Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Batata – Como Contornar o seu uso - Inclui receita

Batata – Como Contornar o seu uso - Inclui receita

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Batata – Como Contornar o seu uso - Inclui receita

A batata tornou-se quase obrigatória na culinária portuguesa, e apesar de no passado nem existir por estas paragens, hoje parece que já não sabemos viver sem ela. Este item de quase qualquer refeição, versátil presta-se a muitas transformações e tipos de cozinhados, desde cozidos a fritos e sopas variadas. Para além disto as suas qualidades terapêuticas naturais são também de salientar uma vez que ajuda na resolução de problemas bastante vulgares no meio do nosso povo. A batata está assim indicada para redução da tenção arterial, para a prisão de ventre, para diminuir a absorção de colesterol e para proteger contra o cancro do Cólon. É ainda rica em hidratos de carbono (89%).

Apesar da sua versatilidade e dos benefícios para a saúde, a quantidade por nós ingerida tornou-se exagerada uma vez que esta raiz carnuda é altamente calórica. Apesar de estar isenta de gordura, 100 g de produto equivalem a 89 Kcal, e uma batata bem pequena tem estas 100g.

Como solucionar então este problema? Se precisamos reduzir as calorias ingeridas como fazer? Erradicar a batata da nossa alimentação? De modo nenhum, mas porque não reduzir? Porque não substituir a parte excedente por outros hortícolas?

Pois bem, vejamos então que hortícolas podem e bem substituir parcialmente a batata:
A courgette que debita apenas 17 Kcal em cada 100g tem apenas o inconveniente de ter apenas 45% de hidratos de carbono, no entanto é uma excelente arma para perder peso, contando que não seja frita porque absorve muito o azeite, ajuda a digestão, previne a prisão de ventre; está também indicada para problemas de estômago em que se inclui a gastrite.

Também a abóbora, paupérrima em Kcal, apenas 9 em cada 100 g, e esta também rica em hidratos de carbono (68%) ajuda na resolução de problemas da próstata, nos quais se inclui o cancro, é um regulador hormonal pelo que previne a queda de cabelo e o acne bem como sintomas próprios da menopausa; Ajuda ainda com a prisão de ventre e reduz o colesterol. Finalmente a abóbora é excelente como antioxidante.

Assim sugiro q seguinte dosagem para fazer sopa. Coloque numa panela de água duas batatas pequenas (duzentos gramas no conjunto) uma abóbora butternut também conhecida por abóbora manteiga (cerca de quinhentos gramas) e dois courgettes (cerca de quatrocentos gramas), isto em vez de um kg de batatas, junte cebola, alho, tomate, sal e azeite conforme o hábito, deixe cozer. Quando estiver cozido passe com a varinha mágica. Junte feijão verde laminado na quantidade que julgar necessária. Deixe cozer bem e delicie-se. Baixa em calorias, muito saudável e saborosa.


Ana Sebastião

Título: Batata – Como Contornar o seu uso - Inclui receita

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 0

682 

Comentários - Batata – Como Contornar o seu uso - Inclui receita

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios