Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Como escalfar um ovo

Como escalfar um ovo

Categoria: Alimentação
Visitas: 6
Comentários: 3
Como escalfar um ovo

Os ovos trazem imensos benefícios para a saúde. Apesar de a sua gema conter colesterol as suas gorduras são na maioria monoinsaturadas e protectoras do coração. Deve ter-se em atenção às gorduras que o acompanham. Pode ser cozinhado de várias maneiras desde cozido, escalfado, mexido e estrelado. Pode acompanhar em saladas, com ervilhas, estrelado com batatas fritas e tantos outros. È muito bom escalfado sendo o melhor modo de o escalfar em àgua com vinagre.

Deve ser metido em água com 1dl de vinagre e levar ao lume.

Deixar ferver e coloque o ovo o mais próximo possível do nível da água. Deixar cozer com a água a borbulhar durante quatro minutos, depois escorrer o ovo numa escumadeira e passá-lo por água rapidamente para retirar o sabor do vinagre.

Após este processo deve aparar-se as pontas das claras com uma tesoura ou faca para ficar redondo. A aparência de um ovo bem escalfado deve ter a clara sólida e a gema líquida.

Os seus benefícios são inúmeros pois ele é uma boa fonte de proteínas e vitaminas. Possui antioxidantes como a luteina que ajuda a prevenir na degeneração muscular. A sua gema é rica em colina que influencia na saúde do cérebro e formação dos neurónios. Esta faz tanta falta para o cérebro como o ácido fólico na gravidez. Faz bem para a doença de Parkinson e Alzheimer. Também há em cápsulas e está presente nas barras de cereais e bebidas energéticas. Contem ácido fólico, vitamina B12 e B2, faz bem aos ossos porque tem vitamina D e fósforo, Fortalece o sistema imunológico devido ao Zinco. Tem vitamina A e albumina que preserva a saúde das células e ajuda a aumentar a massa muscular. Assim deve ingerir-se quase ou diariamente para repor as necessidades das proteínas e outras substâncias benéficas.

Para quem tem colesterol deve moderar ou ter cuidado com as gorduras que associa ao ovo dos outros alimentos que consome. Enquanto um ovo tem 130 miligramas de colina um posta de salmão tem apenas cinquenta e seis. É pouco calórico e ao consumir-se quatro gemas por semana obtêm-se todos os benefícios para a saúde. Por ser um alimento magro é ainda aconselhado para dietas de emagrecimento. Contrariamente aos malefícios que lhe são atribuídos é muito indicado na alimentação ao contrário de outros alimentos com gorduras polinsaturadas que lhe são associadas. Deve assim incluir-se com frequência na alimentação diária.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Como escalfar um ovo

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 6

763 

Imagem por: not a hipster

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 21:06:27

    Adorei seu texto em como escalfar um ovo. Obrigada mesmo!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAugusto

    03-01-2012 às 22:32:02

    @LUCY MARY
    Frite à mineira! Sal no fundo da frigideira e o ovo deve "nadar" no óleo. Com o auxílio de uma colher deve-se ir banhando a parte superior da gema. Retire com cuidado.

    ¬ Responder
  • LUCY MARYLUCY MARY

    29-06-2011 às 01:09:09

    Adorei todas as dicas sobre o ovo e gostaria de saber como fritar o mesmo sem que grude na panela,adoro um ovinho frito com pão mas sempre gruda na panela e eu gosto dele inteirinho.

    ¬ Responder

Comentários - Como escalfar um ovo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: not a hipster

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios