Benefícios do pepino
O pepino é de origem asiática e foi trazido para o Brasil pelos portugueses. A partir daí, ele começou a fazer parte da culinária de várias regiões do país. Ele possui muitos nutrientes e por isso, traz muitos benefícios para a saúde. Além disso, 90% da composição do pepino é de água, o que o torna um ótimo diurético, ou seja, ele é capaz de ajudar o corpo a eliminar toxinas.
O pepino ainda contém vitamina C, vitamina B5, potássio, magnésio, folato, fibras e antioxidantes. Por isso, além de ajudar o organismo a eliminar as toxinas, seus nutrientes contribuem para melhorar a saúde do organismo. Mas, seus benefícios não param por aí, pois ele também é fonte de fibras, substâncias que ajudam a regular o intestino. Por conter vitamina C ele previne contra a gripe e ainda tem ação calmante, digestiva, estimulante, aumenta o tônus muscular, recupera os minerais do organismo e ajuda no controle da pressão arterial.
Entre outros componentes do pepino estão os betacarotenos, alfacarotenos, luteína e zeaxantina. Todas essas substâncias são antioxidantes, ou seja, fazem com que as células se recuperem a ação do tempo e dos radicais livres, o que ajuda a manter uma pele sempre bonita e saudável. Além disso, o pepino é um alimento pouco calórico e tem a vantagem de ser barato. Assim, fica fácil incluir este alimento em saladas e em vários outros tipos de receita.
Por fim, sempre que for consumir pepino, procure mantê-lo em sua forma natural, assim ele não irá perder suas propriedades e você irá se beneficiar de todos os seus nutrientes. Por isso, abuse das saladas e incremente seus pratos com pepino, aposte em novas receitas e experimente adicionar este alimento em novos pratos. Além disso, nunca se esqueça de que todos os alimentos naturais são muito importantes para saúde e para a beleza. Então, procure sempre manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, fibras e vitaminas.