Benefícios e Malefícios do Chocolate
Este doce é feito a partir do cacau, que nasce do cacaueiro, árvore originalmente sul-americana. É sabido que, para transformar o cacau em chocolate, este é sobremaneira processado, sendo alvo de várias transformações. Para além de se torrar os grãos, descascar e triturar, o chocolate que nos chega para consumo é ainda resultado da adição de açúcar, gordura de cacau (nos melhores chocolates) ou vegetal, que se vai juntar à sua gordura natural, e leite.
Como desvantagem, o chocolate é, como já referi, um alimento muito calórico, uma vez que variável mas aproximadamente, 30% do seu peso é constituído por gordura. Não é, assim, aconselhável para quem está em dieta e o seu consumo diário é desaconselhável para qualquer pessoa, pois conduzirá, quase certamente, a um aumento de peso.
No entanto, o chocolate traz benefícios que não são de subestimar: provoca a conhecida sensação de bem-estar, explicada pela presença de uma substância denominada feniletilamina, que aumenta o bem-estar psicológico e emocional. Como aumenta o número de endorfinas no cérebro, é também um estimulante, ajudando, por exemplo, ao estudo. Adicionando a essa qualidade, contém ainda cafeína, uma vantagem para aqueles que precisam de manter o estado de vigília, mas que também o torna desaconselhável para crianças em certas alturas do dia e em grandes quantidades. Consumido com moderação, sem exageros e preferencialmente preto, o chocolate é um bom companheiro de muitos momentos.