Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > As 1001 maneiras do Bacalhau

As 1001 maneiras do Bacalhau

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 2
As 1001 maneiras do Bacalhau

Bacalhau com todos e para todos. Se julgamos que o bacalhau é um peixe muito consumido em Portugal, é porque não sabe que ele é consumido em muitos, muitos outros lugares.

Conhecido na Alemanha, na Dinamarca, Itália, França ou em Espanha (onde se diz Bacalao), o bacalhau é consumido das mais diversas formas e com qualquer acompanhamento ou especiaria. Pois saiba ainda que o bacalhau é tão velhinho que é milenar e existem registos que na Noruega, no Séc. IX, os vikings foram extraordinários descobridores da arte de conservar este peixe.

De baixo teor de gordura e alta concentração de proteínas, o bacalhau é considerado rei pela forma como o podemos secar sem que perca todos os seus nutrientes. Num tempo em que a refrigeração era um sonho ainda por inventar, o bacalhau salgado e seco permitia que o seu paladar fosse conservado na hora de o cozinhar e degustar.





Mas afinal o que é de tão importante no bacalhau? É que este peixe é o único em que existem 1001 maneiras de o cozinhar. Não acredita?
Se começámos por falar no Bacalhau com Todos, falemos dele. Com grão, batata e couves, o bacalhau é cozido e regado com azeite, alho e cebolinha picada e coentros. Há quem com as sobras, faça uma receita tipicamente Portuguesa – Roupa Velha – onde se desfaz tudo, se salteia na frigideira e é de Deuses.

Bacalhau com Natas (com várias versões), à Brás (quem não o sabe fazer afinal), à Zé do Pipo, Espiritual, na Cataplana ou na Caldeirada, a tão alentejana Açorda de Bacalhau, em pasteis (no Brasil conhecido por bolinhos de bacalhau), à Minhota (frito), no forno, Assado (com batata a murro), com Broa, á Gomes Sá (com o ovo e as deliciosas azeitonas pretas)… E tudo isto, só em Portugal.

Se nos virarmos para outras gastronomias e para os vizinhos Espanhóis, descobrimos o bacalhau com Tomate (tipo salada), Al Pil Pil (frito com molho de azeite) e claro Bacalhau Som Quichote (com pimentão vermelho) e as famosas Tortilhas.

Carpaccio de Bacalhau, Piperade e Lasanha em Itália. Também Rondelli de Bacalhau por estas terras se come com muito gosto.

Em França, encontramos Bacalhau Avignos, um clássico a provar. E com molho de creme de leite, não deixe de provar Brandade de Morue.

O Bacalhau é um mundo e se existem as 1001 noites, porque não a experimentá-las com novas ou tradicionais, mas sempre deliciosas receitas de bacalhau.


Carla Horta

Título: As 1001 maneiras do Bacalhau

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

648 

Comentários - As 1001 maneiras do Bacalhau

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios