Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Batata – Como Contornar o seu uso - Inclui receita

Batata – Como Contornar o seu uso - Inclui receita

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Batata – Como Contornar o seu uso - Inclui receita

A batata tornou-se quase obrigatória na culinária portuguesa, e apesar de no passado nem existir por estas paragens, hoje parece que já não sabemos viver sem ela. Este item de quase qualquer refeição, versátil presta-se a muitas transformações e tipos de cozinhados, desde cozidos a fritos e sopas variadas. Para além disto as suas qualidades terapêuticas naturais são também de salientar uma vez que ajuda na resolução de problemas bastante vulgares no meio do nosso povo. A batata está assim indicada para redução da tenção arterial, para a prisão de ventre, para diminuir a absorção de colesterol e para proteger contra o cancro do Cólon. É ainda rica em hidratos de carbono (89%).

Apesar da sua versatilidade e dos benefícios para a saúde, a quantidade por nós ingerida tornou-se exagerada uma vez que esta raiz carnuda é altamente calórica. Apesar de estar isenta de gordura, 100 g de produto equivalem a 89 Kcal, e uma batata bem pequena tem estas 100g.

Como solucionar então este problema? Se precisamos reduzir as calorias ingeridas como fazer? Erradicar a batata da nossa alimentação? De modo nenhum, mas porque não reduzir? Porque não substituir a parte excedente por outros hortícolas?

Pois bem, vejamos então que hortícolas podem e bem substituir parcialmente a batata:
A courgette que debita apenas 17 Kcal em cada 100g tem apenas o inconveniente de ter apenas 45% de hidratos de carbono, no entanto é uma excelente arma para perder peso, contando que não seja frita porque absorve muito o azeite, ajuda a digestão, previne a prisão de ventre; está também indicada para problemas de estômago em que se inclui a gastrite.

Também a abóbora, paupérrima em Kcal, apenas 9 em cada 100 g, e esta também rica em hidratos de carbono (68%) ajuda na resolução de problemas da próstata, nos quais se inclui o cancro, é um regulador hormonal pelo que previne a queda de cabelo e o acne bem como sintomas próprios da menopausa; Ajuda ainda com a prisão de ventre e reduz o colesterol. Finalmente a abóbora é excelente como antioxidante.

Assim sugiro q seguinte dosagem para fazer sopa. Coloque numa panela de água duas batatas pequenas (duzentos gramas no conjunto) uma abóbora butternut também conhecida por abóbora manteiga (cerca de quinhentos gramas) e dois courgettes (cerca de quatrocentos gramas), isto em vez de um kg de batatas, junte cebola, alho, tomate, sal e azeite conforme o hábito, deixe cozer. Quando estiver cozido passe com a varinha mágica. Junte feijão verde laminado na quantidade que julgar necessária. Deixe cozer bem e delicie-se. Baixa em calorias, muito saudável e saborosa.


Ana Sebastião

Título: Batata – Como Contornar o seu uso - Inclui receita

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 0

682 

Comentários - Batata – Como Contornar o seu uso - Inclui receita

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios