiro comprá-lo assim. Sai mais barato e nos dias que correm, escolher uma posta grande e mandá-la cortar é um custo que neste momento é dificil de suportar. Além disso com as lascas posso fazer muitas receitas como o bacalhau com natas, á bráz ou até á zé do pipo.
    Quando é comprado em lascas também se tem que demolhar, mas até aqui ganho pontos, pois é bem mais fácil. Basta mudar a água pois não tenho de me preocupar com as postas.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSandra

    12-07-2012 às 11:29:23

    É preciso ter cuidado com a forma como se demolha o bacalhau. Não nos podemos esquecer que foi todo salgado por igual, mas como as postas têm uma grossura diferente, ao demolhá-lo umas postas ficam mais salgadas do que outras.
    O melhor é colocar dentro do recipiente as postas mais finas e por cima as finas. Depois muda-se a água 4 vezes por dia (fazer esta operação durante 1 dia). No fim tire uma lasca das postas mais grossas e prove. Se ainda estiverem salgadas, retire as finas e deixe as grossas ainda de molho.
    Na hora de cozinhar também deve ter atenção ao sal que coloca. O bacalhau é traiçoeiro de cozinhar, mas perfeito para comer.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBruno

    12-07-2012 às 11:29:02

    A escolha do bacalhau tem muito que se diga. Há quem compre o bacalhau já desfiado, mas esquecem-se que não o vemos com a pele que é o que identifica a sua qualidade. Como diz no texto, é necessário ver a cor da pele, se não tem manchas e ver também se foi bem salgado ou não. Comprar o bacalhau inteiro e mandar cortá-lo pode sair mais caro, mas acho que vale muito mais a pena.
    Tenho por habito (julgo que como todos os Portugueses) comer o conhecido bacalhau cozido no a Consoada, mas por esta altura é sempre mais caro. O que acabo por fazer é comprá-lo mais cedo, demolho-o e congelo.

    ¬ Responder

Comentários - Como escolher o bacalhau?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: [cipher]

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios