Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Benefícios e Malefícios dos Rebuçados, Gomas e Outros Doces

Benefícios e Malefícios dos Rebuçados, Gomas e Outros Doces

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 298
Comentários: 1
Benefícios e Malefícios dos Rebuçados, Gomas e Outros Doces

Tal como o chocolate, os rebuçados e guloseimas são companheiros de muitos momentos, estando presentes principalmente em casas e eventos onde há crianças- é até tradição que nas festas de aniversário de crianças se ofereça pequenos brindes de guloseimas aos pequenos convidados, para além dos que se encontram dispostos nas mesas.

Como são ricos em açúcar – frutose, sacarose e glucose- e contêm muitas calorias (cerca de 375 por cada 100g), considera-se comummente que engordam. Mas, na realidade, podem ter um efeito contrário, uma vez que o consumo de açúcar reduz o apetite, o que, no entanto, é prejudicial para a saúde, principalmente das crianças: consumindo muito açúcar e perdendo o apetite para as refeições importantes, estão a fomentar uma possível carência dos nutrientes necessários para uma boa saúde. Para além disso, o consumo exagerado de açúcar pode conduzir a tipos não genéticos de diabetes.

Um elemento presente nos rebuçados e gomas que pode ser prejudicial à saúde são os corantes. De facto, o corante E102 pode comprovadamente deteriorar a respiração, ainda que só em portadores de asma, e provocar dores de cabeça. É passível ainda de provocar visão turva, urticária, ligeiro corrimento dos olhos e corrimento nasal. Para além dispo, este corante, juntamente com outros, é aconselhável evitar pela parte de crianças hiperativas, podendo contribuir para o agravamento do problema. Os doces, a par do chocolate e de outros alimentos artificiais ricos em açúcares, contribuem, quando o seu consumo é demasiado frequente, para a deterioração da qualidade dos dentes, nomeadamente para o aparecimento de cáries dentárias, para além de contribuírem para uma indesejada dissolução do esmalte que reveste os dentes.

No entanto, estes malefícios aplicam-se apenas, regra geral, ao consumo em demasia, sendo que não há nada de errado com um consumo controlado de rebuçados, gomas e outras guloseimas. É aconselhada, para além da ingestão moderada, uma boa higiene oral para evitar a formação de placa derivada do consumo de açúcar. Se a questão dos dentes for para si muito importante, prefira o chocolate aos rebuçados, visto que este, com a gordura e o cacau, combate a formação de placa dentária.

Sofia Nunes

Título: Benefícios e Malefícios dos Rebuçados, Gomas e Outros Doces

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 298

768 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • André BelacorçaAndré Belacorça

    20-09-2012 às 20:53:44

    Nas guloseimas penso que só consigo ver malefícios, é uma bomba para a saúde oral, e também riquíssima em açúcar, fazendo também mal, para os diabetes. Mas que olha para elas existe uma tentação enorme, falo por mim, é uma atracção incondicional, quem resiste? É raro olhar para aquelas delícias de vários formatos e desenhos e não ter vontade de lhe dar umas dentadinhas.

    ¬ Responder

Comentários - Benefícios e Malefícios dos Rebuçados, Gomas e Outros Doces

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios