Bobó de Camarão


A cultura já presente dos índios nativos, se misturou com a dos colonizadores portugueses e logo com a dos negros vindos como escravos. E dessa miscigenação nasceu toda a cultura baiana, incluindo a sua culinária. Mas de toda essa mistura étnica, percebe-se que a África foi quem mais contribuiu para o que a Bahia é hoje. Muitos são os pratos de origem africana e alguns deles ainda são preparados até os dias de hoje, como eram preparados na época da colonização.
Em contrapartida alguns receberam pequenas mudanças, mas sem perder o sabor. O Bobó de Camarão é um prato da culinária baiana, que tem alguns ingredientes de origem africana, como a pimenta e o azeite de dendê, e outros nativos do Brasil como a mandioca. É um dos pratos mais requisitados nos principais restaurantes da Bahia. Sua receita é fácil e não exige muita perícia, os ingredientes são:
Ingredientes
- 750 gr de camarões médios
- 750 gr de mandioca
- 1/2 pimentão vermelho picado
- 1/2 pimentão verde picado
- 3 tomates sem pele e sem sementes
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 xícara de chá de azeite de dendê
- 50 ml de azeite de oliva
- 100 ml de leite de coco
- 1 litro de água
- 1 limão
- Coentro, pimenta de cheiro e sal a gosto
Tempere os camarões com sal e limão e deixe marinar.Corte a mandioca em pedaços médios e cozinhe em panela de pressão até que esta fique macia. Depois bata no liquidificador ainda quente para que vire um creme e reserve.
Refogue os camarões junto com os dentes de alho picados em azeite de oliva.Depois acrescente os pimentões picados, a cebola e por último o tomate e refogue.
Acrescente o creme da mandioca e deixe ferver por 7 minutos. Acerte o sal e finalize com camarões salteados, o azeite-de-dendê, o leite de coco, a pimenta e o coentro.Sirva quente.
Para dar um visual mais bonito, reserve alguns camarões para colocar em cima do prato depois de pronto. Bom apetite.
Também vai gostar:

Comentários ( 1 ) recentes
Ortiz
21-07-2012 às 16:46:20a pimenta vermelha existente no mundo, e que é do genero capsicumm, é originária das américas e muito do Brasil, nao é africana nada, nem a mandioca. vixe. nao existe pimenta vermelha originaria de outro lugar.
¬ Responder