Benefícios do Salmão
Este peixe nasce no rio e permanece nesse mesmo rio durante os primeiros dois a três anos, seguindo mais tarde para a água salgada. Suporta águas de temperaturas baixas independentemente de ser água salgada ou doce.
Existem dois tipos de salmão, o salmão do oceano atlântico e o salmão do oceano pacífico.
O salmão do oceano Atlântico, durante o tempo de procriação a cabeça do salmão macho muda de forma, tornando longa a sua mandibula e curvada em forma de gancho, ficando a coloração do peixe esbranquiçada, regressando ao rio onde nasceu, na sua fase de reprodução. O salmão do oceano pacífico, após a sua reprodução falece, devido a só poder reproduzir-se uma única vez.
O interior do salmão não é branco como os outros peixes quando é pescado e chega às nossas mesas, mas sim avermelhada. No entanto o salmão na verdade é branco por dentro mas devido a sua pigmentação chamada astaxantina o salmão torna-se da cor que conhecemos.
A pigmentação acontece pelo facto da existência das algas e de organismos unicelulares que alimentam os camarões, que por sua vez o salmão se alimenta destes mesmos camarões. As toxinas transmitidas do camarão ao salmão fazem com que o pigmento seja transferido para os tecidos adiposos do peixe.
Se nunca comprou salmão nem sabe comprar, aconselha-se a observar o peixe e reparar se denota uma superfície limpa e brilhante, de preferência se estiver em postas não deve adquirir se apresentar com aspeto esbranquiçado. Deve colocar o dedo pressionado no peixe, caso quando retirar reparar que não fica nenhum sinal nem marca no peixe é porque está firme e próprio para consumo. A conservação deste peixe se for fresco é durante vinte e quatro horas no frigorifico devidamente condicionado na primeira prateleira.