Atum é alimento saudável
O ideal é ser o mais variada possível e não ser demasiado abundante. As refeições devem ser repartidas para não sobrecarregarem o aparelho digestivo e provocarem tóxicos que não são iliminados.
Os vegetais, legumes, frutas e peixes devem ser preferidos em detrimento da carne. Esta deve apenas ser consumida duas ou três vezes por semana, podendo mesmo ser substituida por soja. Além disso deve incluír-se o leite e a água, esta em abundância para hidratar o corpo e eliminar os resíduos tóxicos do organismo.
Assim o que importa para a saúde do corpo e da mente é fazer uma alimentação variada e rica e, especialmente pouco abundante. O pão é um alimento muito bom e rico, sobretudo se for de cereais, centeio ou cevada, e não tiver uito sal.
os cereais são uma boa fonte de fibras e minerais , aconselhados para evitar problemas intestinais. O atum, por exemplo é um bom alimento porque contêm uma boa quantidade de Omegas 3, muito benéficas para o coração.
As artérias coronárias têm que ser lubrificadas para impedir os coágulos. Deste modo, os óleos de peixe são aconselhados, por ajudarem no impedimento de tóxicos. Se estes não forem iliminados das paredes das artérias, estas começam a desgastar-se e a formar depósitos de gordura, dando origem a problemas cardíacos e cerebrais.
Em face deste processo, deve incluir-se peixe na alimentação, sobretudo o salmão, atum e sardinha. O fato de o peixe ser conservado não invalida que ele contenha uma boa fonte de ómegas, como é o caso do atum e de outras conservas.
Se o peixe for conservado em condições de higiene, ele conserva lógicamente as mesmas propriedades do peixe fresco. O mesmo se pode dizer em relação aos congelados, que podem ser melhores do que o peixe fresco. este em contato com o ar e poluentes, perde as suas propriedades, mais do que se for embalado na hora, seco ou conservado em óleo.
Longe vão estes tempos, que depreciavam os peixes de conserva e congelados porque estes são conservados nas devidas condições. Podem ser consumidos sem medo e além dissi são muito benéficos para os problemas cardíacos e vasculares.
Também vai gostar:
Comentários ( 4 ) recentes
- Sophia
15-06-2014 às 15:44:59Só de saber que o atum contém boa concentração de ômega 3 já nos deixa super motivadas a consumi-lo todos os dias e incluí-lo no cardápio. Adoro patê de atum, pizza de atum, enfim, onde ele estiver, está saboroso!
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - Teresa Maria Batista Gil
17-09-2012 às 12:15:10Concordo com o texto quando faz referência aos benefícios do atum no nosso organismo.Na realidade o peixe é conservado em boas condições de higiene e além disso não perde os seus componentes porque não fica sugeito à sua deterioração pelo ar ou outros agentes nocivos.
¬ Responder - Ana Sebastião
11-09-2012 às 15:58:31Está certo, porém é bom optar-se por atum em conserva mas ao natural em vez de em óleo vegetal ou azeite.
¬ Responder - Sofia Nunes
11-09-2012 às 15:58:19É certo que o atum é um alimento saudável, tanto fresco como enlatado. No entanto, deve ser consumido com muita moderação e comedimento, uma vez que se encontra em vias de extinção. Na verdade, muitos são os restaurantes e os consumidores individuais que baniram completamente este peixe da sua alimentação. Uma decisão sem dúvida consciente, fundada na preocupação pelo meio ambiente e pelas espécies animais, que não devem ser exploradas pelo Homem até à extinção.
¬ Responder