Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Benefícios do Salmão

Benefícios do Salmão

Categoria: Alimentação
Benefícios do Salmão

O salmão é um peixe, da família da truta adquirido pelo ser humano devido a ser saboroso, rico em vitaminas, alto teor de ômega três e gordura saudável, geralmente servido grelhado ou assado e acompanhado de legumes cozidos. Os japoneses são os maiores consumidores deste peixe servindo inclusive cru.

Este peixe nasce no rio e permanece nesse mesmo rio durante os primeiros dois a três anos, seguindo mais tarde para a água salgada. Suporta águas de temperaturas baixas independentemente de ser água salgada ou doce.

Existem dois tipos de salmão, o salmão do oceano atlântico e o salmão do oceano pacífico.
O salmão do oceano Atlântico, durante o tempo de procriação a cabeça do salmão macho muda de forma, tornando longa a sua mandibula e curvada em forma de gancho, ficando a coloração do peixe esbranquiçada, regressando ao rio onde nasceu, na sua fase de reprodução. O salmão do oceano pacífico, após a sua reprodução falece, devido a só poder reproduzir-se uma única vez.

O interior do salmão não é branco como os outros peixes quando é pescado e chega às nossas mesas, mas sim avermelhada. No entanto o salmão na verdade é branco por dentro mas devido a sua pigmentação chamada astaxantina o salmão torna-se da cor que conhecemos.

A pigmentação acontece pelo facto da existência das algas e de organismos unicelulares que alimentam os camarões, que por sua vez o salmão se alimenta destes mesmos camarões. As toxinas transmitidas do camarão ao salmão fazem com que o pigmento seja transferido para os tecidos adiposos do peixe.

Como já referi anteriormente, o salmão é rico em diversas vitaminas com a D, A, B12, B1, B5,B6, e portador de uma gordura saudável designada por ómega três indispensável para o ser humano, uma vez que o nosso corpo não consegue produzir esta gordura e previne de doenças cardiovasculares, entre outros nutrientes necessários.

Se nunca comprou salmão nem sabe comprar, aconselha-se a observar o peixe e reparar se denota uma superfície limpa e brilhante, de preferência se estiver em postas não deve adquirir se apresentar com aspeto esbranquiçado. Deve colocar o dedo pressionado no peixe, caso quando retirar reparar que não fica nenhum sinal nem marca no peixe é porque está firme e próprio para consumo. A conservação deste peixe se for fresco é durante vinte e quatro horas no frigorifico devidamente condicionado na primeira prateleira.


Sandra Mendes

Título: Benefícios do Salmão

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 0

667 

Comentários - Benefícios do Salmão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios