Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Comer para ser feliz

Comer para ser feliz

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 3
Comer para ser feliz

Uma alimentação de forma equilibrada e com produtos naturais e ricos em nutrientes não só faz bem à saúde física, como tem impacto na nossa mente ,e favorece o humor.Básicamente, trata-se de comer para ser feliz, dando total razão à expressão "mente sã em corpo são".

Normalmente ouve-se dizer que o peixe é o alimento do cérebro, mas essa realidade vai mais além porque se reflete nos níveis de boa disposição que sentimos.Há estudos que comparam as desordens de humor nos diferentes países onde há mais consumo de peixe, onde concluem que têm taxas mais baixas de depressão, desordens sazonais, doença bipolar e depressão pós-parto.

A culpa é da boa gordura que está presente no peixe, que é também responsável pelos níveis de agressão.As pesquisas indicam que os jovens que têm menos concentração de ácidos grdos òmega 3, presente em mais quantidade em peixes de água fria, como a sardinha, salmão, truta, atum, têm mais oscilações de humor e dmais dificuldades em adormecer.Na realidade, os óleeos de peixe têm um efeito no cérebro comparável ao de medicamentos destinados à regulação de humor, para tratar a depressão.Deste modo, consumir ómegas 3 alivia muito os sintomas de depressão, inclusive das grávidas.Mas, nem só do peixe vive a boa disposição.

O toamate também é muito bom para o humor. O responsável por isso é o licopeno que contêm, o fotoquimico que dá a sua cor vermelha, e que ajuda a manter o bom humor e a prevenir a formação de compostos que favorecem a inflamação e que estão associados á depressão, como a interleucina 6.O licopeno ainda vai mais longe pois protege contra uma série de cancros, como o do seio, da próstata e do pâncreas.No caso do tomate vale a pena escolher os de produção orgânica, porque isso significa muito mais concentração de licopeno.

Além destes, o tomate ainda possui outras potencialidades do bom humor, como o folato, magnésio, ferro, vitamina B6triptofano, todos ingredientes importantes para o cérebro produzir serotonima, dopanima e norepinefrina, neurotransmissores que regulam o humor.

A nicina, vitamina K e C, crómio e potássio, presentes ainda no tomate, protegem de doenças crónicas como a diabetes e problemas cardíacos.Uma das formas de atuação destes nutrientes é diminuir a concentração de homocistina no sangue, grande fator de risco para a depressão, e AVC.A suculenta polpa da melancia está também repleta de licopeno, ainda em mais quantidade. Assim, é uma fruta excelente para a época de sol e praia, porque o licopeno protege a pele e destrói as células cancerígenas.Contudo, se a malancia for deixada fora do frigorífico, os seus níveis de betacaroteno e licopeno, aumentam a sua concentração até quarenta por cento.Estes são, alguns dos bons alimentos que protegem e aumentam o humor.

Mas, fazer uma alimentação rica em vegetais, peixe e salada, é a melhor forma para mantermos um excelente nível de saúde , não só física como mental.

E, com o tempo a aquecer nada melhor do que ua boa salada, muita fruta e água em abundância.Para complemento não esquecer os antioxidantes, presentes no mirtilo, bagas inca e mangostão.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Comer para ser feliz

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

618 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 19:38:30

    Adorei o texto comer para ser feliz! É isso mesmo! Quando nos alimentamos bem, com esses que você colocou podemos sentir o seu reflexo no nosso humor. Gosto muito de tomate e ainda mais sabendo de todo esse cenário que ele dá. Obrigada!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Jose da SilvaJose da Silva

    01-09-2012 às 01:02:47

    Comer para ser feliz, original, muito simples mas de facil leitura
    Teresa que ganhe o melhor texto, boa sorte!

    ¬ Responder
  • Edu da SilvaEdu da Silva

    31-08-2012 às 19:15:46

    Adorei... Boa

    ¬ Responder

Comentários - Comer para ser feliz

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios