Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Colite - Como viver com ela

Colite - Como viver com ela

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 12
Comentários: 1
Colite - Como viver com ela

Uma das coisas mais complicadas da vida humana acontece quando nos é diagnosticada uma maleita qualquer que leva a restrições alimentares. Aconteceu com o Rui faz uma boa dúzia de anos… provavelmente até mais…

Quando lhe foi diagnosticada uma doença que chamamos de colite mas cujo nome real é síndrome do cólon irritável, foi um caos… E porquê? Porque repentinamente o Rui viu-se limitado e muito na sua alimentação… ao contrário da maioria das pessoas que têm sempre peso a mais, este jovem precisava urgentemente de ganhar peso, mas o seu metabolismo rápido demais digeria os alimentos que prejudicavam o seu sistema em poucos minutos, e o seu peso diminuía…

Numa consulta, o médico informou-o daquilo que não poderia comer, e do que poderia, disse-lhe também que alguns alimentos teria que testar ele mesmo, porque os nossos organismos são algo de complexo e único, e que o que faz mal a uma pessoa, no mesmo contexto pode ser benéfico a outra, até porque esta doença é grandemente abrangente, e existem sintomas dispares entre indivíduos com o mesmo problema.

Nesta consulta soube também que não morreria desta doença mas que provavelmente morreria com ela. Foram-lhe receitados medicamentos para ajudar o sistema nervoso que desencadeava todo o processo… e lá foi o Rui, meio desanimado sem saber o que comer…

Com o passar do tempo percebeu que aquelas proibições todas aconteciam apenas nas crises, que em alturas mais calmas ele podia até comer muita coisa, havendo apenas dois ou três alimentos que tinha que tirar para fora do seu cardápio completamente… no caso dele eram ervilhas, favas e feijões, mas para outra pessoa poderão ser outros alimentos. Os outros alimentos proibidos, sobretudo aqueles que são muito ricos em fibras teriam que ser sempre ingeridos com moderação, mas aos poucos o Rui foi percebendo, que a doença não é um drama… o drama era apenas não saber como lidar com ela…

O conselho a retirar desta pequena história, a do Rui, é que precisamos conhecer o nosso próprio corpo, e alimentarmo-nos, não em função do que nos dizem, não em função do que está escrito aqui ou além, mas em função do nosso próprio metabolismo, porque todos somos indivíduos diferentes uns dos outros.


Ana Sebastião

Título: Colite - Como viver com ela

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 12

779 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • gabriel

    08-12-2013 às 22:50:51

    esta e uma doença do inferno pois ataca quando menos estamos esperando provocando diarreia cólicas terríveis baixa estima depressão literalmente um inferno estou querendo muito a descoberta de um remédio eficaz pois os que tomei piorou o funcionamento do intestino.

    ¬ Responder

Comentários - Colite - Como viver com ela

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios