Como assar castanhas
O melhor modo de as assar é em primeiro lugar passá-las com água para o sal se agarrar, dar-lhe um pequeno corte e depois colocar sal. Depois de estarem devidamente preparadas devem ser colocadas num tabuleiro e ir ao forno a assar durante quinze minutos. Ficam estaladiças e bem assadas para acompanhar com uma bebida no final de uma refeição no caso de ser em casa. Se for no campo são preparadas do mesmo modo e assadas nas brasas de uma fogueira.
O tempo que demora a assar é o mesmo do fogão eléctrico embora fiquem mais saborosas deste modo. Depois são descascadas com facilidade e acompanhadas normalmente com a célebre água-pé. È normal fazerem-se magustos no dia um e onze de Novembro, dia em que se comemora o São Martinho, cuja lenda é conhecida e famosa bem como os seus provérbios. Há quem prefira assá-las num assador de barro com buraquinhos para ficarem abafadas e quentes. Este método é usado também pelas vendedoras de castanhas que as vendem na rua à dúzia. São embrulhadas em jornal para ficarem quentes e estaladiças.
No entanto as castanhas não se ingerem só assadas, há quem as prefira cozidas ou faça sopa com elas. Sendo muito nutritivas fazem uma boa refeição em especial nos dias frios de inverno. São ainda utilizadas para guarnecer várias ementas e acompanham bem com carne e legumes. A sua tradição vem do Norte onde existem muitos castanheiros e daí são vendidas para vários pontos do país.
Faz parte da tradição e da mesa não só dos nortenhos mas também das outras regiões incluindo as ilhas. São motivo de convívio nos magustos onde se reúnem muitas pessoas em volta de uma fogueira em convívio alegre.
São apetitosas de todas as maneiras sendo no entanto as assadas mais vendidas na época fria. Animam as ruas das cidades com seu cheiro forte e fumo intenso.
Comentários ( 2 ) recentes
- Sophia
16-04-2014 às 17:52:17Hummm, deliciosa!! Adorei seu texto e o tema...parabéns!
¬ Responder
A equipa da Rua Direita - hbvghvfghjfgvhjgfhfkfhfjk
14-03-2012 às 15:55:01legal
¬ Responder