Benefícios e Malefícios dos Rebuçados, Gomas e Outros Doces
Como são ricos em açúcar – frutose, sacarose e glucose- e contêm muitas calorias (cerca de 375 por cada 100g), considera-se comummente que engordam. Mas, na realidade, podem ter um efeito contrário, uma vez que o consumo de açúcar reduz o apetite, o que, no entanto, é prejudicial para a saúde, principalmente das crianças: consumindo muito açúcar e perdendo o apetite para as refeições importantes, estão a fomentar uma possível carência dos nutrientes necessários para uma boa saúde. Para além disso, o consumo exagerado de açúcar pode conduzir a tipos não genéticos de diabetes.
Um elemento presente nos rebuçados e gomas que pode ser prejudicial à saúde são os corantes. De facto, o corante E102 pode comprovadamente deteriorar a respiração, ainda que só em portadores de asma, e provocar dores de cabeça. É passível ainda de provocar visão turva, urticária, ligeiro corrimento dos olhos e corrimento nasal. Para além dispo, este corante, juntamente com outros, é aconselhável evitar pela parte de crianças hiperativas, podendo contribuir para o agravamento do problema. Os doces, a par do chocolate e de outros alimentos artificiais ricos em açúcares, contribuem, quando o seu consumo é demasiado frequente, para a deterioração da qualidade dos dentes, nomeadamente para o aparecimento de cáries dentárias, para além de contribuírem para uma indesejada dissolução do esmalte que reveste os dentes.
No entanto, estes malefícios aplicam-se apenas, regra geral, ao consumo em demasia, sendo que não há nada de errado com um consumo controlado de rebuçados, gomas e outras guloseimas. É aconselhada, para além da ingestão moderada, uma boa higiene oral para evitar a formação de placa derivada do consumo de açúcar. Se a questão dos dentes for para si muito importante, prefira o chocolate aos rebuçados, visto que este, com a gordura e o cacau, combate a formação de placa dentária.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- André Belacorça
20-09-2012 às 20:53:44Nas guloseimas penso que só consigo ver malefícios, é uma bomba para a saúde oral, e também riquíssima em açúcar, fazendo também mal, para os diabetes. Mas que olha para elas existe uma tentação enorme, falo por mim, é uma atracção incondicional, quem resiste? É raro olhar para aquelas delícias de vários formatos e desenhos e não ter vontade de lhe dar umas dentadinhas.
¬ Responder